Como Escalar Minhas Campanhas Na Pesquisa Do Google

Como escalar minhas campanhas e vender ainda mais na rede de pesquisa do Google. Eu já fiz aqui um conteúdo sobre como você pode anunciar, escalar suas campanhas e vender mais no Youtube. E agora, vamos falar sobre a rede de pesquisa. Que a gente sabe que é um dos principais canais para você fazer vendas através da internet.

Quando a pessoa pesquisa o seu produto lá no Google, o que significa? Que ela está realmente super interessada naquilo que você vende. Seu serviço, seu produto, pode ser qualquer coisa. Ela está interessada em saber mais informações ou receber ofertas daquele determinado produto ou serviço. 

Porém, o seguinte… vamos supor que você esteja vendendo, por exemplo, um curso de teclado. Se você for lá no planejador de palavras-chave do Google, que vamos falar daqui a pouco sobre, ele vai lhe mostrar, mais ou menos, a média de pesquisas mensais. Então, ele lhe dirá, algo do tipo: “Tem mais ou menos 1000 pesquisas mensais dessa palavra-chave”.

Então, vamos supor que a palavra-chave aqui seja “comprar curso de teclado”. E você quer anunciar ao máximo, porque está vendendo muito, realmente, está conseguindo ter muitos alunos, crescer seu negócio, muitos clientes… só que vai ter uma hora que vai bater no teto. Porque há, infelizmente, só mil pessoas pesquisando sobre isso no Brasil e aí você não consegue escalar, vender mais, em volume.

Você consegue ter um custo de conversão bom, consegue ter aluno, mas você quer ter, obviamente, mais faturamento. 

Você pode dizer: Como que eu posso fazer isso então, Tiago? Não tem como escalar, porque eu vendo isso aqui e não tem mais o que fazer.

Sem tempo de ler? Ouça o Podcast!

O Que Eu Faço para Escalar Minhas Campanhas?

Beleza. O que eu fiz e que deu muito certo e também você pode testar. É claro que isso é diferente de ramo para ramo, então vai valer o teste aí para você com orçamento menor, que a gente chama de orçamento “verba de guerra”. 

O que é isso? É quando você prepara um orçamento pequeno que se perder não tem nenhum problema, mas é um teste para ver se pode gerar um resultado positivo para você.

Então, olha só, curso de teclado é uma “bolinha” do universo da música. O universo é muito amplo, o curso de teclado se refere a um instrumento entre vários. Aí tem curso de técnica vocal, de violão, de guitarra, acordeão e assim por diante. Fora isso, não é só curso que tem. Existem pessoas, por exemplo, procurando sobre escola de música, um pouco mais amplo. Ou pessoas procurando sobre comprar teclado, comprar piano, entre outros relacionados.

O que a maioria faz e é o correto, é começar focado. A gente tem que iniciar as nossas campanhas de uma maneira focada. Focar nas palavras que vão trazer resultado para você. E eu falo muito aqui sobre o círculo concêntrico. Que é basicamente um círculo em cima do outro. O mais interno corresponde as palavras super focadas que você vai começar, que vai gerar resultado, vai trazer clientes, rendimento… e aí você vai começar a ampliar o seu público alvo, trabalhando outras palavras, indo para o próximo círculo, um novo nível.

Vamos supor que eu comece com a palavra-chave “curso de teclado”, então se o usuário pesquisar esse termo, meu anúncio vai aparecer. E aí tem um universo que é possível explorar, tirando só o curso de teclado. Por exemplo, se a pessoa colocar “apender teclado” já é um outro universo aqui que você pode explorar também.

Porque quem está procurando aprender teclado, pode se interessar por um curso. Outra pessoa pode ser “aulas de teclado no Youtube”, eu posso explorar. Então, o primeiro nível, “curso de teclado” vai trazer um custo por venda menor, porque obviamente a pessoa está encontrando exatamente o que ela está procurando, já que ela deseja comprar um curso.

Só que têm outras palavras-chave que você pode incluir que vai te ajudar a trazer mais conversões. Por exemplo, “aprender teclado”. Esse usuário, talvez, queira umas dicas de teclado. Ou a pesquisa direta “dicas de teclado” pode ser interessante. Até mesmo dá para criar um outro grupo de anúncio para fazer um teste com termos como “curso de teclado grátis”, mesmo que o seu curso não seja gratuito. De repetente o usuário pode ver valor e acabar optando pela compra.

Geralmente, as palavras-chave mais amplas, os círculos mais externos, apresentam um custo por conversão um pouco maior, mas vai valer a pena pelo volume. E aí quando o cliente entra na sua loja, na sua empresa, você consegue vender, inclusive, outros produtos para ele.

Você pode dizer: Tiago, eu peguei já todo o universo de teclado. De curso. Não tem mais nada o que eu fazer.

O que a gente pode fazer é ver o que o teclado tem de ligação com o curso que a gente está vendendo. Por exemplo, quem toca teclado tem também o desenvolvimento no ouvido musical e na hora de cantar. Então, eu poderia colocar um anúncio para quem está procurando curso de canto, outro para quem quer melhorar o ouvido musical e aí eu criaria conjuntos diferentes. Sendo que acabaria sendo relacionado ao universo central, algo como “faça um curso de teclado para melhorar o seu ouvido musical” ou “faça um curso de teclado para cantar melhor”.

Qual a estratégia que eu estou passando para você? Como eu posso escalar as minhas campanhas. Simplesmente pegando o universo e ampliando para aqueles que faz sentido para o seu público alvo. Então, se a pessoa não sabe que tocar teclado vai melhorar o ouvido dela, mas vai.

E a gente pode pegar outros. Por exemplo, curso de violão. Será que um cara que está procurando por um curso de violão vai se interessar por teclado? Você pode fazer um teste. Algo como “curso de teclado para quem toca violão” ou uma oferta para que o usuário aprenda outro instrumento. Dessa forma, você começa a explorar. Assim, você consegue ter vários conjuntos de anúncio, vai descobrir várias palavras que estão passando despercebidas e que geram resultado para o seu negócio.

A grande sacada é que algumas dessas palavras são pouco concorridas, porque se vendo um curso de teclado, eu não quero colocar a palavra grátis. Eu vou colocá-la como palavra negativa, então ninguém vai anunciar para essa palavra. E você vai anunciar. Se a sua oferta estiver boa, você vai conseguir vender para essa galera, da mesma maneira.

A sequência da exploração dos universos tem que ser contínua. Então, você vai para o acordeão, até comprar teclado. Nesse caso, você poderia fazer um anúncio parecido com: “está pensando em comprar um teclado? Que tal comprar um curso para você aprender ainda mais?”.

Outra coisa que está no universo. Quais são os benefícios que fazer um curso de teclado gera para a pessoa? Vamos supor, nesse caso é comprovado que um curso de teclado, de música, trabalha a parte criativa do cérebro e deixa a pessoa mais inteligente. Então, para uma pessoa que está procurando, por exemplo, curso para ser mais inteligente, você pode criar um anúncio falando sobre esse benefício. Algo como: “Você gostaria de trabalhar a sua criatividade, ser mais inteligente nos raciocínios? Faça um curso de teclado que vai lhe ajudar em X e Y”.

Ou seja, no universo desse produto, você pode pegar essas palavras-chave. Dessa maneira, você consegue escalar as suas campanhas e ter mais resultado.

Analisando a Conta de Google do Aprenda Piano

Eu vou mostrar agora para você o que, de fato, aconteceu, mais ou menos em 2017. Quando eu estava gerenciando a conta de Google do Aprenda Piano.

Em número de conversões, nós vamos ver quais grupos geraram mais em volume. Na minha cabeça, a palavra-chave curso de teclado era a que gerava mais vendas, porque é o óbvio. As pessoas estão procurando curso de teclado. E realmente em quantidade de conversões ela foi uma das melhores. Em volume de conversões, ela aparece em segundo lugar. Mas olha só, em primeiro lugar, sendo quase três vezes em relação ao segundo colocado, gerando 142 vendas, está a palavra-chave “aprender piano”.

M30 era o nome do produto, então ele aparece bem no ranking, se posicionando em terceiro lugar, mas para esse caso não devemos considerar tanto.

Agora, logo abaixo, em quarto lugar, temos “Aulas Teclado”. Esse era um outro conjunto que eu não estava nem prestando atenção e gerou 41 vendas. Se dependesse só da palavra-chave “Curso Teclado” ou “Curso Piano” eu teria em torno de 70 vendas. Ou seja, 70 alunos.

