O que Fazer Antes de Começar Seus Anúncios no Google

A primeira coisa que é preciso fazer, antes de começar seus anúncios no Google é entender o seu negócio. Ou seja, analisar o site, os serviços/produtos oferecidos para saber quem é o seu público alvo.

Como começar seus anúncios no google ads

A maioria dos anunciantes não têm, sequer, noção, do perfil do seu consumidor. Pode parecer estranho, mas muitos costumam enquadrar seu público na faixa etária de 18 a 84 anos, o que é um erro. Afinal, embora haja a possibilidade, muitos produtos são mais específicos quanto a idade de seu alvo. Ou, ao menos, a maioria possui uma faixa etária que compra mais. Esse equívoco acaba atrapalhando ainda mais os resultados de quem investe pouco em anúncios no Google, já que o correto seria focar mais no grupo de pessoas, dentro do público alvo, que consome mais.

Óbvio que vão surgir dúvidas nessa definição de público, é por isso que para ter certeza das características do seu alvo, o ideal é utilizar o gerenciador de público alvo. Antes de criar uma campanha, você pode utilizar essa ferramenta para descobrir quem são as pessoas que entram em seu site.

Por exemplo, imagine que nós temos uma empresa de turismo, então quando começamos uma campanha de pesquisa, para vender pacotes, devemos segmentar, por idade, para todos ou classificamos uma faixa etária específica? Muitos escolhem a opção “todos”, mas o mais assertivo é focar na faixa que compra mais. Isso quer dizer, se o seu o público é de 18 a 84 anos, mas o grupo dentro desse público que mais consome tem de 45+ anos, então é nessa classificação que você deve trabalhar.

É claro que você nunca deve gerenciar tráfego com base em achismos, por isso, sempre acompanhe as métricas na ferramenta. A ideia por trás da estratégia é já começar uma campanha otimizada, focada em seu público alvo. Todos nós temos uma noção básica de quem é o consumidor de determinado produto, bastando filtrar pela idade média, a renda de acordo com o valor do produto, dentre outros pontos. Mais uma vez, esse é o primeiro passo, as confirmações quanto a esse perfil virão do gerenciador de público do Google. Dessa forma, antes mesmo de ver qualquer coisa de sua campanha, você já está segmentando.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Como começar seus anúncios bem: Definindo Alvo com URL no Gerenciador de Público do Google

A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar seus anúncios é olhar para o seu site com maior critério para tentar traçar o perfil dos seus principais concorrentes. Uma boa ideia é fazer uma lista das principais palavras-chave do seu negócio e desse modo fazer uma busca no Google, localizando as URL’S de maior relevância.

Uma vez feito isso, agora com as URL’S de seus concorrentes em mãos, será necessário voltar a ferramenta “Gerenciador de Público Alvo”, para pesquisar o site. O retorno da busca será surpreendente, pois o Google lhe revelará dados capazes de mostrar as características do público alvo do seu concorrente, que obviamente, se aproxima e muito do seu. Eu sempre coloco, no mínimo, 3 URLS, pois dessa forma o resultado me informa o tamanho do público e as palavras-chave.

O interessante é que essas informações também são bastante relevantes para que você utilize em suas campanhas do Facebook.

Os 3 Pilares de Uma Campanha de Sucesso

Os 3 pilares de uma campanha de sucesso são:

  1. Site, ao qual colocamos a URL de destino, local que receberá o tráfego.
  2. Segmentação.
  3. Anúncio.

O que acabamos de ver acima faz parte do segundo pilar, a segmentação. Ou seja, se você erra nesse direcionamento, escolhe palavras-chave ruins, não inclui palavras negativas o suficiente, entre outras ações necessárias, está abalando fortemente um pilar estrutural da sua campanha, o que afetará negativamente o nível de sucesso dela.

Outro ponto importante é se atentar à quais campanhas geram mais conversões no Google. Geralmente, elas seguem a ordem: Shopping, Pesquisa (Search), Display focado em Remarketing. Isso garante que você possa investir no tipo de campanha que traga mais resultados para o seu negócio. Essa dica é válida especialmente para e-commerces. Caso você não tenha um Merchant bem desenvolvido, sugiro que resolva esse ponto o mais rápido possível, urgente, pois é prioridade.

Quais São as Metas Para Gerenciamento de Campanha?

Geralmente, antes de começar seus anúncios no Google, é necessário olhar duas metas. CPA e Volume. Se não tiver esses valores, sugiro que faça o cálculo. Aqui, no blog, você encontra materiais exclusivos que lhe ajudam a calcular adequadamente essas metas. Qual o seu CPA mínimo, médio, máximo? Quanto você vende pelo Google hoje? Esses cálculos podem lhe oferecer respostas muito seguras para essas perguntas.

E a partir delas você passará a desenvolver estratégias para impulsionar os resultados de maneira mais contundente e relevante, baseado em dados do seu negócio.

Segmentação por Palavras-chave – Ver Termos de Pesquisa

Eu costumo dizer que as palavras-chave são o coração da Campanha do Google na Rede de Pesquisa. Por isso, é imprescindível acompanhar o “Ver Termos de Pesquisa” a cada dois dias, no mínimo.

Na Blueberry e no Aprenda Piano, por exemplo, nós negativamos cerca de 1200 palavras em cada um. Isso pode lhe dar uma dimensão do quanto as campanhas podem se desenvolver e ser otimizadas ao longo do tempo.

Se a palavra é boa, adicione na campanha. Se for ruim, exclua. Agora, jamais deixe de fazer essa classificação, pois ao estar como “nenhuma”, basicamente você não está dizendo ao Google qual comportamento ele deve ter relacionado a ela.

Faça um estudo profundo das palavras-chave, retire ideias, refine ainda mais, segmente ao máximo.

Primeiro você deve começar bem focado e depois que os resultados começarem a aparecer, vá ampliando.

Inicie focando onde você tem certeza que vai converter!

Estratégia de Segmentação por Localização

É importante ficar atento ao preço do frete dos seus produtos em relação a localização dos seus potenciais consumidores. Por exemplo, uma empresa do Sul que entrega para o nordeste, pode ter problemas com os custos de transporte, inclusive, porque o produto pode ter preço inferior ou igual ao frete.

Um produto de R$600, com frete de R$500, tem maiores dificuldades para ser comercializado. Então, nesses casos, o ideal é focar nos Estados que geram mais resultados. Geralmente, são: Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, ou seja, Sul e Sudeste.

Antes de pensar a campanha, trabalhe a segmentação do público, sempre a otimizando. A grande sacada é otimizar, antes mesmo de começar seus anúncios no Google.

Assista ao Vídeo sobre O que fazer antes de começar seus anúncios no Google Ads

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