Como funciona a jornada de compra?

Todo mundo que deseja adquirir um produto ou serviço passa por diferentes etapas do processo de compra, até finalmente realizar a conversão. Isso não é algo particular de nossos clientes ou dos usuários da internet.

Nós mesmos quando desejamos comprar algo passamos por todas as etapas que vamos abordar aqui, a diferença é que fazemos isso de forma tão natural e corriqueira que acabamos não dando tanta atenção ao processo, porém ele existe.

Quando estamos do lado de lá, ou seja, do lado de quem é responsável pela criação da estratégia de marketing digital que vai influenciar a jornada de compra é que paramos para analisar, cuidadosamente, todas as etapas do processo.

Cada etapa é extremamente importante para a o avança até o objetivo final, a tão sonhada conversão. Quando algo dá errado ou não funciona muito bem, acabamos perdendo possíveis cliente pelo caminho e com toda a certeza, você não quer isso, não é mesmo?

Pensando nisso, o Mestre do Adwords criou um conteúdo muito bacana que vai te mostrar tudo sobre a jornada de compra. Como funciona cada etapa, o que é e demais informações sobre o assunto.

Vamos lá?

 

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O que é a jornada de compra?

Para muitos empreendedores a jornada de compra de um conceito bem obvio, porém para outros, ainda há certa dificuldade em entender o que é. Então, vamos acabar com as dúvidas já…

A jornada de compra nada mais é do que o caminho que o seu lead ou possível cliente irá fazer até que resolva comprar o produto ou serviço de você. É como se ele tivesse que ir avançando as fases do jogo para conquistar o troféu, entende?

Todas essas etapas servem de doutrinação, ou seja, irá ensinar mais sobre seus produtos e serviços, deixando-os preparados para usufruir da melhor maneira possível.

É missão da marca criar uma jornada de compra intuitiva e que aguce o desejo de compra em cada etapa, senão a energia aplicada para a realização do processe irá por água abaixo.

Obviamente, você tem que ter em mente que a quantidade de pessoas que chegará até o final da jornada será bem reduzida, pois você estará segmentando mais assertivamente a cada etapa, porém todo esse processo garante que quem adquirir o seu produto, terá o perfil ideal de uso.

 

Ziel erreichen - von A nach B

 

A importância da jornada de compra?

A jornada de compra seja importante, não apenas para produtos digitais, mas também para produtos off-line, pois ela que garantirá a satisfação plena de seus clientes.

Como já falamos diversas vezes, tentar vender tudo para todo o tipo de público é uma burrice, você precisa aplicar todas as suas energias em pessoas que já tem maiores probabilidades de comprar de você, afinal são o público alvo do produto.

Esse é uma questão muito importante, antes de iniciar uma estratégia de jornada de compra, seja necessário definir sua persona e seu público alvo, pois todos os conteúdos gerados para cada etapa ficará inteiramente baseado na forma com que essas pessoas gostam de consumir conteúdo.

Para construir essa estratégia de uma forma mais assertiva, você precisa conhecer bem cada etapa e saber o que fazer em cada uma delas. Então, vamos te ajudar com isso!

Venha e preste bastante atenção!

 

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Divisões da jornada de compra

No momento de fazer a divisão de sua jornada, 4 pilares serão muito importantes:

  1. Aprendizado e descoberta: Nesse ponto, seu lead ainda não sabe que tem o problema, mas acaba descobrindo pela informação que você dará;
  2. Descobre o problema: Nesse momento, ele já sabe que tem um problema e começa a procurar mais informações e formas de resolve-lo;
  3. Visualizou soluções: Após suas pesquisas, ele já descobriu que existem diversas soluções para ele, então é a sua chance de se destacar e mostrar que o sua resolução é a melhor, sempre com um senso de urgência e escassez.
  4. Decisão de compra: Ele está convencido, sabe que você tem a melhor solução e vai comprar de você!

Agora que você já conhece melhor cada etapa da jornada de compra, precisamos te dar algumas dicas do que fazer em cada etapa do processo.

Veja que cada uma delas tem um objetivo diferente e é como se, cada vez mais, ele elevasse um degrau rumo a decisão de compra, sendo assim, cada uma dessas etapas merecem ações distintas.

Na primeira etapa, aprendizado e descoberta, sua missão é atrair a atenção é dar muita informação de qualidade para que esse usuário possa analisar as situações e perceber que ele faz parte de um grupo que tem uma dor.

Na segunda etapa, descoberta do problema, ele visualizará o problema e passará a consumir mais conteúdo ainda, para saber todos os porquês e demais informações daquilo estar ocorrendo com ele.

Na terceira etapa, visualização das soluções, ele já buscou tanta informação que acabou descobrindo que não está sozinho e que pode resolver aquela questão de milhares de formas diferente.

Por fim, na quarta etapa, ele estará tão agradecido de você poder ajuda-lo a sanar a questão, que não pensará duas vezes em adquirir o seu produto ou serviço, visto que, você estava por lá desde o começo e deu todo o apoio necessário para que tudo se resolvesse.

Parece complexo, mas não é não! Nós passamos por todas essas etapas sem nem mesmo perceber, pois ocorre de uma forma simples e natural.

A sua missão é criar o conteúdo ideal para cada etapa, com a intenção de obter o melhor resultando final possível, ou seja, a conversão!

Tem alguma dúvida ou algo que queria nos perguntar? Aproveite, pois estamos aqui para isso!

Queremos te agradecer a visita e convidar a voltar sempre, pois fazemos questão de alimentar esse espaço com conteúdo de muito valor.

Aproveite e fique sempre de olho em nossas redes sociais e nosso canal do Youtube, há conteúdos bem bacanas que irão te ajudar muito em seus estudos!

Boa sorte em sua jornada de compra e conte sempre com o Mestre do Adwords para te ajudar!

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