Como Vender Mais no Youtube Com o Botão Call To Action

Como vender mais com as suas campanhas no Youtube. Quando você entra na sua conta de Google Ads, você tem a opção de criar campanhas de vídeo, que é impulsionar um vídeo no Youtube e também na rede de display do Google.

Quando você impulsiona um vídeo, você tem, praticamente, dois objetivos. O primeiro é conseguir mais views, visualizações. Ou seja, você quer que as pessoas assistam seus vídeos para, em algum momento, conhecer a sua marca, fortalecer o branding, entender o seu produto, o que você vende para, em um segundo momento, comprar do seu negócio. O segundo objetivo é gerar vendas. Algumas pessoas anunciam no Youtube e geram vendas.

Gerar vendas através do Youtube direto não é tão simples, mas tem aqui algumas dicas que eu quero lhe dar para ajudar nessa parte de gerar mais vendas pelo Youtube.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Porque o Call to Action Faz Diferença nas Conversões do Youtube?

Falando em vendas, para gerar conversão, você precisa tirar a pessoa do Youtube e levá-la para o seu site para que ela, então, conheça o seu produto e clique no botão, em comprar. 

Por isso, aqui, o Call to Action, a chamada para ação, é muito importante para que tenha a opção da pessoa clicar o mais rápido possível e ir para o seu site. Esse é o objetivo.

O Botão Call To Action do Youtube

Você tem direito a duas chamadas para ação no seu vídeo no Youtube. Quando você criar um anúncio no Youtube, terá a opção de colocar, obviamente, a URL de destino. E essa URL, assim que acabar o vídeo, vai se transformar em um botão para a pessoa clicar e ir para o seu site.  Só que tem um “porém”. A pessoa tem que assistir o vídeo inteiro para só então depois aparecer esse botão.

Tem uma maneira mais fácil e que ajuda também a trazer mais cliques para o seu site, que é o botão call to action do Youtube. Ele aparece sobreposto ao vídeo, durante toda a sua duração, no canto da tela. Então, se o vídeo tem 1 minuto, 2 minutos, o botão vai ficar visível o tempo inteiro e isso ajuda a trazer mais cliques e, consequentemente, mais conversões.

Muita gente sobe esses anúncios em vídeos, querem conversões, mas não colocam esse botão de CTA. O problema é que elas estão perdendo muitos cliques, já que grande parte dos usuários não visualizam os vídeos até o final e acaba que o resultado que o anunciante colocou como objetivo não é alcançado.

Como Colocar o Botão Call To Action do Youtube nos Meus Anúncios?

Você vai entrar na sua conta de Google e ir até a sua campanha de vídeo. Escolha o vídeo ao qual deseja aplicar o botão call to action.

Uma curiosidade é que nos meus anúncios em vídeos, apenas 14,13% do público assistiu 100%, ou seja, até o final. 32,85% assistiu 25% do vídeo. Então, como eu disse, pouquíssimas pessoas assistem até o final. Isso é normal, com qualquer vídeo. Obviamente que quanto menor, maior tende a ser o tempo de visualização.

Apesar disso, seu trabalho é criar vídeos, realmente, chamativos para que as pessoas os assistam mais.

Preste atenção. No menu lateral, você encontra a opção “Vídeos”. Quando você clica nela, você visualiza os vídeos que selecionou. Em cima dessa opção tem os “Anúncios e Extensões” porque com o mesmo vídeo você pode criar 3 ou 4 anúncios diferentes e esse aqui, na aba vídeos, são os que você está utilizando.

Nessa página, você também consegue ver esse vídeo geral, em todas as campanhas, o resultado que ele está gerando. É aqui que está um ponto importante. Meio escondido, mas está aqui.

Logo abaixo do tempo de duração do vídeo ao lado da miniatura tumbnail, você encontra a opção “Editar Call To Action”. Que é colocar um botão para rodar junto com o vídeo inteiro.

Quando você vai em “editar call-to-action” e clica nele, vai aparecer uma janelinha. Nela, você pode colocar um título pequeno, a URL de visualização, a URL de destino, que é para onde você está enviando esse tráfego e até uma imagem pequena, podendo ser uma logo, alguma coisa que fale um pouco do seu produto. Além disso, você também pode habilitar para dispositivos móveis.

Quando você insere isso aqui, ele vai aparecer no canto inferior esquerdo do vídeo. Se o usuário passar o cursor sobre o botão, ele poderá se expandir um pouco mais sobreposto ao vídeo. Quando começa o play, o anúncio já aparece para o usuário.

Agora, um ponto importante. Vamos supor que você foi lá e colocou o CTA em todos os vídeos. Beleza, mas tem um “porém”. Quando você para de anunciar, o botão continua lá. E você só pode adicionar esse botão dentro da sua conta de Google Ads.

O que acontece? Qualquer pessoa organicamente que vir assistir esse vídeo vai se deparar com um CTA para fazer uma ação. Seja baixar um e-book, assistir uma aula, e até mesmo comprar um produto…

Então, ou seja, mesmo que você não venha anunciar no Youtube, você pode colocar o vídeo, adicionar o CTA, e ele vai inserir automaticamente. Agora, imagine se todos os seus vídeos no Youtube tivessem esse botão. Isso ajuda a ter mais cliques, mesmo que você não esteja anunciando no momento e, consequentemente, vai trazer também mais conversões. 

Entre na sua conta de Google Ads, olhe cada vídeo e adiciona o call-to-action porque isso vai trazer mais cliques para o seu site e, no final, vai lhe trazer mais vendas, mais resultados, mais conversões e mais leads.

É uma dica supersimples, mas é importante que você fique atento a isso também.

Assista ao vídeo abaixo

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Tiago Tessmann

Formado em administração de empresas, possui vários projetos de sucesso na internet como Blueberry, Aprenda Piano e o treinamento Conversão Extrema. Foi premiado como o melhor profissional de Google Ads do país pelo Afiliados Brasil em 2015 e 2016. Tiago tem como missão ajudar pessoas comuns a alcançar a mais alta performance dos seus projetos e negócios através da internet.
Tiago Tessmann © Todos direitos reservados.
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