Como descobrir se meu site é Mobile Friendly?

Você ainda tem dúvidas se o seu site é Mobile Friendly? Sério mesmo?

Então, você tem ideia de que isso pode estar afetando diretamente os seus resultados, pois um site que não está pronto para receber visitas de qualquer dispositivo, é um site que limita a obtenção de tráfego.

Talvez você reclame de suas vendas que estão baixas, ou então de seu tráfego que está superbaixo e justamente essa adaptabilidade tenha deixado à desejar.

Só para você ter uma noção básica, mais de 51 milhões de pessoas possuem algum tipo de dispositivo móvel para acessar a internet e, mais, calcula-se que 80% da população brasileira já se utilize de 3G ou 4G para essa navegação.

Entenda que por mais que você deseje, um site que é acessado pelo celular não tem a mesma visualização de um computador comum, até porque estamos falando de 15 ou 16 polegadas em notebooks para 5 ou 6 (até memores) em smartphones, não é mesmo?

Os problemas de acessibilidade são os mais diversos possíveis e tudo isso resulta em um ponto apenas: a queda de acessos pela navegabilidade ruim.

Não quer que isso ocorra com seu site? Então, vem com o blog do Mestre do Adwords que a gente te ajuda identificar se o seu site é Mobile Friendly.

Bora!

 

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O que é Mobile Friendly?

A gente já abordou esse assunto em um outro artigo aqui no blog, mas se você chegou aqui através desse material, talvez não saiba a exata definição desse termo, logo não custa te ajudar.

O Mobile Friendly é um termo utilizado para afirmar que o site está totalmente adaptado para receber usuários vindo de todo e qualquer dispositivo mobile, independentemente, do tamanho da tela, velocidade de internet e local do ponto de acesso.

É preciso compreender que, por mais que a gente queira implementar milhares de recursos e funções, para uma navegação mobile isso não é possível, ela precisa ser mais leve e mais intuitiva.

Quando você transforma o seu site em um Mobile Friendly, você está gerando uma melhor experiência para o usuário e, com isso, dando um maior conforto de navegação.

A perguntar que todos querem saber:

  • Como descobrir se meu site é Mobile Friendly?

É exatamente por isso que o blog do Mestre do Adwords está aqui hoje, nós queremos destacar alguns pontos importantes que vão te ajudar a identificar se o seu site é ou não é um Mobile Friendly.

Vem!

 

1º Ponto – Facilidade de navegação

O primeiro ponto que merece destaque em um site que seja 100% Mobile Friendly é disponibilizar a facilidade de navegação. Isso porque, quando estamos falando de uma utilização em computadores usuais, você acaba tendo muito mais espaço para inserir informações, nas pequenas telas isso não ocorre.

Antes, os criadores de sites pensavam primeiro na programação do site comum e só depois iam pensar na versão mobile, hoje isso mudou! Vale muito mais a pena pensar na mobile primeiro, para depois ver a tradicional, entende?

Então, tome muito cuidado com a utilização de links e botões de redirecionamento, pois isso acaba deixando o site lento e de difícil navegação.

Não tem coisa mais chata do que você rolar o site para baixo, acabar clicando em um link, sendo redirecionado e ter que voltar, esperando a página carregar tudo de novo. Quando isso ocorre, as chances do usuário desistir de navegar são bem grandes, até porque o uso de dados no Brasil é limitado por boa parte das operadoras.

 

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2º Ponto – Texto de fácil leitura

Esse é um dos pontos mais importantes, pois interfere diretamente no consumo de informação por parte do usuário.

Você precisa garantir, através da formatação de seu layout que todo o tipo de conteúdo escrito fique legível e ajustado na tela sem a necessidade de que seja preciso dar o zoom.

Deixa a gente te explicar…

O zoom é aquele recurso utilizado para aproximar e aumentar a informação, no entanto ele é um opção de utilização rápida. Não tem como o olho ficar ali por horas naquela leitura, pois ele acaba “cansando”.

Para garantir que seu leitor não seja prejudicado, programe para que ele tenha conforto na leitura, independente se ele está lendo em uma tela de 4 polegadas ou em uma de 20.

 

3º Ponto – Enquadramento perfeito

Já que tocamos no assunto da adaptação do conteúdo, é muito importante que seu site esteja sempre enquadrado na tela, ou seja, que toda a informação fique centralizada, sem a necessidade de utilização da barra horizontal de rolagem.

Pelo que descobrimos, quando um site precisa ser rolado para os lados, você acaba perdendo mais de 40% dos acessos, porque o usuário tem PREGUIÇA, isso mesmo, preguiça de não conseguir obter a informação de primeira.

Para nós que olhamos de fora podemos pensar que isso é uma das piores besteiras que podem existir, no entanto, precisamos pensar de acordo com o nosso público alvo e eles, realmente, prezam pelo conforto.

 

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4º ponto – Abertura rápida

Esse ponto você já deve imaginar, porém sempre vale a pena pontuar aquela informação que o Google soltou em seu material sobre mobile, você deve se lembrar…

Páginas que demoram mais de 3s para carregar por completo têm rejeição do usuário, pois ele entende que ela está demorando muito para carregar, perdendo seu tempo e sua banda de navegação, logo ele desistirá de acessar.

Sabendo disso, procure deixar seu site o mais leve possível. Já comece pela programação com um layout simples.

Cuidado com a utilização de programas em flash e com a quantidade de publicidade, pois esses dois fatores contribuem para que uma página fique pesada.

A utilização de imagens em alta resolução também prejudica a abertura da página, então sempre salve em formato web.

 

Para conferir se o seu site está ok ou se tem pontos que podem ser melhorados, faça o teste na ferramenta do Google.

 

Esperamos ter ajudado e qualquer dúvida, só mandar para nós.

Boa sorte e bom trabalho!

 

 

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