Listas De Exclusão De Canais No Google

Toda campanha no Google tem público negativo. Já falei isso diversas vezes e, nesse conteúdo, eu vou mostrar como você pode melhorar a exclusão de canais negativos nas suas campanhas. Porque isso acaba dando um grande trabalho. 

Eu não usava essa função e assim que descobri já comecei a mudar tudo para ficar muito mais fácil para gerenciar.

Sem tempo de ler? Ouça o Podcast!

O que é Público Negativo no Google?

Quando você começa uma campanha no Google, tem lá o seu público alvo. Porém, têm aquelas pessoas ou aqueles lugares que você não quer sair. Para quem você não quer aparecer. O que a gente chama de público negativo. 

Então, vamos supor que eu quero anunciar no Youtube, só que eu não quero que o meu anúncio apareça para crianças. Eu até contei já aqui no blog que uma vez cheguei em casa e minha sobrinha estava vendo um vídeo de anúncio meu. Mas ela não é meu público alvo, ela não vai comprar de mim. Na verdade, o meu pai, que tem a idade do meu público alvo, com perfil bem parecido, ou seja, que poderia fazer parte do meu público, é quem deveria estar vendo o anúncio. 

Isso quer dizer que a minha sobrinha estava usando o computador naquele momento, logada na conta do meu pai. Só que a minha sobrinha entra em canais infantis, pegadinhas e coisas do gênero. Então o que eu posso fazer? Já segmentar, através das informações do Google, e excluir os principais canais negativos. E aí quando eu crio uma nova campanha, eu já adiciono essa lista lá e fica muito mais fácil para eu gerenciar.

Então, eu começo aqui com o meu público alvo, para quem eu quero anunciar. Vamos supor que eu quero excluir, de todas as minhas campanhas, alguns canais infantis. Já pensou que você vai ter que replicar essa lista de exclusão toda vez que criar uma nova campanha, não é? Isso é realmente cansativo e trabalhoso. Aqui, eu vou mostrar para você uma forma que a gente pode simplificar isso. 

Como Negativar Canais no Google de Forma Simples e Rápida

Eu estou aqui em uma campanha minha. Para ir à página que iremos executar a tarefa, você precisa clicar em “Públicos-Alvo”. Depois em “Canais” e em seguida em “Exclusões”.

Na minha campanha, eu já tenho vários canais, principalmente, infantis. Que não faz sentido para o meu público alvo. Você pode colocar o que não faz sentido para o seu, como humor, por exemplo, enfim…

Como você já deve imaginar, os canais que estão nessa lista “Exclusões” na sua conta Google são aqueles que você não quer aparecer de jeito maneira, só que toda vez que nós temos que criar uma campanha nova, é preciso selecionar tudo, clicar em “editar”, depois em “copiar” e lá e colar. Aí se eu adicionar um só canal, tenho que adicionar em todas as campanhas. Enfim, dá um trabalho absurdo.

Para a gente simplificar isso é muito fácil. Você vai abrir aí a sua conta Google. Depois vai em “Ferramentas”. Em “Biblioteca Compartilhada”, clique em “Listas de exclusão de canais”. Em seguida, você vai clicar no sinal “+”, e nós vamos criar uma lista. Aqui, eu vou chamar essa lista de “Canais infantis”. Você pode nomear da melhor forma para o seu caso.

Na lista, no bloco abaixo, escolha a opção “Canais do Youtube”. Você pode digitar na “busca” o nome do canal ou a palavra-chave. Por exemplo, eu coloquei no meu a palavra “galinha” e já pude negativar diversos canais infantis relacionados com a galinha pintadinha. Eu também poderia buscar pela palavra-chave “infantil. 

Depois disso, o que acontece? Quando clicarmos em “salvar”, já vai aparecer em lista na próxima página. Você poderá visualizar se essa lista que você acabou de criar já está adicionada em alguma campanha. Para adicioná-la, você clicar no bloco de seleção corresponde. Depois, em aplicar a campanhas. Vai aparecer as suas campanhas, basta selecionar e já adiciona.

Agora, qual é a grande sacada dessa lista de exclusões de canais? Você pode excluir, eu estou colocando canal do Youtube, também vídeos específicos do Youtube, websites e aplicativos, como aqueles de jogos, por exemplo.

Vamos supor que você selecionou em uma lista 30-50 canais que não quer aparecer. E está utilizando-a em 10 campanhas. Aí você descobriu um canal que está saindo os seus anúncios e não é para sair. Um outro canal infantil, por exemplo. Antes, você teria que ir em cada canal e selecioná-lo. 

O que você pode fazer daqui para frente? Simples. Você pode clicar na lista de exclusão, depois em editar, e adicionar o canal ali. O que vai acontecer é que automaticamente já vai atualizar em todas as campanhas que têm essa lista de canais negativos. Simples assim!

Eu achei muito interessante essa ferramenta. Por isso, decidi fazer esse conteúdo para compartilhar com você, para que possamos simplificar na hora de gerenciar.

A gente tem que entender que tudo que podemos automatizar, deixar mais simples, é melhor. Porque a grande sacada de anunciar no Google é você utilizar as estratégias e não gastar um tempão com tarefas como essa, que podem ser feitas de maneiras muito mais fáceis.

Então, a grande sacada é: em poucos minutos eu faço poucas alterações, crio campanhas e já gero resultados que desejo. E eu foco na estratégia. Opa, vou usar esse tipo de anúncio, porque falo com o meu público assim. Ou essa segmentação, porque aqui está o meu público comprador. E essa estratégia é o que vai fazer você gerar muito mais resultado no Google.

Espero ter ajudado você com esse conteúdo rápido. A gente se fala na próxima!

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!

Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixar Slide

Tchau-tchau.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →