Esse Detalhe Mudará Suas Campanhas No Youtube

Um dia, eu cheguei na casa dos meus pais e minha sobrinha de, apenas, 5/6 anos, estava como um fone, assistindo um vídeo no Youtube. E quando ela me viu, falou: “Tio, estou te vendo. Tô te vendo”. E quando eu olhei, era um anúncio de Youtube meu. Imediatamente, olhando para ela, eu pensei: “Como assim? Porque ela está vendo o meu anúncio? Não faz sentido nenhum”. Porque ela não vai se interessar em aprender como criar anúncio no Google, também não tem empresa logicamente. E eu comecei a questionar: “Qual é o meu erro de segmentação?”.

O que acontece? Meu pai acabava vendo meus anúncios, porque ele faz parte do meu público alvo, só que a minha sobrinha não. Qual foi a grande sacada? Eu comecei a perceber que você, realmente, precisa criar uma combinação personalizada de segmentação dentro do Google para garantir que seus anúncios irão aparecer só para pessoas que você tem um alto interesse em anunciar. Vou mostrar para você aqui como faz isso na prática.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Combinação Personalizada de Segmentação

Na sua conta de Google Ads, você vai encontrar: Palavras-chave, Públicos-alvo, Informações demográficas, Tópicos e Canais. Esses são as segmentações, as possibilidades que você pode fazer no Google. Você pode segmentar suas campanhas de Youtube, rede de pesquisa e display por palavras-chave, público-alvo, informações demográficas, tópicos e canais.

O que é a combinação personalizada? É quando você une dois ou mais públicos para refinar ainda mais o foco dos seus anúncios.

Então vamos supor que cada círculo abaixo seja um público. O primeiro é formado por pessoas de 25 – 50 anos, pois eu descobri que meu público-alvo tem essa faixa etária. O segundo público é formado por homens.

A partir disso, você une a segmentação da faixa etária com a segmentação do gênero e o Google vai anunciar só para quem for homem e está nessa faixa etária. Esse novo grupo é representado justamente pela linha de intersecção entre os círculos.

Você pode, por exemplo, incluir mais uma segmentação. Que eu vou chamar de pessoas interessadas em marketing digital, ficando um público ainda mais refinado. Ou seja, homens, de 25 – 50 anos, que tenham interesse em marketing digital.

Por que a minha sobrinha viu meu anúncio no Youtube?

Por que a minha sobrinha viu o meu vídeo, quando eu estava anunciando no Youtube? Ela não deveria assistir. Bom, acontece que eu segmentei para homens e mulheres, porém com mais foco no masculino. Depois, acrescentei a segmentação de faixa etária, então, por exemplo, 25 – 60 anos, e também segmentei por pessoas que tem interesse no segmento de marketing digital e são empresários. Esse basicamente era o meu público. Só que, mesmo assim, a minha sobrinha está vendo o meu anúncio.

Qual o motivo? Como eu faço para parar isso? Aí está a grande sacada. Você pode adicionar até o que eu chamo de público só negativo. Uma segmentação, combinação, só negativa.

A sacada que eu tive foi a seguinte: Quando eu entrei e vi o vídeo, pude perceber que a minha sobrinha estava em um canal infantil. Aí eu pensei. O meu pai não vai parar para assistir vídeos infantis, galinha pintadinha, por exemplo. Então, eu posso excluir todos os canais infantis.

Vê se faz sentido. Ela estava vendo o meu anúncio porque no Google, ali, estava logada a conta do meu pai. Então, ele achou que o usuário fosse relevante. Mas, na verdade, não era o meu pai que estava vendo o vídeo e sim uma criança. Então, sabendo que meu pai não vai ver a “galinha pintadinha”, eu posso negativar canais e tópicos que não fazem sentido nenhum para eu aparecer, como os infantis. 

O meu público, por exemplo, tem muitos pais. Eu sei que é muito provável que as crianças assistam conteúdos no Youtube logadas nas contas dos adultos. O que acaba gerando esse problema. Como eu não quero aparecer para os filhos e sim para os pais, faz todo o sentido fazer essa segmentação negativa.

Como Fazer Exclusão de Público Baseado em Tópicos e Canais?

Fazer isso é basicamente dizer: “Google, eu não quero sair em canais relacionados a determinados tópicos”. Como, por exemplo, “Bebês e crianças”.

Você pode ir ainda mais fundo com os canais principais. Então, a gente não vai adicionar nenhum canal específico, porque quero aparecer em todos que façam sentido para o meu público-alvo. Porém, quero excluir os canais que não fazem sentido aparecer.

Para fazer essa exclusão, você vai entrar na sua conta Google, depois em “Tópicos”. Em seguida, no menu superior, clique em “Exclusões”. Para adicionar um tópico na lista negativa, clique no botão “+” e siga o passo a passo intuitivo.

Em canais, você vai clicar em “Onde os Anúncios Foram Exibidos”. Eu sempre dou uma olhada e analiso para ver quais deles não se relacionam com o meu produto-serviço e por isso não vale a pena anunciar ali. Uma vez encontrado esses canais que não agregam valor à sua estratégia, você pode negativá-los.

Então, você está sempre refinando para garantir que o seu anúncio vai sair para o seu público-alvo.

Fica aqui esse pequeno detalhe que ao longo do tempo me fez ter mais resultados. Inclusive em feedbacks. Essa economia, mesmo que seja 10% ao longo do ano, é importante. São os pequenos detalhes no Google que fazem a diferença. Fica aqui essa mensagem.

Assista ao vídeo abaixo

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Tiago Tessmann

Formado em administração de empresas, possui vários projetos de sucesso na internet como Blueberry, Aprenda Piano e o treinamento Conversão Extrema. Foi premiado como o melhor profissional de Google Ads do país pelo Afiliados Brasil em 2015 e 2016. Tiago tem como missão ajudar pessoas comuns a alcançar a mais alta performance dos seus projetos e negócios através da internet.
Tiago Tessmann © Todos direitos reservados.
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