Como Superar Os Anúncios Dos Seus Concorrentes No Google

Como superar os anúncios dos seus concorrentes na rede de pesquisa do Google? Sabe quando você vai no Google e faz uma pesquisa e surgem vários anúncios ali? Sim, você também está disputando com outras pessoas a atenção e o clique do usuário para o site.

Obviamente que se o seu anúncio não for o melhor, ele terá menos clique, apresentará um CTR menor, um índice de qualidade menor e, no final, o seu resultado não vai ser o esperado.

Você precisa ter a mentalidade de sempre superar os anúncios dos seus concorrentes. Lembre-se: o melhor anúncio é o que vai chamar mais a atenção, mais cliques, e, no fim, vai gerar mais resultado para aquele anunciante.

Por isso, nesse conteúdo, nós vamos falar só sobre criação de anúncios. Como você pode superar os anúncios de seus concorrentes em, apenas, 3 passos.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

1˚ Passo – Analisando os Anúncios dos Seus Concorrentes

Você vai entrar na sua conta de Google e em seguida vai até o menu “Ferramentas”. Na sessão “Planejamento” clique em “Diagnóstico e Visualização de Anúncios”.

O primeiro passo que você tem que fazer é analisar os anúncios dos seus concorrentes. Não tem como você superar algo que não conhece. Não tem como fazer o melhor, sem conhecer, realmente, com quem você está concorrendo.

Clicando em “Diagnóstico e Visualização de Anúncios” você vai para uma parte onde se coloca uma palavra-chave para ver se o seu anúncio está saindo. Mas o propósito de a gente clicar aqui agora é só analisar a concorrência. Nessa página você vai colocar o local, que é a sua cidade ou onde você está anunciando. Para a gente fazer um teste, eu vou colocar no meu a cidade de São Paulo. Depois será necessário colocar o idioma, no caso, português, e em seguida o dispositivo, podendo ser computador, celular, tablet. Em nosso teste vou colocar computador para parecer maior.

A palavra-chave que você vai colocar na barra “Inserir termo de pesquisa” precisa ser diretamente ligada ao seu negócio, aquilo que você vende. Por exemplo, vamos supor que eu tenha uma casa de câmbio, então usei o termo “comprar dólar”.

Após você clicar na lupa, uma página de resultados se abrirá em sua frente. Como padrão, a primeira mensagem da página é se o seu anúncio está sendo exibido ou não. Logo abaixo a gente consegue ver que tem vários anúncios. Na minha busca em especial apareceram 4 na rede de pesquisa. Esses são os anúncios dos meus concorrentes.

E agora? O que fazer para superar anúncios dos concorrentes? Qual o objetivo dessa análise? Buscar algumas frases que, realmente, chamam a atenção para, em um segundo passo, superá-las.

2˚ Passo – Selecionando o Que Mais Chama Atenção

Como vimos, o segundo passo é selecionar o que mais chama atenção, mas não exatamente os anúncios dos concorrentes e sim as palavras e frases que estão chamando mais a atenção.

No meu exemplo, da casa de câmbio, eu encontrei frases como:

  • Sempre o dólar mais barato.
  • Compre quando quiser 24/7 (ou seja, 24h por dia, 7 dias por semana).
  • Câmbio 100% seguro. Algo muito importante para quem compra dólar.
  • Menores taxas.
  • Praticidade e Segurança.
  • 100% Digital.
  • Entrega Grátis.

Outra coisa que pude perceber é que cada palavra do corpo de texto está começando com letra maiúscula. O que nos faz constatar mais uma vez que anúncios onde a letra maiúscula aparece em cada palavra importante tende a chamar mais a atenção do usuário. Então, é uma coisa que a gente precisa ficar atento na análise.

Durante a análise pude verificar a utilização de extensões de anúncios, especialmente Snippets estruturados e Sitelinks. Ou seja, também será necessário aplicá-las em minhas campanhas.

Pronto! Fizemos uma análise, selecionamos as palavras e frases que mais chamaram a atenção, e agora nós vamos refazer esses anúncios de destaque, só que com palavras mais fortes. Desta forma estamos um passo mais próximo de superar os anúncios da concorrência.

3˚ Superar Anúncios dos Seus Concorrentes – Dicionário Criativo

Para refazer com palavras mais fortes, você terá que ir até o Dicionário Criativo, um site gratuito, que traz sinônimos e palavras similares àquelas que selecionamos anteriormente.

Agora, nós vamos colocar os termos no dicionário criativo e vai sair novas ideias para a gente criar o nosso anúncio. Então, seguindo o exemplo, primeiro eu vou colocar a palavra “menores”, basta copiar e colar na barra da ferramenta e depois clicar em “Relacionadas”. Entre as sugestões, apareceu o termo “Reduzido”, foi o que eu escolhi. E transformei a frase “Menores Taxas” em “Taxas Reduzidas”. Já ficou diferente do que é apresentado na maioria dos anúncios e até um pouco mais forte.

Outra pesquisa foi pelo termo “barato”, você pode clicar tanto em “relacionados” como em “sinônimos”, desse retorno eu escolhi a palavra “baixo”. A utilizei na frase “Compre Dólar com Preço Mais Baixo” em substituição a frase “Sempre o dólar mais barato”.

Dessas duas pesquisas no Dicionário Criativo, eu pude superar os anúncios dos meus concorrentes com a seguinte frase: “Compre Dólar com Preço Mais Baixo. Taxas Reduzidas Hoje”.

Eu gosto sempre de levar também para o agora, o já. Ou seja, não pesquise amanhã. Então utilizo frases como: “Taxas Reduzidas Hoje”, “Taxas Reduzidas Agora”, “Faça Sua Cotação Gratuita Agora”, no final, inclusive, posso até usar essa call to action.

Como eu sei que a segurança é importante para esse tipo de cliente, procurei no dicionário criativo, algo nesse aspecto que eu possa utilizar. Encontrei o termo protegido. Não sei se faz tanto sentido. Poderia formular uma frase com “Seus dados 100% Protegidos”. Ou utilizar mesmo o seguro e mudar o final, então ficaria “100% Seguro. 100% Prático. 100% Entrega Gratuita.

O anúncio rápido que criei ficou assim:

“Compre Dólar com preço mais Baixo. Taxas Reduzidas Hoje. 100% Seguro. 100% Prático. 100% Entrega Gratuita”. E o CTA: “Faça sua cotação gratuita agora”.

É claro que depois você vai incluir Sitelinks, frase de destaque, para tornar seu anúncio mais completo e bem chamativo.

Um ponto importante é avaliar as vantagens que a sua empresa oferece, que outras não oferecem, para você inserir também nas informações do anúncio.

Dessa forma, ou seja, com esses 3 passos, analisando, selecionando e, por último refazendo as palavras, tornando-as mais fortes e oferecendo vantagens que os outros não oferecem, o seu anúncio vai chamar mais a atenção e vai ter uma probabilidade maior de ter cliques. E se você tiver mais cliques, melhora a CTR, o Índice de Qualidade, mais pessoas vão para o seu site e assim você tem mais chances de converter e ter mais resultados no Google.

Assista ao vídeo abaixo

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Tiago Tessmann

Formado em administração de empresas, possui vários projetos de sucesso na internet como Blueberry, Aprenda Piano e o treinamento Conversão Extrema. Foi premiado como o melhor profissional de Google Ads do país pelo Afiliados Brasil em 2015 e 2016. Tiago tem como missão ajudar pessoas comuns a alcançar a mais alta performance dos seus projetos e negócios através da internet.
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