Informações Secretas Do Seu Concorrente No Google Ads

O que era segredo, hoje, não é mais. Muito tempo atrás, quem anuncia no Google há anos vai confirmar, você não tinha informações sobre os seus concorrentes na rede de pesquisa do Google. Você não sabia se estava superando eles, se estava melhor que eles, se os seus anúncios estavam aparecendo mais vezes ou na frente deles. 

E, hoje, você tem acesso a essas informações na coluna “Informações do Leilão”. E isso lhe ajuda a ter uma noção em relação aos seus anúncios perante os seus concorrentes. E, também, em cima disso você pode criar estratégias para tentar superá-los e ter mais resultados no Google.

Como Acessar Informações Secretas dos Meus Concorrentes?

Para você ter acesso a essas informações é muito simples. Você vai até a sua conta Google Ads, em suas campanhas da Rede de Pesquisa, depois em grupo de anúncios e, por fim, em Informações do Leilão.

Aqui o Google traz informações de empresas que estão disputando as mesmas buscas que você, as mesmas palavras-chave. Então, aqueles que saem junto com você são os seus concorrentes diretos. É desse local que você consegue tirar informações para ajudar no crescimento do seu negócio.

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Domínio do URL de Visualização

Em “Informações do Leilão”, você verá uma espécie de tabela. A primeira coluna da esquerda é a “Domínio do URL de Visualização”. Ele mostra nada menos que o site do cliente. Você consegue ver, inclusive, o seu concorrente direto.

Parcela de Impressões

Na segunda coluna nós temos a “Parcela de Impressões”. O que significa isso? Segundo as próprias palavras do Google: “A “Parcela de Impressões” é a quantidade de impressões recebidas dividida pela quantidade estimada de impressões que você estava qualificado para receber. A qualificação tem como base as configurações de segmentação, os status de aprovação, os lances e os índices de qualidade dos seus anúncios atuais. Esse número é atualizado uma vez por dia”.

No meu caso, está aparecendo 20,12% nessa coluna. Ou seja, eu poderia ter 5 vezes mais tráfego, mais pessoas no meu site, porque eu apareci só 20,12% das vezes em que ocorreu buscas no Google. Muito baixo. O ideal é você dominar essa parcela de impressões, ter 100%.

No entanto, comparado a minha concorrência eu estou bem posicionado, porque eles estão com menos 10. 

Posição Média

A terceira coluna é a “Posição Média”, ela mostra a classificação comum do seu anúncio em relação aos outros anúncios. Ou seja, em que posição está ficando o meu anúncio e ele compara com os meus concorrentes.

O número apresentado na minha tabela é 1,7. Ou seja, estou bem colocado, ficando entre a primeira e a segunda posição.

Lembrando que aqui a gente está pegando informações de todos os grupos de anúncios, não só de um específico. Então, ele traz informações da campanha no geral.

Taxa de Sobreposição

O próximo é a Taxa de Sobreposição. Que é a frequência com que seu anúncio e o anúncio de outro anunciante receberam uma impressão no mesmo leilão. Ou seja, quando a pessoa coloca a palavra-chave e sai o meu anúncio junto com o do meu concorrente.

Segundo minhas métricas, em 22% das vezes eu estou disputando com um determinado concorrente.

Isso significa que eu preciso estar sempre atento ao anúncio para chamar mais atenção e conseguir superá-lo. 

Taxa de Posição Superior

É a frequência com que o anúncio de outro anunciante é exibido em uma posição mais elevada em relação ao seu anúncio no mesmo leilão, quando o seu anúncio e o dele são exibidos ao mesmo tempo.

Ou seja, quando eu coloco uma palavra-chave, e sai o meu anúncio e o do meu concorrente, o meu aparece posicionado melhor ou pior? Eu fico acima dele ou abaixo dele?

Os meus resultados mostram que em 54% das vezes fico acima do meu concorrente.

Lembrando que estar acima nem sempre é o melhor se você paga muito caro. A ideia é: Você coloca um CPC legal, briga pela primeira posição, porém, você pode pagar um pouquinho menos pelo clique e estar na segunda ou terceira posição. Só que, nesse caso, o seu anúncio precisa ser ainda mais chamativo. Às vezes, você paga menos por clique e no final tem um CPA, um custo por conversão, muito mais baixo.

Não fique com a cabeça forte, muito focado em conseguir a primeira posição. O foco sempre é o custo por conversão. Quanto menor, melhor.

Taxa Da Parte Superior da Página

É a frequência com que seu anúncio (ou o anúncio de outro anunciante, dependendo de qual linha você está visualizando) foi exibido na parte superior da página nos resultados da pesquisa.

Ou seja, quando você anuncia no Google tem a opção do seu anúncio sair ou na parte superior ou na inferior. Segundo minhas métricas, em 66% das vezes os meus anúncios estão sendo exibidos na parte superior, que é muito bom.

Nesse caso, é interessante sempre buscar a parte superior, porque ela, geralmente, traz mais cliques e mais visibilidade.

Para ficar na parte superior, é necessário um índice de qualidade melhor, um CTR bom, pagar um pouco mais por clique e ter também uma URL de destino bem chamativa. Porque uma Landing Page de alta conversão aumenta o meu índice de qualidade e traz mais resultados. Não é necessário pagar tão caro quando o IQ é bom.

Parcela de Superação

A última coluna. Trata-se da frequência com que seu anúncio esteve em uma posição mais elevada no leilão em relação ao anúncio de outro anunciante ou se seu anúncio foi exibido, mas o dele não.

Então, as vezes o “concorrente” não está com as mesmas palavras, a gente compara: “Eu estou saindo com essas palavras e ele não está”, e também inclui eu estar acima dele.

Nesse caso, segundo minhas métricas, o meu principal concorrente, que estava disputando comigo mais diretamente nas outras colunas, não é tão direto assim. Eu apareço só 20%, então não é um concorrente tão direto. Talvez, ele tenha outros instrumentos musicais, oferece outros produtos e serviços.

Agora, se nessa coluna aparecer 80% ou 90%, significa que esse seu concorrente é super direto. Ele está, realmente, procurando as mesmas palavras, os mesmos clientes, e é aí que tem que ter uma atenção redobrada para você estar firme, para sempre superar a sua concorrência. Estar sempre a frente.

Essas informações, que antigamente não se tinha acesso, você tem, hoje, e isso lhe ajuda a ter uma visão geral sobre como está os seus anúncios em relação a concorrência. Podendo usá-las ao seu favor, para superar os seus concorrentes e conquistar mais resultados.

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