4 jeitos de aplicar Inbound marketing em mercado sazonais

Quem trabalha com a venda de produtos e serviços sazonais sabem muito bem que manter as vendas em alta, em todas as épocas do ano é uma tarefa bastante complexa, não é mesmo? No entanto, se isso fosse impossíveis as empresas de sorvetes ou protetores solares só teriam fluxo em uma época do ano, concorda?

Você sabe se seu nicho de mercado é sazonal? Ou melhor, você tem ideia do que é mercado sazonal?

Basicamente, o mercado sazonal é aquele que são influenciados por algum tipo de acontecimento, será uma estação do ano, uma data comemorativa ou algum outro fator que faz com que a procura aumente ou diminua.

Na realidade, essa sazonalidade acaba acontecendo em diversos modelos de negócio: academias, em agências de turismo, fábricas de ovos de páscoa, panetones e diversos outros segmentos que são afetados diretamente.

Para te ajudar a manter suas vendas constantes o ano todo, basta aplicar Inbound marketing em mercado sazonais. Isso porque, ele te permite ações focadas na geração de leads e com isso, captar e vender o ano todo.

O blog do Mestre do Adwords vai te ajudar a aprender com 4 jeitos de aplicar Inbound marketing em mercado sazonais.

Essa você não pode perder!

 

Inbound-marketing-em-mercado-sazonais

 

Por onde devo começar?

Uma estratégia de Inbound marketing em mercado sazonais só pode ser aplicada quando forem analisados fatores de muita importância, como por exemplo:

  • Qual o período de maior visitas? – Se você já tem um site ativo há um tempo bacana será necessário avaliar em qual período o tráfego aumenta. Isso porque, mostrará o comportamento ideal dos visitantes, entende? O Google Analytics pode te ajuda com isso, registrando todos os dados de tráfego.
  • Quem compra de você? – Outro ponto importantíssimo que deve ser analisado é sobre o perfil do público que compra de você. Sendo assim, será necessário que você identifique, com clareza, quais são as personas de seu negócio. Caso você não tenha a menor ideia de quem são, ficará bastante complexo planejar uma comunicação assertiva, entende?

Nesse momento, você precisará entender o que esse público faz enquanto não está cobrando de você. Então, ir atrás de seus hábitos, preferencias, hobbys, interesses e tudo que pode te ajudar a atrair.

Analisando, atentamente, cada detalhe é o momento de partir para ação!

Separamos para você X jeitos de aplicar Inbound marketing em mercado sazonais! Aproveite!

1º Ação – Cresce seus leads nas épocas boas

Tentar trabalhar estratégias de captação de leads em épocas em que o mercado está em baixa não é algo inteligente, concorda? Você precisa focar em aumentar sua base de dados nos períodos em que o mercado está em alta.

E não é somente captar um monte de contatos para ter volume. Foque em atrair pessoas que realmente tenham interesse em consumir de você. Mesmo que não seja de imediato, você pode trabalhar uma jornada de compra para que essa conversão venha a acontecer em meses posteriores. Isso garantirá a saúde de seu negócio em épocas de baixa.

Uma base de leads altera-se com muita facilidade e muitos fatores acabam influência isso. Então, garanta e prese sempre pela máxima qualidade.

No momento de ampliar a sua, foque em medo em entregar qualidade através de conteúdos gratuitos em formato de isca digital. Instale pop ups de saída para quando o visitante fechar sua página, ele cadastre-se para uma oportunidade futura e por fim, sempre convide-o a assinar sua newsletter para ficar por dentro de materiais exclusivos.

 

mercado-sazonais

 

2º Ação – Solicite Feedback constante

Sempre que temos uma boa experiência em relação a algum produto ou serviço, ficamos com aquilo na cabeça por muito tempo, sendo assim, você como vendedor pode e deve aproveitar esses momentos para extrair informações ricas.

Aproveite ocasiões de consumo imediato para extrair feedbacks de seus clientes. Isso faz com que você tenha informações ricas e complementas detalhadas sobre a qualidade, experiência, impressões e diversas outras informações que podem te ajudar a atrair e oferecer maior qualidade em épocas de baixa.

Todos esses depoimentos podem fazer com que você atraia olhares em épocas em que as coisas não andam muito bem. Imagina conseguir aplicar todos esses feedbacks positivos em uma estratégia de e-mail marketing?

Se você já tem um canal de comunicação, incentive para que todos os visitantes comentem sobre a experiência que tiveram em relação a você. Por mais que seja negativa, certamente ela irá te ajudar em algo.

3º Ação – Estratégia de mídia sociais é para o ano todo

Não adianta tentar posicionar sua marca na exata época em que as vendas tendem a ocorrer em maior escala, pois isso não vai te trazer muitos resultados. Na verdade, você precisa começar a trabalhar estratégias de mídias sociais muito antes das épocas de “vacas gordas”.

Você sabia que o Brasil é o 3º país do mundo mais conectado na internet? Pesquisas apontam que passamos mais de 5 horas por dia navegando. Então, qualquer época do ano é interessante se fazer presente.

Mesmo que o seu lead não esteja pronto para comprar de você, mantenha-o próximo em qualquer época do ano. Deixe que sua marca, seu produto seja familiar e com isso, venda no momento certo.

Sabe como você pode fazer isso? Trabalhando conteúdo que gerem informações ou engajamento.

 

marketing-sazonal

 

4º Ação – Mostre que existem diferentes formas de usar o produto ou serviço

Por exemplo, vamos supor que você seja um vendedor de sorvete. Épocas do ano que fazem calor, com toda a certeza trazem mais vendas a você, não é mesmo? No entanto, você pode apresentar aos seus clientes uma nova forma de consumo, como por exemplo, o petit gateau que é uma sobremesa que é servida com sorvente acompanhado de um bolo quente.

Esse é um exemplo para te mostrar que quando você ensina seu público a versatilidade do produto, você vende em diferentes épocas do ano. Entende?

Esperamos que essas 4 ações possam te ajudar a ter uma outra visão do mercado sazonal.

Qualquer dúvida, manda para gente!

Muitos sucesso!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo