11 Passos Para Montar Uma Loja Virtual

Montar uma loja virtual é pensamento de diversas pessoas que desejam adentrar no mundo digital. Geralmente, essa é uma das primeiras ideias que surgem quando se fala em trabalhar de forma online ou investir no segmento.

Por conta do número de interessados nessa área, um mundo de dúvidas a cerca desse modelo de negócio se abre, e ao mesmo passo, erros acontecem quando pessoas que não possuem experiências e conhecimentos práticos nesse tipo de negócio tentam se estabelecer com sucesso. Foi pensando nisso que resolvi falar sobre o assunto.

Se você chegou até aqui, certamente essa é uma ideia que também passa pela sua cabeça, não é mesmo? Você sabe como montar uma loja virtual?

Hoje meu objetivo é ajudar você que está pensando em abrir uma loja virtual, mas está meio perdido em como começar, sei que essas dúvidas são recorrentes mesmo, não se preocupe, pois lhe darei dicas interessantes para a realização dessa tarefa.

 

 

Pesquisei bastante sobre o tema e adicionei um pouco da minha experiência profissional e pessoal para conseguir lhe ajudar de forma clara e objetiva, pois entendo que muitas vezes é possível encontrar conteúdos que abordam essas questões na internet, porém eles não explicam efetivamente o que você deve fazer e, principalmente, o que não deve fazer.

A partir de agora, lhe prometo, que você encontrará um conteúdo que lhe ajudará nessa tarefa, estruturei o artigo com bases importantes para que você tenha um melhor entendimento e saia daqui pronto para a aplicação do que aprendeu. Explanarei sobre passos para montar uma loja virtual com objetivo de deixar claro alguns pontos nebulosos sobre essa tarefa.

A primeira questão que vou abordar, a seguir, com você, trata-se de práticas não muito bem vistas, se o seu objetivo é ter sucesso nos negócios. Vamos descobrir quais são elas?

 

O que Não Fazer na Hora de Montar Uma Loja Virtual?

O mundo dos negócios exige certa experiência e entendimento de funções básicas de gerenciamento. É normal que ao iniciar a criação de uma loja virtual, pequenos erros sejam cometidos, mas se forem identificados, logo no início, podem ser corrigidos a ponto de não afetar o bom rendimento de suas conversões. Vou lhe apresentar aqui, algumas atitudes recorrentes em lojas virtuais que você não deve praticar:

  1. Dificuldade de Compra: Um dos erros mais comuns que as lojas virtuais acabam cometendo é dificultar a ação de compra. Isso ocorre muitas vezes de forma inconsciente, pois devida a enxurrada de informações serem passadas para o comprador, o tempo de execução de compra torna-se demasiadamente demorado, essa atitude acaba influenciando diretamente em suas vendas, pois com tempo sobrando para pensar, os compradores acabam desistindo da realização da compra. É importante que você deixe os produtos com acesso facilitado, agilizando a ação de consumo e melhorando a experiência do usuário, isso, sem dúvidas, fará suas conversões aumentarem.

 

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  1. Falta de Informação do produto: Quando um possível cliente demonstra interesse na aquisição do produto, é comum que ele procure por todas as informações disponíveis sobre o mesmo. Muitas lojas online acabam pecando nesse quesito, pois não disponibilizam informações que poderiam ajudar a convencer de uma vez por todas o cliente na consolidação da compra. Procure fornecer todas as informações possíveis que você conseguir sobre o produto ou serviço que está oferecendo, empregue o poder de persuasão de forma natural e resumida para que experiência do usuário seja ainda melhor.
  1. Grande Estoque: Quem está iniciando um negócio de vendas de produtos online, acaba se empolgando quando percebe as vantagens e as possibilidades que a internet fornece, e isso faz com que ocorra um alto investimento na compra de itens. Você sabia que isso pode ser uma armadilha e uma grande perda de dinheiro? Sabe por quê? Porque ao comprar uma grande quantidade de produtos sem saber direito qual o comportamento do seu público, pode acarretar no encalhamento do seu estoque, fazendo você perder tempo, espaço, dinheiro, dentre outras coisas.
  1. Descumprimento de Prazo de Entrega: Uma das principais causas dos clientes não comprarem pela segunda vez em uma loja virtual é o descumprimento do prazo de entrega, isso porque, o consumidor possui expectativas sobre a entrega do produto, além disso, ele sente-se desrespeitado e inseguro, portanto, procure oferecer prazos de entregas com uma margem de segurança, pois é melhor ter um prazo maior e cumprir do que atrair os consumidores pelo menor prazo de entrega e não entregar na data prometida.
  1. Atendimento Ruim: Apesar de ser um negócio online, você precisa fornecer todos os meios de comunicação para que quem compre seus produtos possa obter informações e resolver possíveis dúvidas que venham surgir no andamento do processo. É muito comum que em negócios online o atendimento seja deixado de lado, pois o gerenciador subentende que todas as informações estão contidas no Website, isso é um erro grave e que certamente vai impactar os seus resultados, fornecer um atendimento personalizado e visando sempre o bom relacionamento com o cliente lhe fará ganhar autoridade e boas referências.

