Inbound Marketing B2B e B2C – Aumente seu faturamento

A utilização de estratégias de Inbound Marketing B2B e B2C tem sido, cada vez mais utilizadas por empresas como uma forma de alternativa para superar a crise, se conectar melhor com seus clientes e ainda, aumentar o seu faturamento.

Na verdade, podemos dizer com 100% de certeza que o Inbound Marketing B2B e B2C tem sido a grande aposta das empresas de pequeno e médio porte. Isso tem ocorrido, devido a revolução da internet que tem sido cada vez mais intensa e presente em nosso dia a dia.

Estamos tendo que nos adaptar com a mudança e aprender uma nova forma de fazer marketing, pois só dessa maneira conseguiremos nos aproximar melhor de nosso público alvo.

E é justamente nesse ponto que o blog do Mestre do Adwords queria chegar com você. Os canais digitais são os facilitadores que irão abrir maiores possibilidades de interação entre empresa e clientes.

Não adianta nada tentar vender “empurrando” algo que seu público não consiga enxergar o real valor. É nesse momento que o Inbound Marketing B2B e B2C vai ganhar espaço dentro da sua empresa.

Se você quer que sua empresa tenha sucesso na internet, você precisa começar a trabalhar estratégias de marketing digital, combinadas com Inbound Marketing, seja ele B2B e B2C.

Criamos esse artigo para que você consiga entender com plena exatidão como funciona esse conceito em âmbito mundial e como você pode turbinar o seu faturamento com a sua utilização.

Vamos lá?

 

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O que é Inbound Marketing B2B e B2C?

Para conseguir entender plenamente o que é Inbound Marketing B2B e B2C, você precisa entender o que é cada conceito de forma distinta. Isso porque, para cada aplicação haverá uma metodologia diferenciada.

Vamos começar pelo Inbound Marketing.

Atualmente, o Inbound marketing vem crescendo de forma bastante alta. Isso porque, ele é o principal canal de comunicação para fechamentos de novos negócios. Com a sua utilização, você consegue entender a linguagem de seu público alvo, captar leads, descobrir interesses, necessidades e com isso, vender o produto ideal para ele.

O B2B é o termo utilizado para tratar de relações comerciais entre empresas, ou seja, business to business. Quando falamos de B2B, estamos falando de parcerias com empresas que vão utilizar nossos produtos ou serviços para melhorar os delas e com isso, ampliar seu leque de possibilidades. Com isso, elas alcançaram melhores resultados.

O B2C refere-se a venda de produtos ou serviços para o público final, ou seja, para consumidores diretos. O termo vem do inglês Business to Commerce ou Business to Customer.

Aqui no blog, nós já falamos sobre inbound marketing, sobre B2B e B2C. Acesse nossos materiais e dê um up em seu conhecimento.

 

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Estratégias diferentes para aplicação de Inbound marketing B2B e B2C

Nesse momento, você pode estar achando que por serem muito parecidos, B2B e B2C podem ser trabalhados da mesma forma, no entanto não é bem assim. Na verdade, apesar dos nomes parecidos, eles tem aplicações bem diferentes, pois possuem formas e apelos comerciais bem diferentes.

Exatamente por isso, será necessário que você adapte à sua estratégia de vendas e a forma de se comunicar com o interesse de seu público. Deve-se ser levando em conta tanto os canais de comunicação, como o engajamento de persuasão.

Quando o assunto por redes sociais, estratégias de e-mail marketing, artigos e conteúdos para blogs, você precisará pensar em algo que atenda a dor do público e de alguma forma, tire todas as suas dúvidas.

Se seu interesse por trabalhar estratégias de Inbound marketing B2B, conseguirá melhores resultados para:

  • Vendas de serviços;
  • Aumento de lucro,
  • Captação de leads;
  • Monetização de budgets

Já, se o seu interesse for Inbound marketing B2C, você conseguirá mais resultados com:

  • Atração de lead;
  • Atração por promoção ou lançamento;
  • Competitividade de preço;
  • Informações relevantes sobre a oferta;

Em ambos os casos, planejar estratégias que promovam um relacionamento e uma maior identificação com a marca tenda a afetar diretamente a decisão de compra ou de fechamento do negócio.

Para que você entenda melhor, ao fazer:

B2C: Você precisa ter um apelo mais emocional, focado no desejo de compra do consumidor.

B2B: Você precisará mostrar números, métricas e usar da racionalidade para conseguir firmar a parceria.

 

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Vantagens de usar inbound marketing B2B e B2C em sua empresa

Compreendendo que estamos em uma nova era do marketing digital, entende-se que a utilização é capaz de gerar resultados muitos mais atrativos, tanto para o B2C, como para o B2B.

Separamos algumas vantagens de sua utilização para que você consiga entender plenamente.

Veja!

Aplicação custa menos

Não é o blog do Mestre do Adwords que diz, diversas empresas que já se utilizam de estratégias de inbound marketing B2B e B2C, garantem que o custo para sua aplicação é muito menor e o retorno é maior.

Uma estratégia de inbound bem aplicada, por exemplo, custa 47% mais barato que uma de outbound. Em larga escala, a economia é quase a metade!

Visualização do retorno

Estratégias de inbound marketing, por serem aplicadas sempre com base em estudo de campo e com a utilização de diversas ferramentas, permite que a empresa consiga identificar com muita facilidade e rapidez qual tem sido o ROI.

Para você ter uma ideia, uma estratégia de anúncios pode te entregar as métricas de retorno em dias ou em pouco mais de uma semana.

Mensuração rápida

Com o conjunto de ferramentas certas, você conseguirá acompanhar de perto seus números e ainda, poderá entender melhor o que tem dado certo e o que precisa de alguma modificação.

Isso pode ajudar a economizar e ainda, aplicar suas energias em algo que, realmente, vá te trazer resultados!

Gostou das dicas?

Aproveite-as bem!

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