Como Funciona a Publicidade no Youtube?

Sempre falo que um grande empreendedor deve contar com o auxilio de todos os recursos que tiver ao seu alcance, principalmente os disponíveis nos meios online para atingir seus objetivos, incluído neles deve estar ter uma maior comunicação com seu público alvo. Acredito que não seja novidade para você que os vídeos se tornaram fundamentais para quem quer estar presente nas redes sociais de forma ativa e positiva, isso porque o vídeo é uma importante ferramenta na hora de tornar seu conteúdo mais completo, ganhando assim interatividade e consequentemente mais relevância.

Pensei em criar um conteúdo que te ensinasse e explicasse como funciona a publicidade nesse canal, como anunciar no Youtube, além de te mostrar como ações pontuais podem lhe ajudar agregar valor ao seu negócio. Eu até já tenho um artigo que fala como você deve fazer para se conectar com seu cliente através do Youtube, mas pensei em focar nos métodos de publicidade que essa plataforma oferece, fazendo um passo a passo bem explicativo de tudo que deve ser encarado como importante no momento em que você decidir anunciar nesse canal.

 

Publicidade no Youtube

 

Prefiro iniciar o artigo do básico, para que o conteúdo seja acessível a todos, desde o iniciante até o usuário que está na classificação mais avançada, portanto falarei primeiro sobre a plataforma.

Entendendo o Youtube

Começar explicando sobre o que é o Youtube certamente lhe causaria risos, pois se você chegou aqui, certamente já sabe do que se trata. Então gostaria de lhe passar alguns dados que podem agregar valor e são muito importantes para que você entenda o poder dessa plataforma.

  1. O Youtube foi o terceiro site mais visitado em 2014.
  2. Possui aproximadamente um bilhão de acessos
  3. É o site mais acessado através do Mobile.
  4. 18% de todo tráfego da internet se destina ao Youtube.
  5. Tem o poder de compartilhamento nas redes sociais, incluindo as principais redes como Facebook, Twitter e Google+.

Analisando rapidamente esses dados, o que você pode concluir? Se nada lhe vem em mente, eu posso te dizer: Não trabalhar com publicidade no Youtube é perder uma parcela no alcance de novos clientes, conversões e autoridade.

 

Publicidade no Youtube

 

Anúncios no Youtube

Vou lhe apresentar agora os tipos de anúncios que o Youtube oferece, assim se você estiver interessado em investir nesse tipo de campanha já saberá qual modalidade te atende melhor. De início já lhe digo que se parecia bom, é ainda melhor, pois são três, os tipos de anúncios disponibilizados pela plataforma:

  1. Anúncio de Texto: Esse formato ocupa 20% do espaço da tela, na parte inferior da reprodução do vídeo. É bastante comum entre os usuários que desejam que seu anúncio seja rapidamente visualizado, gerando assim uma fixação de marca.
  1. Anúncios Gráficos/Banner: Os anúncios gráficos são exibidos normalmente na parte inferior do vídeo em reprodução, mas também pode aparecer em qualquer página da rede de display em que o proprietário do canal permitir anúncios gráficos.
  1. Anúncios em Vídeos: O anúncio em vídeo pode aparecer antes, no meio da reprodução de um player ou ao final. É importante lembrar que existem alguns casos que é necessário que o usuário ative a opção para poder assistir o vídeo. Pode aparecer também em espaços de anúncio em vídeo ou qualquer parte da rede de display autorizada pelo seu proprietário.

 

Publicidade no Youtube

 

Para selecionar uma das opções acima, você precisará criar um anúncio, ou seja, uma campanha dentro do Google Adwords, se você não sabe como realizar essa tarefa, pode descobrir aqui, assim que você fizer sua campanha no Adwords, você deverá selecionar a opção que habilita a publicidade na rede de display.

Quais as Vantagens de Anunciar no Youtube?

Acredito que logo no início lhe apresentei algumas vantagens de escolher fazer publicidade nessa plataforma, além disso, você também deve estar ciente de algumas outras vantagens, mas você sabe quais são as principais entre elas? Realmente esse tipo de publicidade apresenta diversas, porém lhe apresentarei as mais importantes a meu ver:

  1. Grande Tráfego: O Youtube é um dos sites mais visitados no Brasil, isso aumenta muito as possibilidades de que seu anúncio seja visualizado.
  2. Segmentar os Anúncios: Com a utilização do Google Adwords você pode segmentar a exibição de anúncios para que quem os veja seja realmente o seu público alvo.
  1. Horário de Exibição: É você que irá escolher em quais horários o seu anúncio aparecerá no Youtube, ou seja, através do monitoramento do seu público alvo, você pode escolher que suas exibições apareçam apenas em horários em que seu público alvo está mais ativo, fazendo com que sua taxa de conversão aumente.
  1. Adaptabilidade: Dentre as vantagens mais importantes, está o desempenho de adaptabilidade da plataforma, o Youtube ao ser compatível com Smartphones, Tablets e Desktops traz ao anunciante a certeza de um maior alcance de seus anúncios, pois independente do meio usado para acessar, seu anúncio será exibido ao possível consumidor.
  1. Pagamento por Ação: Quando se fala em investir no Youtube o retorno é praticamente certo, isso porque você só pagará se o usuário realmente executar a ação que você escolher na hora da criação de sua campanha. O pagamento pode acontecer através do CPV que é o custo por visualização ou por Custo por clique na miniatura, exibida através de vídeos relacionados e através da pesquisa direta.

 

Publicidade no Youtube

 

Como Produzir um Vídeo de Anúncio Atraente para o Youtube?

As técnicas para a produção de um vídeo de qualidade são variadas, mas posso apontar para você algumas que em minha opinião são as mais relevantes e que mais me trouxeram conversões.  Acredito que para ter melhor conversão, não basta ter toda essa estrutura de plataforma, você precisa saber produzir um anúncio bom, atraente ao seu público alvo, portanto resolvi te ajudar com isso, a seguir vou te mostrar como você pode fazer um vídeo de anúncio atraente para o Youtube de forma simples.

  1. Definindo o Roteiro: É preciso que você faça um passo a passo do que pretende falar, os vídeos precisam ser rápidos e objetivos, ou seja, você precisa entregar o conteúdo que seu público deseja.
  1. Qualidade do Vídeo: Posso lhe garantir que um vídeo gravado em baixa qualidade, com som ruim ou de imagem desfocada pode até lhe trazer visualizações, mas não trará conversões. Com o aumento da tecnologia e da oferta de informação e produtos no mercado, as pessoas passaram a ter uma visão mais crítica e com isso não perdem mais tempo com conteúdos visualmente desagradáveis.
  1. Inovação: Para que você consiga destaque, o seu vídeo precisa ter um diferencial, precisa entregar um conteúdo criativo e ao mesmo tempo inovador para que gere maior interesse em seu espectador. Procure descobrir os maiores problemas de seu público alvo e gere soluções criativas, engajando sempre de forma natural. Escolha uma linguagem simples, objetiva, direta e limpa.
  1. Capte os Usuários: Um segredo poderoso sobre os anúncios em vídeo é que você precisa entregar algo sensacional nos cinco primeiros segundos de exibição, isso porque esse curto espaço de tempo é que faz o cérebro humano ativar o interesse e a curiosidade pelo que está vendo. São nesses cinco segundos que está a sua chance de captar um simples usuário e torná-lo cliente, portanto você deve se preocupar em oferecer algo que ele esteja querendo, não basta mostrar o produto, o seu poder de persuasão e argumento deve aparecer aí, pois saiba que o consumo é baseado em status agregados na propaganda, ou seja, a propaganda agrega diversos valores ao produto, valores esses que os clientes acreditam possuir no momento do consumo. Dentre esses valores mais agregados/consumidos estão os status de poder, beleza, riqueza, exclusividade, pertencimento a uma classe ou grupo social, entre outros.

Minha última dica antes de finalizar esse artigo é: Não desista. Os negócios grandiosos que você conhece e admira não foram feitos do dia para a noite, com certeza houve muita dedicação, tentativa e erro, testes, momentos bons e ruins, adquirir experiência é essencial para que você modele o seu negócio até que ele se torne lucrativo.

Agora é colocar em prática todo o conhecimento adquirido, escolhi não falar sobre como anunciar no Youtube aqui, pois já havia feito um artigo sobre isso, se você quer adquirir um pouco mais de conhecimento, você pode conferir meu artigo aqui.

 

Publicidade no Youtube

 

Gostaria de agradecer sua presença e dizer que desejo de verdade ter alcançado suas expectativas, quero que saiba que trabalhei duro durante alguns dias para conseguir entregar algo que fosse interessante e agregador. Caso reste alguma dúvida ou queira dar alguma sugestão, basta deixar um comentário que terei o maior prazer em ler e se for o caso apresentar soluções.

Obrigado, volte sempre!

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