 

Agora que você já sabe o que não fazer, vamos entender quais são as práticas que trarão resultados positivos ao seu negócio.

 

Montando uma Loja Virtual

 

Montar Uma Loja Virtual.

 

Agora chegou o momento de você descobrir quais são as principais atitudes na hora de monta uma loja virtual que devem ser adotadas para um bom funcionamento e sucesso de seu negócio. Quero lhe dizer que você deve analisar bem as dicas que vou mostrar a seguir, pois cada loja virtual pode precisar de adaptação dessas dicas, por isso a minha primeira dica para você é: “Entenda qual o momento de seu negócio e suas necessidades”.

Agora vamos às dicas efetivamente:

  1. Estude Seu Negócio: Estudar e conhecer cada detalhe a fundo de seu negócio é de extrema importância para que ele obtenha sucesso, isso porque, saber como ele funciona possibilita a visão antecipada de resultados em ações aplicadas e consequentemente a diminuição de riscos.
  1. Estude seu Público Alvo: Entender seu público alvo está no primeiro lugar do pódio de coisas importantes para ter sucesso online, juntamente com o tópico acima, isso porque o público alvo é praticamente o maior responsável pelas suas conversões. Entendê-los, lhe dá vantagens na hora de oferecer produtos que eles desejam, de ter uma linguagem mais aproximada, gerando empatia, de ter um melhor engajamento, dentre outras coisas muito importantes para que você consiga se estabelecer fortemente.
  1. Mantenha um Pequeno e Variado Estoque no início: Variar o estoque é uma tática inteligente para que você tenha um bom alcance, porém você deve avaliar muito bem o seu negócio, o seu público alvo e o seu nicho de atuação, para que assim você consiga ter uma visão mais aprofundada das possibilidades de seu negócio, entender melhor o que seu público alvo deseja, e por fim, o que o seu mercado oferece para que você tenha destaque e diferenciais. Tenha certeza que isso fará toda a diferença, ter um estoque menor e com variação maior, pode lhe oferecer excelentes oportunidades de conversões.
  1. Site Responsivo: Um site responsivo pode aumentar o seu alcance de público e tê-lo atualmente é praticamente uma obrigação, isso porque cada vez mais pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, deixando o computador de mesa de lado. Ter um site responsivo garante que ele se adaptará a outras telas, não possibilitando que o cliente não compre de você por um simples problema tecnológico.
  1. Ofereça Segurança: Oferecer segurança aos seus clientes e possíveis clientes é de extrema importância, pois as compras online dependem muito desse fator para acontecer. Se o cliente não sentir-se seguro em sua loja virtual, ele jamais comprará nada de você, por isso utilize recursos para garantir a segurança dos dados e sigilo a ele e encontre um modo de demonstrá-los.
  1. Preços Competitivos: Falar de preços parece bastante banal, mas saiba que é por meio deles que você pode conseguir atrair milhões de clientes e ter um diferencial chamativo perante seus concorrentes. Ter preços competitivos, oferecer promoções e descontos faz parte das boas práticas de um e-commerce, portanto encontre a melhor forma de realizá-las. Isso lhe trará mais clientes, mais conversões, maiores ganhos e, sobretudo, mostrará ao cliente que você está preocupado em oferecer o melhor a ele. Sabe o que isso ativa? A ação de fidelização dos clientes beneficiados.

Espero que você esteja se sentindo mais confortável para montar uma loja virtual, agora você já sabe o que fazer e o que não fazer no momento de começar estabelecer seu negócio na rede online, não é verdade?

 

Montar Uma Loja Virtual

 

Meu desejo é que eu tenha conseguido me fazer claro com relação às dicas de aplicações. Se ficar alguma questão em aberto, gostaria que você não deixasse passar em branco, por favor, comente abaixo com a pergunta em questão que farei o possível para respondê-lo com a resolução de seus questionamentos.

Muito obrigado pela presença, volte sempre que quiser e necessitar. Estarei sempre oferecendo conteúdos novos e agregadores sobre nosso mercado de atuação.

Boas Vendas! Forte Abraço.

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