Anúncio De Pesquisa Responsivo No Google

Anúncio de pesquisa responsivo. É sobre isso que nós vamos falar aqui, nesse conteúdo. Atualmente, você ainda consegue fazer anúncios responsivos na rede de display do Google. 

O Que É Anúncio Responsivo?

Tiago, o que é anúncio responsivo? É um tipo de anúncio que cabe em qualquer lugar. Então, o que acontece? A rede de pesquisa do Google, hoje, tem algum tipo de parceria com cerca de 90-95% dos sites e blogs. Eles disponibilizam espaços publicitários para que você, quando criar uma campanha, consiga anunciar nesses locais, através do Google.

Só que cada site oferece um tamanho de banner diferente. Tem sites em que o formato é mais retangular, outros mais verticais, quadrados, maiores ou menores. Tem ainda o formato para mobile. Qual o ponto sobre isso? Era muito ruim para a pessoa, que ia anunciar no Google, ter que construir um tipo de banner para todos os formatos. E isso era essencial, porque você tem que aparecer em todos os sites. Por exemplo, acabei de fazer um banner agora em todos os formatos e quero rodar um teste A/B. Nesse cenário, eu teria que fazer tudo de novo. Dava muito trabalho.

O que o Google fez? O anúncio responsivo. Você escolhe alguns títulos, algumas frases, algumas fotos, coloca seu logo, e ele, dentro disso, mistura tudo e monta mais de 100-150 ou todas as combinações possíveis para criar o melhor anúncio. Trazendo mais resultado e performance para a sua conta de Google. E também, você consegue criar com maior facilidade essa parte, sem precisar até mesmo da ajuda de um designer. E isso ajuda muita na criação e otimização das suas campanhas no Google.

Então, agora eu vou mostrar rapidamente aqui como isso funciona na parte da rede de display.

Anúncio Responsivo na Rede de Display

Eu escolhi aqui uma campanha qualquer da rede de display. Ao clicar em editar, você verá um formato que será muito mais fácil de trabalhar, criar anúncio e fazer teste. Porque o teste A/B em anúncios é fundamental para que você tenha mais resultado. Como pode ver na imagem abaixo, nesse tipo de anúncio, você consegue incluir imagens, até 15 diferentes. Logotipos, vídeos, títulos, descrição e o Google faz a combinação para criar vários anúncios. 

Esses anúncios vão aparecer em todos os lugares. Pois terá anúncio tipo Gmail, tipo Youtube. Na própria plataforma do Google Ads, você já visualiza toda a rede de display, como vai aparecer no Youtube e no Gmail. Além da parte de Desktop. É possível fazer diversas personalizações, como escolher a cor do botão.

Até aqui tudo beleza, mas não acabou. Depois que você começa a rodar esse tipo de campanha, é preciso acompanhar o que está gerando mais resultado. Qual frase, imagem, logo, enfim. Para isso, basta escolher o anúncio ao qual deseja analisar e clicar em “ver detalhes de recurso”. Você verá uma tela parecida com a da imagem abaixo:

Por exemplo, a primeira frase está tendo um bom desempenho. Já a segunda está tendo baixo desempenho. A terceira ainda está em nível de aprendizado. 

Fazendo essa análise, você consegue ter até uma noção de quais frases e títulos geram mais resultado.

O Que o Anúncio Responsivo Tem a Ver com a Rede de Pesquisa do Google?

A questão é que o Google trouxe essa funcionalidade, já conhecida na Rede de Display, para a rede de pesquisa. Eu já falei da importância de você fazer um teste A/B, não é?

O que acontece? Na rede de pesquisa, você tem que criar, no mínimo, 3 anúncios, para fazer um teste A/B. Esses anúncios vão disputar, sem aumentar o seu custo por conta disso, e o Google vai dizer qual deles gerou mais resultado. Baseado nesse melhor, você vai construindo outros anúncios para otimizar os seus resultados.

Agora, quando adiciona um anúncio responsivo, você consegue criar um anúncio e ele já vai se multiplicar em mais de 50/100 anúncios, dependendo de quantos títulos e descrições você colocar. Então, isso facilitou também.

Você pode continuar a incluir um anúncio de texto normal, ao clicar no sinal de “+”. Ele é um anúncio padrão, onde você escolhe os 3 títulos, as 2 descrições e pronto. Esse é o anúncio clássico, básico, que sempre foi feito no Google. Agora, a novidade é o Anúncio de Pesquisa Responsivo, que até em algumas contas está sinalizado como “beta”, algo que logo deve sair.

Se eu clicar nessa opção, ele vai puxar, basicamente, o que puxou no anúncio responsivo gráfico. Como é possível observar na imagem abaixo, você deverá colocar a url normal, na primeira linha de preenchimento e em seguida adicionar títulos e descrições. Ao invés de criar um anúncio para cada título e descrição diferente, você já coloca tudo de uma vez. Assim, o Google cria os próprios anúncios.

Ao lado, você consegue ver os modelos de anúncios. Para verificar cada um deles, basta clicar no ícone que lembra uma “seta”, logo acima da imagem. Assim, é possível também conferir se todos os títulos vão fazer sentido no anúncio.

A grande sacada, aqui, na parte de escrever esses títulos é só você não repetir a palavra. Por exemplo, se eu tenho um título “Instruções para Matrículas”, não devo ter outro como “Veja mais instruções para matrículas”. Porque se você tiver dois títulos com palavras iguais, vai acabar repetindo no anúncio. Então, só não repita as palavras, pois pode aparecer no anúncio dois-três títulos.

No título você pode colocar até 30 caracteres. E criar 15 versões diferentes. É muita coisa.

Um ponto importante. Você vai perceber que no final da linha onde se adiciona os títulos há um ícone. Ele serve para dar destaque. Clicando nele, você consegue fixar uma frase específica que queira que apareça em todos os anúncios. Eu, por exemplo, escolhi que um dos meus títulos aparecesse apenas na posição 1. Você pode fazer a mesma coisa com outros ou ainda escolher que eles apareçam só na posição 2 ou 3.

Então, se há um título que você quer deixar sempre no meio ou como última frase, primeira, enfim, basta usar o ícone de destaque. Se faz sentido e se tem uma frase muito importante na sua estratégia, esse recurso simples pode ser interessante.

Na parte da descrição funciona da mesma maneira. Você pode escolher qual delas vai ficar na posição 1 ou 2, caso deseje. Só que na descrição, você tem até 90 caracteres. Então é aqui que você vai colocar o texto mais completo do seu anúncio. Fazendo e incluindo versões de frases, que também podem ser pré-visualizadas. 

Vai sair muito teste bom mesmo. Para a gente encerrar essa parte, vamos falar sobre a URL de visualização. Ela é onde você pode colocar algumas palavras-chave que faça sentido para você, que chame atenção do seu cliente ou que seja interessante. No meu, por exemplo, eu coloquei turma-especial, mas poderia ser também turma-vip. Mesmo que não exista, nesse caso, o turma-vip na sua URL, não tem problema, porque essa é só a URL de visualização.

É simples. Esse é o novo anúncio de pesquisa responsivo. E assim como na rede de display, a gente consegue ver detalhes do recurso. Eu acredito que em breve o Google vá adicionar também essas informações de quais títulos e frases são realmente boas, mas no momento você consegue ver se é título ou descrição. Se tem algum posicionamento fixo e a impressão de cada um.

Na aba “Combinações”, ele vai mostrar qual combinação está aparecendo mais em relação as impressões. E aí, o trabalho do Google é descobrir aqueles anúncios melhores, conforme vai testando, ele irá lhe mostrando as porcentagens.

Eu recomendo que você faça um teste na sua conta. Compare os resultados com os seus anúncios de texto padrão. Isso vai lhe dar mais ideias para criar anúncios diferentes. Além disso, quando o usuário pesquisar o mesmo termo, ao invés de ficar sempre vendo os mesmos, agora ele vai ver anúncios variados. Tudo que é novidade, acaba chamando a atenção do usuário, faz com que ele clique com mais facilidade. Os seus anúncios na rede de pesquisa do Google vão ficar o tempo inteiro se renovando automaticamente.

É isso. Nos vemos no próximo conteúdo. Até lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →