Como Aumentar O Índice De Qualidade No Google Ads

Como aumentar o índice de qualidade das minhas campanhas no Google Ads? Direto ao ponto, simples, rápido e fácil. Primeiro, é preciso entender que o Índice de qualidade é importante porque ele vai dizer se aquela palavra-chave está aparecendo na rede de pesquisa e se você está sendo relevante para o usuário como “resultado de pesquisa”.

O principal objetivo do Google é fazer com que as pessoas, realmente, encontrem aquilo que elas estão procurando. Quando você não faz um anúncio relevante, por exemplo, eu pesquiso “Comprar TV” e vejo anúncio de rádio, não tendo nada a ver uma coisa com a outra, isso acaba piorando a minha experiência como usuário.

E a experiência do usuário para o Google é primordial, é prioridade manter sempre no topo. Então, o índice de qualidade vai determinar, inclusive, até quanto você vai pagar por clique. Ele é um influenciador nesse aspecto, ou seja, não depende só dele, mas ele ajuda muito a diminuir também os seus custos por clique, e deixar a sua campanha com mais resultado, mais relevância.

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Tabela de Pontuação do Índice de Qualidade Google

A tabela que vamos ver a seguir faz parte do e-book 5 Passos para Baixar Seus Custos no Google Adwords. Ele pode ser baixado gratuitamente através do link.

A tabela é representada mais ou menos assim:

  1. Desconto de 50%
  2. Desconto de 44,2%
  3. Desconto de 37,5%
  4. Desconto de 28,6%
  5. Aumento de 16,7 %
  6. Marca de Referência Google
  7. Aumento de 25%
  8. Aumento de 67,3%
  9. Aumento de 150%
  10. Aumento de 400%

Essa pontuação representa o índice de qualidade do Google. Isso quer dizer que 5 é a marca de referência Google. Então, quando você tem essa nota, significa que seu IQ está bom, médio. Não está incrível e pode melhorar. Quando o seu índice de qualidade é acima de 6 ou 7, você acaba tendo um desconto, ou seja, vai pagar mais barato por clique do que se tivesse uma nota abaixo de 5, o que é considerado ruim.

Em muitos casos, quando o Índice de Qualidade é abaixo de 3, os anúncios nem são exibidos. Porque o Google considera que você não está sendo relevante. E, por isso, prefere não exibir, pois pode piorar a experiência do usuário.

Fique atento a isso. Se você está gastando muito no Google, se o custo é muito alto, é muito importante que verifique como está o Índice de Qualidade das suas palavras-chave. Depois de entender a importância do IQ e seu sistema de pontuação, é certo que você deseja saber como, de fato, é possível melhorá-lo. Melhorar esse índice é simples. Há vários fatores e eu vou lhe mostrar aqui o principal. Fazendo isso, já mudará muito o seu IQ.

Interligando os Três Pilares para Melhorar o Índice de Qualidade

Quando a gente fala em anunciar no Google, eu sempre costumo falar dos três pilares. O primeiro pilar é a URL de destino, você já deve ter ouvido falar diversas vezes. O segundo pilar é o seu anúncio. E o terceiro é a segmentação. Nesse caso, a principal segmentação da rede de pesquisa do Google é a palavra-chave. Então, nesse ponto, da palavra-chave, você deve ter uma dupla atenção para atingir o resultado esperado.

Como eu torno o meu anúncio mais relevante? Com índice de qualidade maior para cada palavra-chave. A URL de destino tem que falar de um produto específico, em que o anúncio esteja divulgando e que essa palavra-chave está diretamente ligada ao que está sendo anunciado e ao que também está nessa página. Basicamente, é você interligar esses três pilares.

Por exemplo, se eu falo sobre aprender piano, na URL a gente precisa falar sobre aprender piano, no anúncio precisamos divulgar sobre aprender piano e a palavra-chave precisa ser “aprender piano”. Quando eu falo em “aprender teclado”, embora esteja no mesmo universo, sentido, há uma possibilidade de o índice de qualidade ser afetado negativamente, mesmo que em menor escala. Isso porque embora ele se relacione com a temática, é menos relevante que a temática em si. Piano e teclado estão no mesmo grupo de assunto, mas não são exatamente a mesma coisa. Então, quanto mais relevante você for para o usuário, melhor.

Se o cara digita celulares é muito amplo. Aí você tem que botar um anúncio escrito celulares e segmentação para celulares. E o resultado em conversão não vai ser bom. O que seria alta relevância? Eu colocar, por exemplo, na URL de destino: iPhone 6, que é o modelo específico que o usuário está procurando, a palavra-chave iPhone 6 e no anúncio ter essa mesma palavra-chave.

Então, se você une esses 3, a palavra está no anúncio, na URL de destino, tudo está realmente com alta relevância, interligado, o seu índice de qualidade vai ser alto. E é normal você adicionar várias palavras e algumas terem IQ de 10, outras 7, outras 8. O que você precisa tomar cuidado é com as palavras com baixo índice de qualidade, abaixo de 5 ou 6. Nesse caso, é necessário tomar uma atitude.

O Que Fazer Quando o IQ de Uma Palavra-chave Não Está Bom?

Quando uma palavra-chave não está com o IQ bom, é necessário avaliar se, realmente, aquela palavra é relevante para você, se vale a pena utilizá-la. Se a resposta da análise for sim. Então, talvez, você vá precisar fazer um outro grupo de anúncio, específico para aquela palavra-chave.

Por exemplo, eu estou fazendo “Aprender Piano”. Então, eu tenho a palavra-chave, ela está na URL e no anúncio. Aí eu decido que quero fazer um curso de aula de violão. Nesse caso, eu não vou usar a mesma URL. Eu vou fazer uma nova página, exclusiva para aula de violão, assim como um novo anúncio para acompanhar a palavra-chave. Ou seja, é um outro grupo de anúncios. Isso faz com que eu me torne altamente relevante, pois não vai ficar tudo misturado.

Então, quanto mais grupos de anúncio você tiver, mais relevante você será. Porque você vai direcionar para aquela palavra-chave específica. No fim acaba sendo melhor. Lembre-se disso, quanto mais específico você for, melhor. Quanto mais relevante você for para o usuário, mais você vai vender e maior será o seu índice de qualidade.

Um ponto importante de quando você verificar uma palavra-chave com baixo IQ é clicar nela, ir até o “Ver Termos de Pesquisa” e identificar se da forma que os usuários estão procurando, realmente, faz sentido aparecer para eles. Por exemplo, vamos imaginar que eu estou vendendo curso de piano, e que descubro no “Ver Termos de Pesquisa” que estão buscando muito “Piano Virtual”, já que está de forma ampla, então, como não tem ligação com o que ofereço, eu negativo a palavra “Virtual”, fazendo com que aumente o IQ daquela palavra, aumentando a relevância, porque o Virtual não aparece mais.

Então, você precisa trabalhar com muitas, muitas mesmo, palavras negativas. Para a sua campanha gerar resultado, isso é muito importante, caso contrário vai acabar gerando cliques inválidos para você.

Também é importante que você saiba que é necessário avaliar as palavras em cada grupo de anúncio. Quando você tem uma palavra-chave muito importante, ou seja, que gera muita conversão, gera resultado e ela está com baixo índice de qualidade, essa palavra tem que ter atenção. Você precisa resolver isso de alguma forma, para melhorar o resultado. Isso vai diminuir o seu custo e no fim você terá um ROI muito maior.

Então, faça um teste em sua conta, abra a sua campanha da Rede de Pesquisa, vai olhando palavra por palavra, veja o que você consegue melhorar. Porque o dia que você tiver todas as palavras com alto índice de qualidade, os seus anúncios aparecerão, realmente, para usuários de forma relevante e isso fará com que gere mais resultados, mais conversões, o seu custo por clique será menor.

Assista ao vídeo sobre como aumentar o índice de qualidade do Google Ads

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