Conversão Por Duração No Site No Google Ads

Nesse conteúdo nós vamos criar um novo formato de conversão para otimizar as suas campanhas no Google. Geralmente, você começa a anunciar no Google tendo um entre dois principais objetivos. O primeiro objetivo é você vender mais, criar uma conversão de venda direta. E otimizar as suas campanhas baseadas em conversões, baseada em ter mais vendas.

Então, por exemplo, teu tenho um e-commerce e estou anunciando um celular. A pessoa já entra nessa página de celular e faz uma compra. Uma venda direta.

E o outro objetivo de conversão é leads. Quando você pega o contato da pessoa para um vendedor ligar ou para construir uma lista de e-mail para depois você vender para essa pessoa.

Geralmente, são esses os dois objetivos, isso representa cerca de 80% das metas de conversões. Só que, porém, tem o terceiro. Que são outros tipos de conversões que você pode incluir também no Google, esse 20%. Um, por exemplo, é a conversão de ligação, de chamada. Onde a pessoa vê o anúncio, pode clicar para ligar e já deu uma conversão.

Uma conversão que eu quero falar com você nesse conteúdo é a conversão por tempo no seu site. Pô, Tiago. Para que é importante isso? Vamos lá! 

Sem tempo de ler? Ouça o Podcast!

Porque a Conversão Por Duração no Site é Importante?

Se o meu objetivo é levar muitas pessoas para o meu site, vamos supor que eu queira que as pessoas leiam determinado artigo, assistam a um vídeo no meu site, ou simplesmente fiquem um tempo maior no meu site lendo as minhas informações. Ao invés de você otimizar por clique, ou seja, levar as pessoas para o seu site só baseado em clique, que não é interessante, você pode otimizar por conversão por pessoas que ficaram mais tempo nesse site. 

Vamos supor que você diga: Tiago, eu quero levar 1000 pessoas para o meu site. Só que se você otimizar por clique, o Google vai identificar ó: “essas pessoas aqui estão clicando, então vou levá-las”. Só que esse não é o objetivo. Você quer que sejam realmente públicos, cliques qualificados. E uma das métricas para a gente qualificar esses cliques é o tempo médio que o usuário ficou no seu site.

Então, ao invés de você otimizar por clique, nós vamos otimizar por tempo no site. Por exemplo, se esse clique ficou aqui mais de 2 minutos, de 1000 cliques, vai baixar para 300. E você começa a otimizar as suas campanhas por pessoas que ficaram mais tempo no seu site ao invés de só clicaram no seu anúncio.

O cara que entrou no seu anúncio, clicou, ficou lá poucos segundos e saiu, o Google vai basear e fazer com que seu anúncio apareça menos para pessoas com características e comportamentos parecidos.

Seu anúncio em contrapartida vai aparecer mais para aquele público que clicou no seu anúncio, ficou 1 minutos ou 2 no seu site, você escolhe o tempo. Assim, você vai ter um clique mais qualificado, mesmo pagando o mesmo valor.

Isso é importante! Não é só a quantidade de cliques que você tem no seu site e sim a qualidade. E isso faz toda a diferença no resultado final.

Se você não quer otimizar por venda ou por lead, que são os mais recomendados, você pode otimizar por conversão por tempo no site.

Eu vou lhe dar um exemplo. Quando faço o Conversão Extrema, eu procuro, antes de abrir uma nova turma, geralmente, crio um evento online. Algo como “Evento Online de Anúncios Google”. E nessa semana, o meu objetivo é fazer com que toda a minha audiência, todo mundo que me conhece, inclusive você que está lendo esse conteúdo, vá até a minha página assistir o meu vídeo.

Aqui eu não tenho o objetivo de conversão de lead, porque você já é meu lead. Eu quero que você vá para o meu site, assista a aula, aprenda e é isso. Não tem nenhum objetivo principal. Só que daí, nesse caso, a maioria das pessoas, esse aqui seria uma campanha de remarketing, otimizariam a campanha por cliques. E é isso que eu fazia por muito tempo. Até quando eu tive um estalo… caraca! Eu posso otimizar não só por clique. Não levar o máximo de pessoas para o meu site e sim o maior número de pessoas qualificadas.

Então, eu vou pedir para o Google não otimizar por cliques e sim otimizar pelos cliques de pessoas que ficaram mais tempo no meu site. Por exemplo, entrou lá várias pessoas e o Google identificou que as que ficam mais tempo no meu site são aquelas entre 35 e 45 anos. Então, o Google começa a exibir os meus anúncios mais para eles e levar esse público ao invés do geral.

Agora, se eu otimizar por clique pode ser que o 18 a 24 anos estejam tendo mais cliques e aí o Google vai otimizar para eles. Só que serão cliques desqualificados, que não vão atingir o resultado final.

Nesse conteúdo nos vamos aprender de forma bem simples como você pode criar essa conversão e otimizar as suas campanhas por essa conversão.

Como Criar a Conversão por Duração no Site na Sua Conta Google?

O primeiro passo é você ir em “Ferramentas” e em seguida ir na parte de “Conversões”, na sessão “Avaliações”.

Nessa página, é onde você cuida de todas as suas conversões no Google. Nós vamos criar uma conversão nova. Clique no botão “+” da página. Até aqui, você criou basicamente em “website”, pessoas que entraram na página de obrigado e converteram ou até por chamada, ou um lead que entrou na página de obrigado pelo cadastro. Nessa página você vai colocar o código de conversão, só colocar a URL ali para puxar. Só o que nós vamos fazer agora é importar a conversão.

E nós vamos importar de onde, Tiago? Nós vamos importar do Google Analytics. Você consegue ter algumas informações de outros lugares, como o Firebase, SalesForce, entre outros. Mas nós vamos puxar essa do Google Analytics.

Então, ao clicar no Google Analytics e depois em “continuar” vão aparecer as suas contas e as conversões que você criou lá no Google Analytics. Para isso acontecer, você já tem que ter vinculado a conta de Analytics com a do Google Ads. Assim, eu puxo as informações do Analytics e crio uma conversão.

Ficou um pouco confuso? Então vamos rever aqui em um passo-à-passo que preparei para você:

  1. Vá até a sua conta de Google Analytics. Que todo site tem que ter. É um código que você coloca e consegue todas as informações das visitas no seu site.
  2. Uma vez na conta, clique no menu, na opção “Administrador”.
  3. Ao clicar em “Administrador”, você vai em “Metas”.
  4. Em “Metas” você vai clicar em “+ Nova Meta”.
  5. Em seguida, selecione a opção “modelo” e clique em “continuar”.
  6. Agora é hora de nomear a meta. Você deve colocar “por tempo no site”.
  7. Abaixo, você vai colocar qual tipo de meta você quer. Por exemplo, uma pessoa entrou em uma página específica ou uma pessoa ficou X tempo no meu site, ou uma pessoa entrou em 3-4 páginas diferentes, ou até um evento e assim por diante.
  8. Para esse exemplo, vamos escolher a opção “Duração”. Depois clique em “continuar”.
  9. Em “Detalhes da meta”, mais especificamente em “Duração”, coloque a opção “Maior que” X minutos, X segundos. Você vai escolher e, inclusive, testar. Se eu colocar, por exemplo 1 minuto, e clicar em “verifique essa meta”, ele já vai mostrar mais ou menos quantos % das pessoas que entram no meu site e ficam mais de 1 minuto.
  10. Ao salvar, vai aparecer essa meta na próxima página. Na listagem entre as metas.

Beleza! No Analytics é só fazer isso. Bem rápido, bem simples, bem tranquilo. Não tem segredo. Agora, nós vamos lá no Google. Cliquei em “importar” e vou selecionar aquela meta que eu criei. Selecione-a e depois clique em “importar e continuar”.

Na próxima etapa é só salvar e vai aparecer nas suas conversões, “tempo no site”, que acabamos de importar. Você verá que na coluna “origem” vai estar “Analytics”.

E aí você pode incluir as conversões se é o seu caso na barra de conversão. Nesse caso, todas as suas campanhas vão ser otimizadas por essa conversão aqui. Se você não quer incluir e só quer medir, aí você coloca “não” na barra “incluir em conversões”.

Quando você criar uma campanha no Google, vai aparecer as conversões de pessoas que ficaram acima do tempo determinado. O Google vai otimizar para que você tenha cliques melhores, realmente, qualificados. Para que, no final, você tenha um resultado muito maior em vendas.

Por exemplo. Se você tem um grande artigo e quer otimizá-lo por pessoas que ficaram, que leram por pelo menos 1-2 minutos. Então, você faz nesse formato que eu coloquei. Porque o seu foco não é lead, não é venda direta, então é foco em tempo no site. Isso vai te ajudar a otimizar o seu resultado nesse formato. 

Espero que você tenha curtido esse conteúdo rápido e simples que ajuda a ter realmente mais cliques qualificados, caso você não venha a focar suas campanhas em lead ou vendas diretas.

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!

Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixar Slide

Nos vemos no próximo conteúdo.

Tchau-tchau.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →