Guia E-mail Marketing – 05 Sacadas infalíveis

Se você acha que usar as mesmas técnicas de marketing que você usava há 10 anos irão te trazer resultados extraordinários, pode ir tirando essa ideia da cabeça, pois o máximo que você irá conseguir é obter resultados satisfatórios.

Estamos em um novo tempo, em uma nova era… Era essa, que o consumidor não cai mais em comerciais de televisão que fazem repetidas afirmações. Isso porque, com a popularização da internet, a informações puderam ser obtida de forma  mais rápida e simples.

Com tudo isso, fazer publicidade para divulgação de produtos ou serviços se tornou um grande desafio, uma vez que, para vender na realidade atual em que vivemos será necessário conquistar e convencer.

 

Guia E-mail Marketing - 05 Sacadas infalíveis

 

Entendo que não será do dia para a noite que você ganhará autoridade perante ao seu nicho e os farão comprar de olhos fechados de você, porém é no dia de hoje que devemos começar a plantar a semente para que, em um futuro muito próximo, essa situação já venha acontecer em nossos projetos.

Existem muitas formas de fazer publicidade no cenário do marketing digital, porém escolhi tratar de um assunto que vem sendo bastante questionado nos e-mails que recebo, nas mensagens inbox e até mesmo, nos comentários desse blog: o e-mail marketing.

Muitos profissionais acham essa uma técnica ultrapassada e obviamente, não estou aqui para julgar ninguém, pois entendo que cada um tem sua metodologia de trabalho. No entanto, eu acredito e confio muito do poder dessa ferramenta para captar clientes e engajar nosso público alvo com o assunto que estamos querendo tratar.

Mais detalhes sobre o que é o e-mail marketing e como o utilizar, você pode encontrar em outros artigos desse blog. Isso porque, trataremos de sacadas infalíveis para a utilização de e-mail marketing, tudo bem?

Podemos começar?

 

1º Sacada: Entenda o porquê de usar o e-mail marketing

Você pode ter lido em algum lugar que a utilização do e-mail marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio na rede e que se você não fizer a utilização estará fora do cenário atual, não é mesmo?

Quem te disse isso está correto, no entanto, não adianta pegar uma lista de e-mail qualquer e disparar conteúdos sem um planejamento. Usar o e-mail marketing é muito bom? É sim, pois ele será capaz de te trazer resultados extraordinários, porém usar sem saber para qual finalidade será jogar uma oportunidade espetacular no lixo.

Para que você não tenha o desperdício de tempo e energia, procure sempre fazer o planejamento de seus e-mails, nunca saia criando conteúdo e disparando sem motivo, pois isso fará com seu seus leads se descadastrem-se de sua lista, já que eles não estão encontrando a real finalidade de estar ali.

Sempre faça o questionamento da finalidade e do objetivo principal da utilização do e-mail marketing para o seu negócio, isso te dará uma visão ampliada dos fatos e acontecimentos.

 

Guia E-mail Marketing - 05 Sacadas infalíveis,

 

2º Sacada: Fazendo o primeiro contato

Não é muito chato quando você deixa um e-mail cadastrado em uma página e você não tem a certeza se o cadastro foi feito com sucesso ou não? Se você tem essa sensação, seus clientes também têm, concorda?

Minha sacada para já começar a criar uma conexão desde o inicio é já deixar engatilhado um e-mail de boas vindas, pode ser daqueles bem simples e sem grandes informações, mas que tenha uma mensagem pessoal e que sinalize que a partir daquele momento, o contato, faz parte de um seleto grupo.

Mensagens como –  “Parabéns! Seu cadastro foi feito com sucesso. A partir desse momento você ficará por dentro de todas as novidades do canal XXX! E não se esqueça de marcar esse e-mail como favorito para que os conteúdos que te mandarei não caiam na caixa de spam… Te vejo logo mais!”  –  funcionam muito bem e tem um a taxa de abertura muito interessante.

Um número que me deixou impressionado foi descobrir que mais de 33% dos negócios da internet não fazem uso desse e-mail marketing de boas vindas!

 

3º Sacada: Campanha de e-mail marketing para abandono de carrinho

Você já percebeu a quantidade de vendas que você deixa de fazer pelo abandono de carrinho? São muitas, não é mesmo? No entanto, você já parou para pensar em como reverter essa situação? Se não, eu lhe digo: campanha de e-mail marketing para abandono de carrinho.

Não posso lhe garantir que 100% dos usuários que abandonaram o carrinho irão voltar e comprar de você, porém se você conseguir capturar, ao menos, 10% desses contatos e o transformar em conversão já será um passo e tanto.

Muitos usuários deixam de comprar por se distraírem no momento da conclusão, ou por acharem um preço mais atrativo ou então por falha no site mesmo. Você precisa ficar atendo a esses pequenos detalhes para entender o que está ocorrendo na etapa final.

Procure criar um sistema de e-mail marketing que identifica quem deixou mercadoria no carrinho e entre em contato com esses leads para oferecer vantagens na compra, como descontos, brindes e até mesmo uma ajuda para a conclusão.

Essa atitude simples fará uma grande diferença em seu resultado final.

 

4º Sacada: E-mail marketing com promoções e vantagens exclusivas

Quando você torna-se um cliente fiel de uma loja, com toda a certeza, você deseja ter vantagens especial, correto? Os seus clientes também tem o mesmo desejo com relação a sua marca e você precisa estar preparado para oferecer isso.

Crie uma lista de e-mail marketing apenas com contatos de quem já comprou de você e programe promoções e descontos exclusivos. Crie uma sequencia de e-mails que vai ajudar a engajar o interesse de compra e depois, solte a oferta como uma coisa irresistível e imperdível.

Você vai notar que seus clientes vão começar a correr atrás de você para comprar, comprar e comprar! Mas tem um detalhe, não seja chato ou insistente ao enviar esse tipo de e-mail marketing, dose bastante a quantidade de envios para que sua estratégia não se torne maçante ou cansativa.

 

Guia E-mail Marketing - 05 Sacadas infalíveis.

 

5º Sacada: Incentive os comentários através do e-mail marketing

O que para muitos aparece uma estratégia batida para outros mais parece um horizonte de possibilidades. Isso porque, o e-mail marketing tem um padrão mais “pessoal” de contatos, sendo assim, se você fizer uma conexão de pessoa para pessoa, você poderá receber comentários e feedbacks.

Sabemos que os comentários ou prova social são fundamentais para agregar valor ao nosso produto ou serviço, sendo assim, aproveite o e-mail marketing para pedir esse tipo de informação.

Nesse momento, vale deixar a imaginação rolar solta, sendo assim, faça uma pesquisa de satisfação, crie formulários de perguntas e respostas ou deixa em aberto para que o seu cliente possa comentar e interagir da forma que se sentir mais a vontade.

 

Você já tem em mãos 5 sacadas incríveis em um guia muito interessante da utilização do e-mail marketing, agora cabe a você aplicar e ver quais são os resultados que o seu negócio terá.

É importante lembrar que o e-mail marketing pode ser usado para todo e qualquer negócio presente na internet, no entanto, cada modelo terá que achar a forma mais correta de utilização, já que cada tipo de projeto tem suas particularidades que precisam ser levadas em consideração.

Com essas informações, nunca tente copiar sequencias de e-mail ou até mesmo copys de e-mail marketing de outros profissionais, pois com toda a certeza, não terá uma aceitação boa, já que não foi feita para o seu público alvo.

Sugiro que você crie conteúdo sempre focado no tipo de informação que seus fãs gostam, pois dessa maneira você conseguirá criar um vinculo de ligação muito mais forte e real.

Se você tem qualquer dúvida sobre o assunto ou se desejar me perguntar algo relacionado, por favor, entre em contato comigo que irei lhe ajudar a solucionar a questão.

Quero lhe agradecer, mais uma vez, pela confiança de ter ficado comigo até o fim e lhe convidar a assinar a lista desse canal, pois dessa forma, você receberá as novidades e dicas exclusivas em primeira mão.

Nós vemos em breve!

Até mais!

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