Comprar ou Não Comprar Tráfego? – Vantagens e Desvantagens

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Comprar tráfego sempre foi um assunto polêmico. Apesar disso, muitos ainda se perguntam se essa é uma estratégia válida ou não.

Hoje, nós, do Mestre do Adwords, queremos lhe convidar para refletir de forma mais aprofundada sobre o tema. De modo que você tenha condições de ter uma opinião firme e própria sobre o assunto.

Antes de mais nada, queremos deixar claro que nosso intuito não é lhe influenciar. Muito pelo contrário, queremos apresentar a você as vantagens e desvantagens do tráfego pago.

Assim, você, com as suas necessidades, tipo de estratégia, mercado e negócio, poderá chegar à uma conclusão sobre comprar ou não comprar tráfego!

Vamos começar?

Então vem com a gente!

O que é Tráfego Pago?

Para que você tenha mais condições de avaliar as vantagens e desvantagens, vamos começar deixando bem claro do que se trata o tráfego pago.

Assim, não restam dúvidas sobre o que pode ser considerado comprar tráfego!

Ao contrário do que muita gente diz, o tráfego pago não se limita, apenas, àquela estratégia malvista de comprar curtidas, seguidores e/ou ações de engajamento, como comentários e compartilhamentos.

Pelo contrário, tráfego pago pode ser qualquer estratégia onde se paga para obter visitas ou ações de usuários.

Por exemplo, anunciar no Google Adwords ou no Facebook Ads, pode ser considerado comprar tráfego.

Resumidamente, podemos dizer que o tráfego pago é aquele proveniente de qualquer fonte da qual você precisa pagar para usufruir.

Então publipost em blogs de nicho, qualquer plataforma de link patrocinado, como Youtube Ads, Instagram Ads, Bing, entre outros, são locais onde se pode comprar tráfego!

Quais as Vantagens de Comprar Tráfego?

Agora que você sabe o que é tráfego pago, vamos conferir as principais vantagens de trabalhar com esse tipo de estratégia.

  1. Retorno Quase Imediato: Se você for perguntar para profissionais sobre a vantagem do tráfego pago, quase todos eles lhe dirão que a principal é o fato dele lhe garantir retorno basicamente imediato.

É que ao comprar tráfego, por exemplo, por meio de anúncios de links patrocinados, você já efetivamente pode atingir interessados no que você tem a oferecer, caso a sua estratégia esteja segmentada corretamente.

Em outras palavras, quando você anuncia, a cada pesquisa relacionada, a sua marca pode estar presente, lhe gerando muito mais chances de gerar conversões. Afinal, você está pagando para estar ali, naquele momento da busca do usuário, na demonstração de interesse dele sobre algo que seu negócio tem a oferecer.

 

  1. Você Gera Interesse e Capta Atenção do Potencial Cliente: Ao “aparecer” no momento certo e para pessoa correta, você acaba gerando automaticamente interesse e capta a atenção do potencial cliente de modo simples e rápido.

Além disso, quando você compra tráfego, não é preciso esperar que o seu público lhe reconheça ou vá lhe procurar, é possível que você mesmo se apresente com relevância, ao criar campanhas promocionais, por exemplo.

 

  1. Você está no controle: Como é você quem decide quem quer atingir, como quer atrair, o que quer mostrar, é seu todo o controle do alvo. O que torna mais simples conquistar melhores resultados.

 

  1. Aplicação de Testes de Maneira Rápida e Fácil: Com a facilidade de gerar e veicular diversas campanhas ao mesmo tempo, e, sobretudo, mensurá-las, fica muito mais fácil aplicar testes e obter resultados capazes de otimizar cada vez mais suas estratégias.

Quais as Desvantagens de Comprar Tráfego?

Chegou o momento de conhecermos as principais desvantagens de comprar tráfego. Confira!

  1. Maiores Custos: Como não poderia ser diferente, uma das maiores desvantagens do tráfego pago é que ele, inevitavelmente, gera mais custos para o seu negócio.

No entanto, essa desvantagem precisa ser avaliada, já que o retorno da estratégia pode valer a pena em relação ao custo de implementação dela.

 

  1. Resultados De Baixa Durabilidade: Aqui, não tem jeito! Os resultados da estratégia de comprar tráfego são sim de baixa durabilidade. Isso porque, quando você deixa de anunciar, por exemplo, o retorno cessa quase que imediatamente.

 

  1. Retorno Ruim Se a Fonte Não For Bem Segmentada: Diante da infinidade de possibilidades para se comprar tráfego, é muito importante que você verifique o perfil do público da plataforma. Se há ou não a chance de atrair potenciais clientes reais para o seu negócio.

Aqui, o que estamos tentando lhe dizer é que não adianta receber um enorme volume de tráfego, se ele não for qualificado. Se a sua fonte não for bem segmentada, o retorno, inevitavelmente, será ruim!

  1. Dependência de Plataformas Externas: Como você terá que utilizar plataformas de terceiros, com outros propósitos, interesses e regras, para conseguir o seu tráfego, talvez, haja uma certa dependência sua nessa relação.

 

Claro que não é uma situação agradável e que, sobretudo, pode gerar riscos ao seu negócio. Um deles é a mudança de regras repentina, que pode desfavorecer o seu negócio. Nessa relação, você é um usuário como outro qualquer.

Afinal, Comprar ou Não Comprar Tráfego?

De fato, essa é uma resposta que você terá que encontrar sozinho. Essencialmente, avaliando as suas necessidades, o seu tipo de negócio, mercado e quais tipos de objetivos que busca.

Poderíamos lhe dizer que comprar ou não comprar é a melhor decisão, mas isso não existe. Afinal, não se trata de uma receita ou uma fórmula universal!

Utilizar essa estratégia depende de muitas variáveis peculiares ao seu negócio em especial!

De maneira geral, pegue todas essas premissas e então coloque na balança as vantagens e desvantagens de comprar tráfego.

Se as vantagens pesarem mais, então você já tem a resposta! Assim como o oposto também vale igualmente.

As suas demandas, necessidades e objetivos, assim como o seu público e mercado, são os aspectos que lhe darão as melhores pistas.

Faça testes e análises, quem sabe utilizar o tráfego pago e orgânico, em conjunto, não seja a melhor escolha?

É isso, esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram