Análise de Métricas? – Dicas para ver os dados mais importantes

Não tem jeito, a análise de métricas é parte integrante e uma das mais importantes fases de uma boa estratégia.

Seja no marketing, ou qualquer outra área do seu negócio, analisar os dados que indicam o comportamento de suas ações frente ao público alvo ou ao desempenho de uma equipe é imprescindível.

Muita gente chega a tremer quando o assunto é análise de métricas, afinal, nem todo mundo foi fã de matemática na época da escola, não é verdade?

É complicado, só que se você não se emprenhar nessa tarefa, dificilmente conseguirá resultados positivos em seu negócio.

Aplicar estratégias, sem olhar para os relatórios de comportamento é o mesmo que trabalhar com a sorte.

Saiba que são essas informações que possibilitam que:

  • Estratégias sejam melhoradas
  • Marcas consigam ser mais bem posicionadas.
  • Anúncios se tornem mais assertivos
  • Que conteúdos sejam mais relevantes

Entre outras coisas tão fundamentais para elevar o seu negócio para outro nível.

Claro, nós sabemos que muitas pessoas não têm toda essa habilidade na análise de métricas, muitas vezes, até mesmo por não gostar dessa atividade.

Só que na falta de um especialista ou até mesmo para ter um controle e segurança maior em seu negócio, é necessário ter, ao menos, uma noção. Concorda?

Então, nós, do Mestre do Adwords, resolvemos criar esse conteúdo. A ideia é lhe entregar dicas bastante simples e fáceis de entender sobre como fazer a análise de métricas, olhando para os dados mais importantes, dependendo da estratégia que você está aplicando no momento.

Calma! Nós prometemos que você irá entender tudo, sem grandes dificuldades.

Está preparado? Então vem com a gente!

 

Análise-de-Métricas

 

Antes de Análise de Métricas

Antes de você se jogar na análise de métricas é muito importante que você se organize, pois desse modo, será muito mais fácil extrair os dados que mais importam.

Para isso, o ideal é que você tenha um planejamento, onde deve conter não só os seus objetivos com a estratégia aplicada, mas também cada ação utilizada na tentativa de atingi-los. Ok?

Lembre-se, se você tiver um planejamento de qualidade em mãos, sem dúvidas, conseguirá um relatório de métricas excelente e simples de entender.

Tenha muito cuidado na hora de estabelecer seus objetivos, pois quanto menos claros eles forem, mais complexo será de visualizar as métricas que indicam o desempenho da sua estratégia.

Antes de irmos às dicas efetivamente é importante que você saiba de dois pontos importantes:

  1. A cada projeto/objetivo, os indicadores de desempenho vão se diferenciar e, muitas vezes, será utilizada uma combinação desses indicadores. Por isso, não basta aplicar uma fórmula em todos os relatórios que você precisará analisar, será preciso verificar caso à caso.
  2. Em muitos lugares que falam sobre essas métricas, você encontrará a sigla KPI’s, não se assuste, pois essa é apenas a abreviação para Key Performance Indicators, que nada mais é do que Indicadores de Desempenho.

Tudo entendido? Então vamos em frente!

#O que olhar na análise de métricas de um blog que busca visibilidade?

Se o seu projeto consiste em um site ou blog que busca atrair tráfego, conseguindo, assim, ter mais visibilidade, há alguns dados em seu relatório de métricas que podem deixar bem claro como está o nível de desempenho de suas aplicações, são eles:

  • Análise de Volume de Tráfego: Aqui, você precisa verificar qual é a porcentagem de visitantes que são recorrentes e os novos. Desse modo, dá para ter dimensão de quantas pessoas novas são captadas por sua estratégia e quantas continuam interessadas no que você oferece, por isso, retornam.
  • Visualizações por página: Complementando os dados acima, ao verificar a quantidade de visualização que você tem por página, é possível entender quais assuntos mais interessam seu público, possibilitando que você readéque a estratégia de acordo com o que entrega mais relevância.
  • Tempo de permanência: Essa informação lhe mostrará o quanto você conseguiu manter o seu consumidor em seu site. Essa métrica é importante para saber se a sua estratégia está captando, realmente, o público certo, pois pode acontecer de usuários chegarem até seu site/blog, atraídos erroneamente por um problema de interpretação, por exemplo.

 

metricas-em-marketing-digital

 

#O que olhar na análise de métricas de um projeto que visa interação?

Geralmente, quem trabalha com redes sociais busca mais interação em suas páginas e publicações, mas não é só nesse casos em que o objetivo da estratégia é a interação, anúncios, por exemplo, podem buscar o mesmo objetivo.

Além disso, a busca por mais interações pode ser parte integrante de uma estratégia de posicionamento de marca, atração de tráfego, construção de relacionamento, entre outras.

Em algum momento, muito provavelmente, você precisará realizar essa análise, uma vez que a maioria dos negócios sempre estão perseguindo o objetivo de fortalecerem suas marcas, estabelecer conexão com o público, construir relacionamento próximo, além de buscarem descobrir quem são e como se comportam seus potenciais clientes.

Então, se esse é o foco da sua análise, você deve estar atento aos seguintes indicadores de desempenho:

  • Volume de “curtidas”: Esse é um forte indicador de como as suas publicações estão sendo “aceitas” em seu setor e até mesmo no alcance que elas conseguem ter.
  • Número de compartilhamentos: Assim como a informação acima, os compartilhamentos podem lhe mostrar o nível de engajamento que suas publicações conseguem obter.
  • Menções: As menções são mais difíceis de conseguir, principalmente, se você está iniciando um negócio, mas é bastante interessante ficar de olho nelas. Isso porque, geralmente, junto às menções, as pessoas acabam deixando claro suas opiniões sobre o seu negócio/produto/serviço, lhe entregando informações preciosas sobre como está sendo o aceite de sua estratégia.
  • Dados sobre o tráfego: Quando nos referimos aos dados sobre o tráfego, estamos falando de origem, localidade, faixa etária e outros que podem lhe dizer muito sobre o perfil do seu público alvo, fazendo com que fique mais simples você entendê-los e, assim, adequar a sua estratégia às necessidades deles.

 

Dicas-para-ver-os-dados-mais-importantes

 

Claro, há outros dados sobre o seu público alvo que podem lhe ajudar a traçar o perfil comportamental dele como consumidor, por isso, verifique-os.

Saiba que para realizar uma boa análise de métricas, você precisará, antes de qualquer coisa, ter paciência e conhecer o seu alvo profundamente.

Então, não se preocupe em acertar em cheio nas primeiras tentativas, mantenha-se no foco de evoluir sempre, pouco a pouco, reunindo informações que te ajudem à chegar cada vez mais longe.

É isso! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Ficou com alguma dúvida? Venha conversam com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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