Atualização do Google Analytics – Descubra Agora o Que Muda

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você acompanha o marketing digital com frequência, já deve saber que houve uma atualização do Google Analytics.

Talvez, o que você ainda não saiba, é o que efetivamente vai mudar depois dessa reformulação.

Mas, não se preocupe, o Mestre do Adwords está aqui para lhe ajudar!

Nesse conteúdo, você vai descobrir tudo sobre o assunto de maneira simples e prática!

Vem com a gente!

Atualização do Google Analytics Traz Alterações Importantes

Depois de um grande escândalo protagonizado pelo Facebook, envolvendo a segurança dos dados, muitas plataformas e órgãos ao redor do mundo estão trabalhando em medidas para que não haja danos aos seus usuários.

Uma das primeiras organizações a anunciar mudanças foi a União Europeia. A GDPR anunciou a atualização de sua política de segurança de dados.

O que obrigou, além de outras plataformas, a Google a modificar também o Analytics, a ferramenta gratuita de análise e monitoramento de tráfego.

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, essa modificação da plataforma não é regional, atingindo, apenas o Brasil. Pelo contrário, ela será aplicada em todo o planeta.

Você pode estar se perguntando…

  • O que a União Europeia tem a ver com a Google e o Analytics?

Na verdade, como falamos no início, depois de escândalos, como a do Facebook, que expôs a fragilidade da segurança dos dados de usuários na internet, alguns grandes órgãos resolveram intervir para garantir que situações com a citada não continuem ocorrendo.

Um deles é o GDPR, da Europa, que traduzido, pode ser considerado um órgão regulador da proteção de dados.

Em anúncios da reformulação de sua política, a GPDR informou que essas medidas têm o objetivo de garantir a segurança dos dados dos usuários oriundos da União Europeia.

Porém, diante das dificuldades, as mudanças não se restringem aos países europeus. A Google, por exemplo, já está aplicando atualizações em suas plataformas para se precaver de maiores problemas, como a crise de insegurança que atingiu os usuários do Facebook.

Claro, a Google começou a trabalhar primeiro em suas ferramentas que mexem diretamente com dados, como o Analytics.

  • Quer saber exatamente o que vai mudar?
  • Quer entender melhor se os seus relatórios de métricas serão comprometidos?

Então não fique parado aí, continue com a gente!

Atualização do Google Analytics Vai Restringir Alguns Dados

É isso mesmo que você entendeu até aqui. O Analytics vai operar a partir de uma nova política de compartilhamento de dados.

Sem dúvidas, você deve estar um pouco preocupado, não é? Afinal, métricas são imensamente importantes para quem trabalha com marketing.

Calma! A gente vai lhe explicar o que vai mudar exatamente!

Restrição ao Tempo de Armazenamento de Dados

Uma das mudanças maiores que serão aplicadas no Analytics é que haverá restrição ao tempo de armazenamento de dados.

Isso quer dizer que todas as informações coletadas pela ferramenta, seja de usuários ou eventos específicos, poderão ter “prazo de validade”, não estando mais disponível para consultas após um tempo específico.

O Analytics, após dia 25 de maio de 2018, vai reter dados por tempo determinado, excluindo-os automaticamente após o período que você, como administrador, poderá definir.

Não se preocupe, pois, as informações sobre o seu volume e origem de tráfego, por exemplo, não serão afetadas por essa atualização.

  • Quer saber como determinar o prazo de retenção de dados?

É muito simples! Vá até a sua conta do Analytics, procure a aba de “Configurações” e aponte o prazo na aba correspondente.

Exclusão de Informações de Usuário Específico

É isso mesmo que você está imaginando. A Google vai disponibilizar um recurso no Analytics que será capaz de fazer a exclusão completa de informações de um usuário em especial.

A função também será disponibilizada no dia 25 de maio, e funcionará tanto no Analytics, quanto no Analytics 360.

A tecnologia por trás da ferramenta vai se fundamentar em identificadores de usuários, ou seja, cookies padrão do Analytics, App Instance ID, e/ou User ID.

Ainda não há informações tão detalhadas sobre a novidade, mas a gigante da tecnologia garante que em breve elas serão disponibilizadas.

Modificação das Normas de Consenso de Usuários Europeus

Apesar de o título sugerir, essas normas de consenso não são restritas aos usuários residentes da União Europeia. Ela se estende à todos os clientes do Google Analytics.

Nesse caso, é previsto pelas condições constituídas para funcionalidades de anúncio do Google Analytics, que você cumpra as normas do Google para consenso de usuários.

Traduzindo para uma linguagem mais entendível, podemos dizer que essa mudança quer dizer que você, como anunciante, tem a responsabilidade de promover e conquistar a concordância dos usuários de plataformas e sites que estão localizados no espaço econômico europeu.

Como falamos anteriormente, essa obrigatoriedade também se aplica aos negócios que estão fora dessa localização.

Por isso, é extremamente importante que você leia e revise os termos do Google Analytics, especialmente, aqueles que explana sobre o processamento de dados, e as normas da GDPR.

Modificação do Contrato Google Analytics e/ou Analytics 360

A quarta e última principal atualização do Google Analytics não poderia ser diferente.

Trata-se de modificações do contrato Google Analytics e/ou Analytics 360.

Como já tratamos superficialmente acima, as atualizações visam o processamento de dados.

Você já pode acessar o novo contrato, acessando a sua conta Analytics, ir até a página de administrador, clicar em configurações da conta e assim ler e aceitar as novas “regras”.

É isso!

Esperamos ter lhe ajudado e que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram