Como Inserir o Valor de Conversão no Google Ads

Como inserir o valor de conversão nas suas campanhas de Google Ads. E por que isso é fundamental? É muito importante e você vai ver isso aqui, nesse conteúdo.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Qual É a Métrica Mais Importante no Google Ads?

Quando você entra na sua conta de Google Ads, você vai ver vários números. E o principal número que você tem que ver, a principal métrica que é preciso acompanha, é o retorno sobre o investimento. Quanto que você está investindo no Google e quanto está voltando. Simples! Essa é a métrica mais importante.

Você pode dizer que tem o CPC, CTR, posição média, taxa de conversão. Beleza. Tudo isso são métricas que você vai avaliar, vai levar em conta, mas o mais importante é: “Botei R$1000 reais, quanto voltou desse valor?”.

Porque Conhecer a Métrica Mais Importante é Fundamental?

Muita gente não tem isso de uma forma clara. E você pode inserir isso na sua campanha de Google para, no mesmo momento em que entrar, já identificar qual campanha, qual grupo de anúncio, qual anúncio, qual palavra-chave, qual segmentação está, de fato, gerando mais resultado. Ou seja, qual dessas campanhas, anúncios, está, realmente, colocando mais dinheiro no seu bolso. E isso é fundamental para você ter mais resultado no Google.

Você precisa saber disso porque vai passar a enxergar onde pode aumentar ou diminuir e assim otimizar a sua campanha. Então, se você trabalha de uma forma cega, sem saber por onde está entrando mais dinheiro, também não sabe onde vai investir mais. Seu resultado a longo prazo não vai ser bom. Você não tem como otimizar a sua campanha.

Quanto mais informações relevantes você tiver da sua campanha, melhor. Porque você vai otimizar de uma maneira muito mais fácil, rápida e melhor.

Como Eu Calculo o Meu Valor de Conversão?

Quando uma pessoa entra no seu site, pode ser e-commerce, venda de serviço, enfim, qualquer site, e foi ao check-out, pagou, ela vai para a página de obrigado. Então, todo mundo que entra nessa página de “obrigado pela compra” pagou para você, colocou dinheiro, de fato, no seu bolso.

No Brasil, a pessoa, geralmente, pode comprar por dois formatos. Cartão de crédito ou por boleto bancário. Infelizmente, nem todo mundo que gera um boleto bancário faz o pagamento. Então, o que eu faço? Geralmente, eu crio uma outra Landing Page de conversão/Página de Obrigado e a chamo de, por exemplo, “Obrigado – Boleto”.

Eu faço isso porque todo mundo que vem, diz que paga ou gera o boleto, vai para uma página X ou Y. Só que 100% das pessoas que passam o cartão e ele é aprovado, eu recebo o valor.

Vamos supor que, nesse caso, o valor do meu produto é de R$297 reais. Agora o seguinte, todo mundo que gera o boleto não paga. Como é que eu calculo para identificar o valor do boleto? Pensa bem. Eu vou lá, pego todos os boletos gerados e vejo a porcentagem de boletos pagos. Então, vamos supor que a cada 3 boletos gerados, 1 é pago. Eu sempre recomendo você ter uma equipe de vendas, no WhatsApp, para ir conversando com a pessoa para ela pagar o quanto antes, mas essa é uma métrica bem real.

Então, R$297,00 reais, se eu dividir isso por dois, para arredondar, vou dizer que cada boleto vale para mim R$100 reais.

Se a pessoa vem aqui e paga no cartão, gera um valor de conversão de R$297. Se a pessoa entra, gera um boleto e vai para a página de obrigado, “estamos esperando o seu pagamento”, gera um valor de R$100. Até aí, tudo bem! Esses vão ser os valores que você vai inserir lá no código de conversão.

Detalhe: “Tiago, eu tenho muitos produtos e não sei qual valor de conversão colocar. Porque tem produto que custa R$100 reais e tem produto que custa R$300.

Você tem duas opções aqui. Se trabalha com e-commerce, vai vincular a sua conta de Analytics e você consegue metrificar, com uma configuração do Analytics junto com o seu e-commerce, o valor de conversão de cada transação. É um pouco maçante fazer isso, mas vale a pena.

Caso você queira fazer isso de uma forma bem simples, tem a opção de trabalhar o ticket médio da sua empresa, do seu negócio como um todo. Como é que você faz isso? Se a sua empresa fatura R$100 mil por mês, vamos supor, e você fez 100 vendas, você divide um pelo outro, ou seja, faturamento dividido pela quantidade de vendas. O resultado aqui seria R$1000 reais. Então, o ticket médio, o valor de conversão, é mil reais.

Simples assim. É dessa forma que você pode fazer para incluir o valor de conversão. Mesmo que não fique 100%, mas é bem melhor do que você não ter nenhuma informação de valor de conversão.

Então, pega o faturamento divide pelo volume de vendas e você vai ter o ticket médio. Tem produto que custa R$800, tem produto que custa R$1200 e assim por diante. Porém, a média de venda é R$1000 reais. E você pode alterar esse valor de conversão a qualquer momento e já altera na sua campanha, no mesmo momento.

Vamos supor que a cada mês você tenha um valor diferente. Assim que você aplicar o valor do novo mês, ele atualiza automaticamente nas suas campanhas. Claro, a partir do momento da atualização em diante, não antes disso. Antes ficou aquela conversão lá e quando você muda o preço, altera do momento em diante.

Como Funciona o Valor de Conversão no Google Ads na Prática?

Vamos olhar na prática como é que funciona isso. Olhando uma conta de Google. 

Eu entrei aqui em uma campanha da rede de pesquisa e nós temos aqui vários grupos de anúncios. O que eu geralmente olho? Quanto que eu investi no Google e quanto que isso gerou para mim, para o meu bolso, para a minha empresa.

Isso que é importante. Batendo o olho rápido nessa campanha, eu consigo ver que investi R$4.500,00 reais e que voltou R$29.700,00 reais. Excelente! Só nesse grupo de anúncio, está me gerando um retorno sobre investimento muito bom, com um custo de conversão de R$38 reais. Eu até peguei um período maior, nessa campanha, para a gente ter mais dados e conseguir usufruir mais desse exemplo.

O próximo aqui, R$1740 de investimento e o valor de conversão é de R$12 mil. Melhor até que o anterior. Então, eu posso até focar um pouco mais nesse grupo de anúncio.

Rapidamente essa é a métrica mais importante de olhar dento das suas campanhas de Google. Claro, depois têm CTR, Cliques, CPC, Taxa de conversão… tudo isso é importante, mas se você tiver colocando dinheiro e ele estiver voltando, palmas para você. É isso aí, agora é hora de escalar, de crescer ainda mais. 

Se está negativo, você tem que avaliar o que é possível fazer. Aí, entra na campanha, olha palavra-chave que está gerando resultado, palavras que estão ruins, palavras negativas que estão atrapalhando e vai otimizando a sua campanha sempre, realmente, focado em otimizar, em melhorar. Aumentando a diferença entre o investimento e o retorno.

Um ponto importante, se o seu foco é lead e não a venda direta. Se a pessoa entra no meu site e deixa o lead. Então, você precisa calcular o valor do lead. Não o custo.

Como Calcular o Valor do Lead?

Vamos supor que você está pagando R$2 reais para o Google a cada lead gerado. O que é um lead? Pode ser o e-mail da pessoa, pode ser o contato telefônico, WhatsApp, pode ser qualquer informação que seja relevante para você entrar em contato novamente com essa pessoa.

Você precisa agora calcular o valor do lead, quanto que ele vale. Então, você pega o faturamento e o divide pela quantidade de leads que você gerou. Por exemplo, se eu tenho um faturamento de R$100 mil reais e precisei de 100 leads, o meu valor de lead é R$1000 reais. Se a cada 5 leads eu faço uma venda. Então, pego o valor de venda e divido pela quantidade de leads.

Cada vez que você gerar um lead, mesmo que vá vender daqui 2/3 meses, você vai se empolgar em investir mais porque está vendo retorno imediato na sua campanha. Vendo o valor futuro que esse lead vai gerar para você. Dessa maneira, você trabalha de uma forma muito mais empolgada.

Se está tudo entendido, o próximo passo é colocar nas campanhas de Youtube, Gmail, rede de display, remarketing. E cara, é lindo quando você começa a gerenciar a campanha de forma clara, rápida e objetiva.

Talvez você esteja pensando que é muito difícil fazer isso. Mas é muito simples.

Passo-à-passo para Inserir o Valor de Conversão no Google Ads

Você vai clicar, na sua conta de Google, em “Ferramentas” e depois em “Conversões”. Essa página é onde você controla todas as suas conversões.

As conversões que eu estou colocando nessa conta, que usei como exemplo para esse conteúdo, são: “M30 Cartão e M30 Boleto”. Porque eu fiz aquele formato, se o cara pagar no cartão ele é um e boleto ele é outro. Nesse caso, é um produto específico. Você pode fazer esse mesmo formato também, caso tenha 3 ou 4 produtos, por exemplo.

Bom, nós vamos criar uma ação de conversão. Clique no sinal de “+” na tela. Depois, escolha a opção “Website”.

No bloco “Valor”, você pode usar o mesmo valor para todas as conversões, não esqueça de selecionar a sua moeda, no meu caso, coloquei “Real Brasileiro”. Em seguida, você vai colocar o valor de conversão, vamos supor R$500 reais.

Você verá que tem também a opção “Usar valores diferentes para cada conversão”. No Saiba Mais você descobre diversas formas e até passo-à-passo de como utilizá-la de forma adequada. Talvez, você precise de um programador para trabalhar com essa opção.

O mais básico, e você não precisa de ninguém, é você usar o “valor para todas as conversões”. Nesse passo-à-passo é o que vamos utilizar, pois é o mais rápido, fácil e você pode fazer em poucos segundos. Em poucos segundos, já estará aparecendo na sua conta.

Então, depois de escolher essa opção, colocar o valor e salvar. Pronto, fechou! Está tudo certo. Vai começar a rodar.

Caso você já tenha uma conversão, uma tag de conversão na sua conta, você pode clicar nela e editar configurações para alterar o valor.

Então, é isso. Espero que essa aula tenha ajudado você. Vá até a sua campanha, coloque o valor de conversão e comece a trabalhar de uma forma mais clara e objetiva. Com esses números mais claros, você vai se empolgar ainda mais em gerenciar e ver o resultado de faturamento entrando na sua conta.

Nos vemos no próximo conteúdo.

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