Como Criar Sua Campanha De Remarketing De Pesquisa No Google Ads

Como criar a sua campanha de remarketing de rede de pesquisa no Google Ads. Não precisa ficar confuso. Dá sim para fazer remarketing de pesquisa, é possível. A maioria dos anunciantes fazem remarketing para a rede de display e também incluindo o Youtube, mas para a rede de pesquisa são pouquíssimos. Aliás, poucas pessoas sabem dessa função. Quem o faz sabe que é ótimo para melhorar os seus resultados, focando em pessoas que já têm um interesse maior, já conhecem a sua empresa.

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Quais os Primeiros Passos para Começar?

O primeiro passo é você, obviamente, criar a sua campanha na rede de pesquisa normalmente. Caso você não saiba como fazer isso, aqui, no blog, nós temos diversos conteúdos especiais e exclusivos que podem lhe ajudar.

Depois que criar essa campanha, você vai clicar nela e em seguida vai em “Públicos-Alvo” no menu lateral esquerdo. Em públicos-alvo eu posso adicionar novos públicos. Podendo ser de pessoas que visitaram meu site, páginas específicas. Em “editar”, você pode adicionar o público, basta selecionar a terceira opção, “remarketing” e depois, na lista suspensa, escolher se o público será: visitantes do website, usuários do Youtube, enfim, toda essa parte de remarketing que a gente sempre fala em nossos conteúdos.

Você pode também, nessa mesma página, excluir pessoas que você não tem interesse em mostrar os seus anúncios. Basta ir no menu superior horizontal da tela e encontrar a opção “Exclusões”, clique nela.

Por exemplo, eu estou vendendo aqui um curso chamado M30 e eu não quero que as pessoas que já compraram, mesmo que elas pesquisem o curso, vejam o meu anúncio. Porque não faz sentido. Eu já vendi para ela.

Como eu posso utilizar a estratégia de campanhas remarketing de pesquisa?

Como vimos, o primeiro passo é você criar uma campanha de rede de pesquisa normalmente. Então, qualquer pessoa que pesquisar, como está sem nenhum público-alvo, vai ver o anúncio. Por exemplo, se o usuário pesquisar “aprender tocar teclado” ele vai ver o meu anúncio.

Perfeito. Até aí tudo tranquilo. Mas é normal o usuário entrar em um site e não comprar na primeira vez que entra. É a famosa “dando uma olhadinha”. E ele pode sair do seu site e procurar outras opções no mercado. Pesquisar preço, produtos, vantagens. E aí quando a pessoa sai do seu site e volta para o Google e começa a pesquisar ela vai encontrar outros sites. Porém, como você a trackeou da primeira vez que ela entrou, ela está em um público de remarketing e você consegue, da segunda vez que ela vir pesquisar sobre o produto/serviço, oferecer algo de diferente para ela.

Você pode dar um ajuste de lance maior, ou seja, você realmente domina a primeira posição, pois se ela está voltando para pesquisar esse mesmo produto é porque, talvez, já venha com uma decisão mais clara de que vai comprar o seu produto. Então, é melhor você dominar as primeiras posições e até oferecer algum desconto, algum diferencial.

É normal, hoje, fazer pesquisas de produtos e serviços. O usuário entra em um site, depois vai em outros e quando se decide em comprar ele pesquisa a última vez para então voltar a algum site. É nesse momento que você pode apresentar uma oferta diferenciada para atraí-lo e, finalmente, converter.

Então, resumindo, você pode criar uma campanha de pesquisa padrão, vamos nomeá-la de campanha ampla. Ela será segmentada, como padrão, somente por palavras-chave.

Em um segundo momento, você pode criar uma campanha pesquisa para campanhas de remarketing. E aí, como é que faz? A pessoa pesquisou, se ela voltar a pesquisar e ela já entrou no meu site, ela vê um outro anúncio.

Nesse caso, no primeiro contato, ela verá o anúncio da campanha de pesquisa padrão. Esse anúncio A vai oferecer o produto/serviço, vai ter um CTA e tudo mais que você já conhece.

Em um segundo momento, quando e se essa pessoa voltar, ela vai ver o anúncio B. Da campanha pesquisa para campanhas de remarketing. Algo como “Aproveite a Nossa Promoção”, uma oferta diferenciada, uma vantagem a mais para ela converter com você.

E você pode dar um lance maior para esse público, que vai ser bem menor que o padrão, porque se trata de um público que já entrou em seu site e, portanto, é menor e já demonstrou interesse anteriormente. Isso fará você dominar as primeiras posições e chamar a atenção do alvo.

Você também pode excluir um público, como vimos, por exemplo, pessoas que já compraram o produto que está sendo promovido. Nesse caso, podemos nomear esse público de “Clientes”. O segundo, ou seja, o remarketing, você pode eliminar no primeiro, ou seja, excluir da sua campanha simples as pessoas que visitaram o seu remarketing, por exemplo.

Simples assim! Com isso, você consegue dominar a parte de pesquisa da primeira vez que ele está pesquisando, ele volta, continua a sua pesquisa e na segunda vez que ele volta, você já o aborda com uma oferta mais assertiva. Olhe seus concorrentes e se prepare para quando ele voltar, você oferecer mais vantagens, preço melhor, enfim. Certamente, você vai conseguir se diferenciar na escrita do seu anúncio.

Então, só quem vai ler esse anúncio em específico, com uma promoção, com um desconto, são pessoas que, de fato, estão pesquisando, ou voltando para visualizar mais uma vez o seu produto. Isso é uma ultra segmentação na rede de pesquisa, que te ajuda a segmentar o anúncio baseado na jornada de compra do consumidor, do usuário, na jornada do cliente como um todo.

Você pode adicionar qualquer público de remarketing que criou no seu gerenciar de públicos-alvo.

Pode ser que eventualmente, após adicionar um público, você veja a seguinte mensagem em vermelho do Google: “Público-alvo muito pequeno para segmentar”. Isso significa, provavelmente, que o seu público-alvo tem um número inferior a 1000 membros ativos.

Se o seu público atender a esse requisito, você vai conseguir ver as conversões de cada público, os lances, o custo por conversão, cliques, CTR, CPC médio. Ou seja, vai acompanhar normalmente o resultado desses públicos que estão pesquisando novamente.

Espero que esse conteúdo tenha ampliado a sua visão sobre campanhas de remarketing de pesquisa no Google. E que te ajude a gerar mais resultados.

Assista ao vídeo abaixo

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