O que é Alt Text?

Informações gráficas e imagens chamam muito a atenção das pessoas, até mais que os textos. Isso porque, a leitura de conteúdo em texto demanda uma maior atenção e muito mais cuidado para entender as entrelinhas, além de que a pessoa precisa ter conhecimento mais avançado em certos assuntos para entender complexidade dos termos utilizados.

Já quando falamos em imagens, o acesso a informação fica mais fácil a todos, uma vez que, desde pequenos somos estimulados a interpretar figuras de animais e objetivos por exemplo. Não é atoa que os vídeos do Youtube contagiaram todo uma geração que consome diariamente uma quantidade de vídeos absurda, tanto através da plataforma oficial, quanto pelas redes sociais.

Comentei em alguns artigos relacionados a otimização de conteúdo que o principal fator de ranqueamento do Google é o conteúdo escrito, não é mesmo? E posso te falar que não é algo do Google em particular, outros buscadores como Bing, Yahoo e outros, também utilizam de robot de leitura em HTML para fazer o posicionamento de informação, tanto na busca orgânica, quanto na busca paga.

 

Alt Text.

 

Você pode estar pensando: “ Entrei aqui para saber o significado de Alt Tex e o Tiago está falando de vídeos, HTML, artigos, nada a ver com o que estou procurando. Vou sair daqui!” Calma, calma! Peço que fique mais um pouco, pois o que estou fazendo é apenas contextualizar informações para que um cenário de explicações possa ser exposto.

Você sabe que sou um cara que leva a aparência de um projeto muito a sério, isso porque eu gosto sempre de ter certeza que estou entregando o melhor para meus alunos, meus leitores e meus parceiros, entende? Note que o laytot de nosso canal foi mudado cuidadosamente para dar mais conforto em sua navegação, que nossos conteúdos são ilustrados de forma a facilitar seu entendimento e mais, a imagem destacada de cada texto é cuidadosamente tratada e ajustada em um tamanho padrão, para que assim, tudo fique perfeito para você.

Esse texto tratará justamente desse assunto, por isso apresentei tais situações acima. Será mais um texto da nossa série de sucesso, “ o que é” e tenho certeza que você gosta muito, não é mesmo?

Já falei aqui no blog de vídeos, de anúncios no Google Adwords, de SEO, conteúdo e até mesmo de alguns cursos disponíveis em nosso mercado do marketing digital. No entanto, eu acabei percebendo que ainda não tinha feito nenhum conteúdo focado apenas em falar de otimização de imagens, acredita? Claro que já citei esse assunto em outros artigos, mas nunca havia separado um espaço para abordar apenas isso. Sendo assim, quando recebi uma pergunta relacionada a alt text, achei que seria muito bacana explorar um pouco mais esse tipo de assunto.

Acredito que você, assim como eu, gosta muito de ver imagens e fotos na internet não é mesmo? E que, certamente, deve fazer buscas para encontrar imagens relacionadas a assunto de seu interesse, não é mesmo? E tem mais, talvez você tenha um blog ou site, onde alimenta de conteúdo de qualidade e faz uso de ilustrações para melhorar a qualidade do material apresentado, correto? Sendo assim, você deve ter em mente que a otimização da imagem é tão importante quando a otimização do conteúdo.

Caso você nunca tenha ouvido falar disso, não se preocupe, pois estou aqui justamente para isso, te ajudar a entender detalhes básicos, mas essenciais do marketing digital.

Muito se ouve falar em otimização de conteúdo usando as melhores palavras chaves, títulos atrativos, divisão por subtítulos para engajar a leitura e diversas outras técnicas que um conteúdo relevante necessita. No entanto, noto que o SEO para imagens acaba passando meio que despercebido ou até mesmo é esquecido por muitos profissionais, pois é algo tão simples e fáceis de fazer que julgam não ser importante.

Estou aqui para mudar esse cenário, pois no mundo do marketing digital nada é “menos importante” , pois no conjunto da obra um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença no resultado final obtido. Sendo assim, esse artigo tem o objetivo te te explicar o que é alt text e ainda, te dar algumas dicas de otimização de imagem.

Está pronto para começar? Então, não vamos perder tempo, pois esse é um assunto MUITO interessante.

Vamos lá?

 

Definindo o que é Alt Text?

Se você faz a utilização de imagens para ilustrar seus textos em blogs e sites, e ainda não se utiliza de alt text para suas imagens, talvez você esteja perdendo boas oportunidades de obter um resultado melhor e assim, divulgar de forma mais fácil seus produtos ou serviços.

 

Alt Text

 

Vamos por partes, senão o entendimento fica um pouco complicado. O significado de Alt Text é texto alternativo e ele sempre vem acompanhado do titulo do artigo. Não importa se você trabalha com o blogspot, wordpress ou alguma outra plataforma de postagem, o alt text é item obrigatório para otimizar a sua imagem.

É importante que você não confunda o título com a descrição da imagem, tudo bem? No entanto, uma dica muito interessante e que costuma funcionar muito bem, é colocar na alt tex a palavra chave relacionada ao conteúdo.

Você já parou para pensar como o Google consegue acertar sempre no resultado de pesquisas de imagem? É incrível como ele sempre mostra imagens sobre o assunto em que acabamos de digitar, não é mesmo? Quero que entenda que isso não é nenhuma mágica, muito pelo contrario, tudo isso se dá por uma otimização adequada da imagem. Isso porque, como comentei rapidamente acima, o Google ainda não tem o poder de fazer a leitura de imagens, uma vez que, seu robot é programado para ler apenas conteúdo, mais precisamente conteúdo em linguagem de programação a conhecida HTML. Logo, quando você dá um titulo e acrescenta o alt text em uma imagem, você está programando a imagem para ser lida pelo buscado e assim, ranqueada.

Deu para entender um pouco mais sobre Alt Text? Note que o assunto é algo tão simples e de fácil aplicação que não existe qualquer desculpa para esquecer esse item. Você tem que colocar isso no piloto automático no momento de postar suas imagens!

Antes de encerrar, eu gostaria de deixar algumas dicas para você otimizar suas imagens com mais eficiência e qualidade.

Topa?

 

Dicas para fazer SEO em Imagens

Eu recebi diversos pedidos para que eu fizesse um artigo sobre SEO de imagens, então resolvi ouvi você e ensinar um pouquinho do que sei sobre o assunto!

Separei algumas dicas que irão te ajudar e muito á ter um melhor resultado, veja:

 

Alt Text.

 

  1. Nome do Arquivo: É muito comum que, ao baixar imagens da internet, o nosso computador salve a imagem como “DSC0025” ou “IMAGE0859”. Isso é comum, pois ele é programado para isso. No entanto, para melhorar o SEO é importante que você renomeia o arquivo com um termo legível ao buscador. Por exemplo, se você está baixando uma imagem de um jogador de futebol, salve o arquivo como jogador-de-futebol. Jpg.
  2. Tamanho da Imagem: Você precisa entender que o acesso através de celulares está cada vez mais alto, sendo assim, muitos usuários irão acessar as imagens que você disponibiliza através de uma conexão de internet de baixa velocidade. Logo, nunca coloque uma imagem que tenha mais de 1 mega byte, a não ser que seja EXTREMAMENTE necessário. O ideal é sempre postar em formato “ internet” ou PNG.

 

Creio que com esse artigo tudo esteja mais claro, não é mesmo? Otimizar imagens é muito simples e totalmente sem mistério, o que você não pode esquecer é de aplicar esses detalhes simples.

 

Então, estamos combinados? Posso confiar de que você nunca mais vai se esquecer de otimizar suas imagens, não é? Okok!

Quero te ver em breve, novamente!

Boas conversões!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →