Anúncios Que Vendem Mais No Google – Sitelinks

Como ter mais resultado no Google Ads utilizando as extensões de anúncios? Hoje, nós vamos falar sobre o sitelinks. Uma extensão muito importante para chamar mais a atenção do usuário para o seu anúncio e fazer mais vendas.

Quando a gente fala em anunciar na internet, eu sempre reforço da importância de você ficar atento aos três pilares para ter resultado no Google. Eu tenho um conteúdo aqui no blog falando sobre esses 3 pilares. Recomendo que você o leia. Lá eu explico sobre cada um deles de forma detalhada e se você ficar, realmente, atento vai conseguir melhorar, com toda a certeza, os seus resultados.

De forma resumida, os três pilares são:

  •       URL de Destino: Landing Page de Alta Conversão.
  •       Segmentação: Acertar na escolha das palavras-chave, público alvo, deixar tudo bem ajustado para focar em quem vai comprar de você e não de forma aleatória.
  •       Anúncios: O seu anúncio precisa estar muito bem escrito e chamar a atenção do usuário.

Lembre-se de que quando você anuncia no Google, não está aparecendo sozinho. Você está disputando com outros anunciantes e também com outros artigos, textos, conteúdos, que também tiram a atenção do seu anúncio. Então, quanto mais chamativo for o seu anúncio melhor. Mais cliques vai ter, aumentará o seu índice de qualidade no Google e aí você vai pagar menos por clique. No fim, vai acabar gerando tráfego mais barato e ainda resultados.

Fique atento aos 3 pilares. Se ainda não conferiu o conteúdo especial sobre o assunto, não deixe de ler, pois vai lhe ajudar bastante.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Como Utilizar o Sitelinks para Tornar o Seu Anúncio Mais Chamativo

Aqui, nesse artigo, nós vamos falar sobre o terceiro pilar. Os anúncios. Como você pode utilizar as extensões de anúncios para melhorar o seu resultado? Já falei de anúncio de Frase em Destaque, de Snippets Estruturados e agora quero falar de Sitelinks. Como você pode utilizar o Sitelinks de forma estratégica para tornar o seu anúncio mais chamativo e ele ter mais cliques no final.

Agora vamos falar da Rede de Pesquisa, pois o Sitelinks funciona na Rede de Pesquisa. Quando a gente entra na nossa conta de Google Ads, nós temos localizado no menu na lateral esquerda, o botão “Campanhas”. Depois que você o selecionar, clique em “Anúncios e Extensões”.

Quando você clica em “Anúncios e Extensões” uma nova página se abrirá, lembre-se de selecionar a campanha ao qual quer aplicar a nova configuração. Logo na barra localizada na parte superior da página, você verá o botão “Extensões”, clique nele.

Antes de vermos a quantidade de oportunidades que temos de tornar o nosso anúncio mais chamativo, vamos entender a extensão ao qual estamos tratando nesse conteúdo. O Sitelinks é uma forma de você levar o usuário já para uma página específica que ele está procurando.

Por exemplo, se eu coloco no Google “Comprar iPhone”, você, como anunciante, pode colocar alguns links abaixo do seu anúncio de iPhone, sendo ainda mais específico, como iPhone 6, iPhone 7, iPhone 8. Nesse caso, eu, como usuário, já posso clicar diretamente no link que quero e cair na página específica, do modelo que é de meu interesse. Quanto mais específico você for no Google, melhor os seus resultados em anúncios. Isso torna mais fácil para a pessoa encontrar aquilo que ela está procurando. Esse é o primeiro detalhe.

Eu fiz uma pesquisa no Google com a palavra-chave “Comprar TV’S”, só para fazer um teste e mostrar como o Sitelinks aparece nos anúncios.

Na imagem acima nós conseguimos ver a extensão de anúncio do Sitelinks sendo utilizada na prática. Então, por exemplo, eu coloquei na busca “Comprar TV’s”, e ele me mostrou outras opções ainda mais específicas “TV 4K Ultra HD”, “Smart TV”, “Smart TV 55”, entre outras. Ou seja, se estou procurando algo mais específico, eu posso clicar diretamente no link do modelo e vou ser direcionado para a página de categoria. Eu vou lhe mostrar como fazer isso nas suas contas.

Como Ativar o Sitelinks nas Suas Contas Google Ads?

Volte a sua conta Google Ads. Você estava anteriormente em “Extensões”. Para continuar, clique no botão caracterizado pelo sinal “+”. Depois, selecione a opção “Extensão de Sitelinks”. Quando você aperta no “+”, pode criar uma nova ou usar uma que você criou já em alguma ocasião na sua conta de Google.

Aqui, nós vamos escolher “Criar uma Nova” para fazer um teste. Então, vamos supor que eu tenha uma escola de piano e lá tem um curso para alunos em nível intermediário. No Texto do Sitelink, primeira linha de preenchimento, eu colocaria algo como: Curso Piano Intermediário.

Abaixo, na linha de descrição, o Google diz que ela pode ser de até 35 caracteres cada e são exibidas apenas quando o Ads identifica uma possibilidade de elas melhorarem o desempenho do anúncio. Adicionar o texto descritivo é opcional, mas altamente recomendado. Esse texto descritivo, eu acredito que o Google adiciona quando, naquele momento, o leilão está muito baixo e há muito espaço de sobra na Rede de Pesquisa.

Quando há esse espaço, o Google preenche mais o seu anúncio para que ele chame mais atenção, tenha mais resultado e você continue anunciando. Agora, quando há muitos anunciantes, ele vai priorizar aparecer mais anunciantes. Então, recomendo que você coloque a linha de descrição. Por exemplo: Aprenda Piano para quem já toca. Na terceira linha, a mesma coisa. Eu colocaria algo como: Comece Agora.

Logo abaixo, vamos colocar a URL específica. Nesse caso, vamos usar o exemplo “aprendapiano.com/intermediário”, que é a página exclusiva do curso intermediário, onde falo todas as informações sobre ele.

Em seguida, você visualizará um espaço para fazer um outro sitelink. É só repetir os passos anteriores. Claro, sempre respeitando o que você está anunciando. Então, se formos fazer um sitelink para um curso básico, vamos colocar na primeira linha “Curso Piano Básico”, depois seguiremos para as linhas de descrição e, claro, a URL específica. Para finalizar, basta clicar em “Salvar”.

Você verá que uma prévia do seu anúncio com Sitelinks aparecerá no canto direito da sua tela. É possível visualizar tanto a versão para dispositivos móveis, quanto para Desktop.

Agora, um grande detalhe. O pulo do gato é você fazer com que o Sitelink chame ainda mais a atenção do que o esperado. Usá-lo de forma estratégica. Colocar ali palavras mais chamativas do que simplesmente curso ou a categoria do seu site. Não, você pode ser mais criativo e utilizar esses caracteres para chamar mais a atenção. Então, usar a persuasão nesse aspecto.

Por exemplo, ao invés de curso intermediário, eu posso utilizar frases mais poderosas, como: “Preço Promocional Hoje”, “Matricule-se Agora – Pagamento Seguro – Sem Mensalidade, taxa única em até 12x sem juros”. Ou seja, eu estou usando o espaço do Sitelinks, que seria um local para colocar simplesmente um título, para fazer um complemento do meu anúncio. Para torná-lo mais chamativo.

Essa é a grande sacada. Utilize todo o espaço de anúncio que o Google possibilita para você escrever. Isso vai gerar mais resultados.

Quantos Sitelinks Devo Colocar na Minha Campanha?

Eu digo que quanto mais melhor. Obviamente que você não vai colocar 50/100, pois não há necessidade, mas no mínimo 5 ou 6 é interessante. Não porque aparecem 5 ou 6 ao mesmo tempo, na verdade em média aparecem 4.

No entanto, quando você insere várias extensões de anúncios, o Google mesmo vai avaliar os anúncios e vai identificar quais extensões estão gerando resultados e dentro das extensões quais Sitelinks estão gerando resultado.

Geralmente, eu avalio o que cada um me traz de resultado em conversões, o custo de conversão e tudo mais. O que estiver me dando melhores resultados, eu foco, o que não tiver um desempenho tão bom fica em segundo plano. Ou seja, eu avalio para otimizar.

Coloco esses 5 ou 6, deixo rodando, e quando tenho informações suficientes eu pauso os piores e desses melhores crio similares para sempre estar renovando meus Sitelinks e procurando fazer cada vez melhor. Eu deixo o Google rodar um tempo e obviamente ele já vai focar nos melhores, mas eu mesmo já vou pausando, olhando e sempre renovando os meus Sitelinks, as minhas extensões.

Lembre-se! Para você ter resultado no Google, um dos pilares são os anúncios chamativos. Então, faça a tarefa de casa, entre em sua conta Ads, analise as extensões de Sitelinks para ver se você está criando realmente links chamativos ou simplesmente colocando urls de maneira qualquer. A forma com que a maioria dos anunciantes fazem não é a melhor forma.

Utilize os espaços que o Google permite nós utilizarmos, como anunciantes, para criar anúncios chamativos e ter mais resultados.

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!


Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixe os Slides

Espero ter ajudado. A gente se vê!

Tchau Tchau.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo