Quantos Dias Preciso Para Gerar Uma Conversão No Google?

Quantos dias são necessários para eu gerar uma conversão? Você pode analisar isso na sua própria conta de Google Ads que traz claramente essa informação. E porque isso é importante? Muita gente começa a anunciar no Google, e com um, dois ou três dias, já começam a analisar a campanha como um todo. No entanto, leva dois, três, quatro, cinco, seis dias para gerar uma conversão. Ela já desiste no início, não tem resultado, porém o resultado viria nos próximos dias. Aí já pausou palavra, arruma isso e aquilo e o resultado acaba não vindo.

Então, esse diagnóstico o Google traz em detalhes para você analisar a sua conta e tomar decisões mais assertivas sobre a sua oferta, sobre o seu site e também em ter uma noção de quantos dias você precisa para gerar uma conversão.

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Onde Encontro Essa Informação no Google?

Para você ver essa informação é muito simples. É só você ir em “Ferramentas”, clicar em “Avaliação” e na lista suspensa escolher “Atribuição de Pesquisa”.

Quando você clicar em “Atribuição de Pesquisa”, vai entrar na página “Visão Geral de Atribuição”. Esse é o nome do Menu na lateral esquerda. Nele, você também pode analisar:

  •       Conversões

o  Principais Conversões

o  Conversões Assistidas

  •       Atividades em Dispositivos Diferentes

o  Dispositivos

o  Dispositivos de Assistência

o  Caminhos de Dispositivos

  •       Caminhos

o  Caminhos Mais Comuns

o  Tempo Até a Conversão

o  Tamanho do Caminho

  •       Análise de Cliques

o  Modelagem de Atribuição

Mas, nesse caso, nós vamos analisar o “Tempo Até a Conversão”. Ou seja, quantos dias eu preciso para gerar uma conversão. Clique nessa opção no menu.

Analisando Dados Interessantes Sobre o Tempo de Conversão

No botão localizado na parte superior da página, logo abaixo do título “Tempo Até a Conversão”, eu posso escolher a “Ação da Conversão”, ou seja, qual conversão específica eu quero analisar. Então você pode escolher uma conversão de e-book, uma conversão de lead, de compras por cartão de crédito, por boleto bancário.

Ao lado, nós temos também a “Janela do Histórico”. Ou seja, estou analisando pessoas que viram ou clicaram em meu anúncio em determinado período. Que pode ser de 30/60/90 dias.

Então, por exemplo, se eu escolhi uma janela do histórico de 30 dias e uma pessoa viu meu anuncio hoje e comprou 6 dias depois, ela vai ser “registrada” nessas métricas. Agora, se alguém entrou e comprou 90 dias depois, já não vai fazer parte desses números.

Abaixo disso, nós temos um outro dado, onde o Google lhe diz quantas conversões estão sendo analisadas do total de conversões que tem nesse mesmo período na sua conta. Na conta que usei para produzir esse conteúdo, o Google me mostrou 579 conversões de 5911.

Seguindo a ordem da página, logo abaixo, você já verá dados muito interessantes. O primeiro dado nós vamos analisar a partir da primeira impressão. Isso significa que vamos ver quanto tempo uma pessoa que viu o anúncio leva para converter.

Em média, na minha conta de análise, a gente tem 4,49 dias até gerar uma conversão. Isso significa que uma pessoa vê o meu anúncio hoje, pode ser na rede de display, rede de pesquisa, Youtube, e leva em média 4,49 dias para gerar uma conversão.

Como valor de conversão, que é o resultado da conversão desse produto em específico gerou, temos 171.963,00. Esse valor tende a ser maior porque não conta conversões extras ou por telefone. Enfim, em média, dá para ter uma base do valor de conversão que gerou simplesmente essa ação de conversão.

Um dado interessante que a minha campanha apresentou foi que, em menos de 1 dia, 62% das pessoas que viram o meu anúncio já compraram. O que eu considero um número muito bom. Mas é óbvio que isso muda de ramo para ramo.

Quando o seu produto é muito mais caro, por exemplo, se você estiver vendendo imóveis, o público desse tipo de oferta, as pessoas que se interessam por esse item, geralmente, pesquisam mais, vão verificar limites do cartão, vão levantar o dinheiro, enfim, então pode ser que elas levem um tempo muito maior para converter. Isso é normal. Agora, quando você tem um produto até interessante, com um valor razoável, de R$15 ou R$20 reais, quase sempre, há mais conversões em menos de um dia.

O produto que estamos analisando custa R$300 reais. E eu tenho muitas conversões em menos de um dia. Isso significa que a minha oferta está sendo bem-feita. O usuário entra, conhece a oferta e já compra.

Então, quanto melhor a sua oferta, quanto mais atrativo for e a pessoa não precisa pesquisar muito, mais chances você tem de converter em um período menor. Caso o seu período seja muito longo, mais do que o normal, aí você precisa, obviamente, otimizar a sua oferta. Seja tornando-a mais atrativa, utilizando mais escassez, para que o usuário passe a tomar a decisão mais rápido, comprando em um período menor.

Um ponto importante da análise e até curioso é que 97 conversões foram feitas por pessoas que viram o meu anúncio a mais de 12 dias. É um período muito alto. Se formos analisar as conversões que levaram mais de sete dias, chegaremos a 21,76%, ou seja, quase um quarto das minhas conversões são feitas depois de uma semana que a pessoa vê o meu anúncio.

Olha que interessante. Eu começo hoje e depois de uma semana que aquela pessoa vai converter. Então, é importante você ficar atento a isso para não tomar decisões tão rápidas. Não desista em 2 ou 3 dias. Espera, dê uma olhada, deixe a campanha rodar um tempo maior para tomar decisões, realmente, mais assertivas. Caso contrário você tomará atitudes baseadas em achismos e tráfego são decisões baseadas em números.

A Partir do Primeiro Clique e A Partir do Último Clique

Vamos analisar agora a métrica “A partir do primeiro clique”, ou seja, quanto tempo levaram para converter as pessoas que clicaram no meu anúncio e foram para o meu site. No meu caso, a gente pôde ver que se trata de um período menor do que a impressão. Obviamente ela clicou, viu a oferta, se interessou e então comprou o meu produto.

Na análise, vimos que 73% converteram em menos de 1 dia. A média é de 2,76. Que é, em torno de, quase 3 dias. O que é um número bom nesse caso, para mim. E até diminuiu o índice de “mais de 12 dias”, apresentando 10%, que mesmo assim ainda é alto.

A métrica “A partir do Último Clique” é quando a pessoa entrou e fez outros cliques, não foi direto a ação de conversão logo após o primeiro clique para entrar no site. A partir do último clique tende a ser menor. A minha métrica foi de 1,19.

Vamos supor que o usuário clicou hoje, esperou alguns dias, clicou de novo e comprou. Então do primeiro clique foi 2 quase 3 dias e o último clique 1,19 dia. Nessa última fase a decisão é mais rápida. Nessa métrica, 86% das minhas conversões são em menos de 24 horas.

Isso é muito interessante para você analisar a sua campanha e entender se é necessário ajustar a sua oferta, usar mais o gatilho da escassez para que o seu potencial cliente tome uma decisão de forma mais rápida… de modo geral, é imensamente importante para que você melhore suas conversões, seus resultados. Então, dê uma olhada nesses números que eu tenho certeza que vai lhe ajudar.

Um ponto que não citei é que você também pode, no mesmo lugar que analisa quantos dias precisa para gerar uma conversão, analisar por horas. Quantas horas leva até uma conversão.

Na minha campanha, por exemplo, a partir da primeira impressão, 74,61% converteram em menos de 1h. É um número muito bom.

Então é isso. Espero que você tenha curtido. Vá até a sua campanha e faça uma análise. Assim você terá mais dados e quanto mais você tiver para análise, mais chances de tomar decisões assertivas terá.

Quando você toma decisões baseadas em dados o resultado tende a ser melhor do que quando simplesmente a base são os achismos.

Assista ao vídeo abaixo

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