Só que pelo simples fato de eu ampliar um pouco mais esse leque, eu tive mais de 160 vendas. Até a palavra-chave “Teclado Grátis” estava convertendo. O termo “método teclado” também converteu 35 vezes. Obviamente o “curso teclado” tem um custo por venda, como tínhamos falado, menor. Porém o restante está convertendo mesmo assim na meta de conversão.

Outra palavra, “órgão”. Não estava no nosso radar. Incluímos e converteu. Então, se você conseguir converter aqui, uma, duas, três, se juntar tudo o seu resultado será incrível.

Nessa conta a gente tem, por exemplo, o termo “Acordeon”, não estava no nosso radar, incluímos e fizemos uma conversão. “Instrumento”, também é um outro exemplo dessa mesma situação.

“Piano Grátis”, “Professor Teclado”, “Escola de Música”, todas venderam. E assim por diante. Depois, começamos a ampliar ainda mais. Então utilizamos os termos “guitarra”, “violão”, “partitura”, entre outras relacionadas.

Então, a forma de você escalar é encontrar palavras que fazem sentido para o seu público alvo e inserir. Só que eu separo por grupo de anúncio. A explicação é simplesmente para que uma campanha não atrapalhe o desempenho da outra. Dessa forma, eu consigo definir individualmente CPA, entre outros pontos e faço testes. Se não der resultado, pauso a campanha e vamos para a próxima.

Você vai encontrar, como eu encontrei aqui, várias palavras muito boas que não estavam no seu radar. E você consegue escalar as suas campanhas dessa forma.

Como Encontrar Palavras-Chave para Escalar Minhas Campanhas? 

Você pode falar: “Tiago, como eu encontro o volume de buscas das palavras, como essas palavras são pesquisadas e tudo mais?

Bom, você vai, na sua conta de Google, em “ferramentas”. Depois, vai clicar em “Planejador de Palavras-chave”. Assim que a página carregar, clique na opção “Encontre novas palavras-chave”.

Quando clicar, você vai colocar palavras, só que não tão focadas, como, por exemplo, curso de piano. É muito focada. A gente vai usar, nesse caso, só “piano”. E aí você vai fazendo sequencialmente, depois de “piano”, coloque “música” e várias outras palavras que façam sentido para o seu universo, para o seu público alvo.

Assim que você coloca a palavra, por exemplo, “piano”, será necessário clicar em “Começar”.

O Google vai exibir várias buscas mensais para você escalar a sua campanha. Então, por exemplo, a palavra-chave “teclado musical” tem 110 mil buscas por mês. É uma palavra que não diz muita coisa, mas através do meu anúncio eu posso chamar atenção para o usuário comprar o meu curso.

“Piano Preço”, a pessoa quer comprar um piano, eu posso aparecer para essa pessoa também. Posso criar um conjunto de anúncio falando só sobre “piano preço”, “comprar piano”, tudo voltado para a compra de piano.

Temos aqui também “piano vertical”, “quanto custa um piano” eu posso fazer um anúncio focado para essa palavra-chave. Como que eu crio um conjunto de anúncio? Tudo que tem a ver com, por exemplo, piano elétrico, as variações, têm que ser colocadas nesse conjunto específico. E, se possível, se você notar que essa palavra-chave é muito relevante para você, crie uma Landing page específica, vendendo o mesmo produto, mas que tenha a palavra “piano elétrico”, porque aí melhora ainda mais o seu índice de qualidade.

Aqui mesmo no blog, tem um conteúdo falando sobre índice de qualidade, que pode ser bastante útil para a sua jornada em busca de melhores resultados.

Enfim, se eu dependesse só do óbvio, que nesse caso é “curso de teclado” ou “curso de piano’, eu teria 740 visitas por mês. É muito pouco. Só a palavra-chave “piano vertical” tinha 110 mil.

Então, você tem que realmente procurar, dentro do seu universo, coisas que fazem sentido para anunciar para o seu público alvo. Assim, você consegue escalar as suas campanhas, aparecer para as pessoas certas ou que, talvez, nem tenham tido interesse de imediato em comprar de você, e aí torna-se possível vender ainda mais na rede de pesquisa do Google.

É isso! Espero ter ajudado.

Nos falamos no próximo conteúdo. Grande abraço!

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!

Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixar Slide

Tchau-tchau.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →