O que é formulário de Conversão?

Visando tornar esse canal uma referência quando o assunto por empreendedorismo digital, tive a ideia de abordar o tema sobre o formulário de conversão, pois sei que muitos profissionais ainda são relutantes em seu uso e outros, o usam de forma exagera. Sendo assim, o que quero é ajudar você a ter uma boa prática com o uso dessa excelente ferramenta.

Há quem ainda me pergunte sobre a eficiência de sua utilização e com toda a certeza, minha resposta é clara: Funciona e funciona muito bem, mas antes de nos aprofundar sobre o tema, queria te explicar que usarei uma metodologia diferenciada, pois entendo que como o formulário é algo bem dinâmico, a explicação também precisa ser.

Acredito que você lute dia após dia para tentar entender o comportamento de seu público alvo, não é mesmo? E para isso, está sempre atento as novidades de mercado, bem como estando presente nos locais onde eles também estão, estou certo? Entendo essa sua sede de conhecimento quer ser seu parceiro nessa caminhada, pois sei exatamente o que você busca, uma vez que, sou um estudioso nato e quero sempre melhorar meus resultados.

 

formulário de conversão

 

Já ouvi muitos profissionais de venda dizendo que o formulário de conversão prejudica a vendas ou então, os acessos do site, já que o usuário nem sempre quer fazer o preenchimento. Até concordo em partes, pois a quantidade de sites que vejo utilizando-os de forma errada não está escrito e isso sim, prejudicada a sua estratégia.

Entendendo essa necessidade de mercado, julguei que seria muito interessante criar um conteúdo exclusivo sobre esse assunto. Não sei se você chegou até aqui pela indicação de algum amigo ou então, pelas buscas orgânicas, no entanto, no momento em que comecei a criar esse material, não existia nenhum artigo em português sobre o assunto. Claro que o termo “ formulário de conversão” é utilizando em vários locais e existem diversos artigos de abordam sua aplicação e técnicas, mas nenhum tão focado em esclarecer a apresentar o significado dessa palavras. Logo, estou aqui para fazer isso.

Tenho certeza absoluta que ao final dessa leitura, você estará muito mais preparado para enfrentar as diversidades do mercado atual, isso porque nada adianta querer ingressar em um nicho de mercado tendo a insegurança presente na rotina de trabalho. Insegurança essa criada pelo desconhecimento de termos e palavras chaves usado no vocabulário ativo, não é mesmo?

Se esse for seu caso, peço que não se preocupe, pois por mais simples e básico que um termo seja, sempre irei apresentar seu significado e métodos de aplicação para iniciantes, pois entendo a necessidade disso. Caso tenha interesse, você pode acessar conteúdos como o que são gatilhos mentais ou então, o que é AINDA, por exemplo, que são outros materiais focados em esclarecer termos do ramo, beleza?

Apesar de simples entendimento, não terei porque iniciar um conteúdo sem apresentar um significado sobre o que é formulário de conversão, não acha? Logo, antes de seguir, vamos esclarecer de uma vez por todas essa questão.

Vamos juntos?

 

Definindo o que é formulário de conversão

Para entender o que é formulário de conversão, você precisa entender como funciona a conexão entre sua marca e seu público alvo. Isso porque, o formulário em si, nada mais é o que um formulário comum, onde os visitantes de sua página irão preencher em troca de alvo que você está oferendo. No entanto, para oferecer algo que desperte, de fato, o interesse de seu público é a grande chave do mistério.

A conversão só pode ser computada quando o usuário pratica a ação que você pré determinou, certo? Sendo assim, um formulário de conversão só terá sucesso efetivo o preenchimento for feito por completo, porém é preciso sempre levar em conta que a internet atualmente é muito dinâmica e rápida, logo o usuário só irá preencher seu formulário se tiver real interesse no que você oferece.

Antes de explicar algumas técnicas, vamos recapitular para ver se você entendeu, isso porque como o termo é bem simples de ser compreendido, então acompanhe comigo.

Na imagem que coloquei logo abaixo, você está vendo um formulário bem simples, apenas com nome e endereço de e-mail para ser preenchido, certo? Isso é um formulário de conversão de um e-book que produzir para ajudar as pessoas a trair 100 novos clientes. Note que é um formulário bem simples e que faz com que o usuário não perca tempo com o preenchimento, após ele preencher essas informações que normalmente já estão salvas em seu próprio navegador para preenchimento automático, ele recebo o material em seu e-mail, ou seja, a conversão foi atingida com sucesso, uma vez que, meu objetivo é fazer o fornecimento do e-book, entende?

 

formulário

 

Entenda que um formulário de conversão não precisa ser enorme, até porque se for, você aumenta as chances de diminuir sua taxa de conversão, pois as pessoas costumam não querer perder tempo com preenchimento. Sendo assim, opte por formulário básico e direto até para que suas métricas sejam mais precisas.

Talvez, você esteja se preguntando quais os benefícios de usar um formulário de conversão, não é mesmo? Separei alguns pontos que acho interessante apontar.

 

Benefícios de Usar o Formulário de Conversão

Atualmente, os formulários de conversão então presentes na grande maioria dos projetos de marketing digital, isso porque eles são extremamente eficientes em diversos aspectos e tem o poder de te ajudar a conquistar seu objetivo.

Dentre eles, podemos citar:

  1. Mais Leads: Coloquei esse item como o primeiro, pois percebo que o formulário é muito usado para a captura de leads e quando falo isso, não quero dizer apenas para vendas, mais para a alimentação da base de dados de uma forma geral, pois é muito comum que o formulário seja apenas o primeiro contato entre produtor e consumidor. Ao fazer o preenchimento, seus dados são armazenados em uma base de dados segmentada, com pessoas no mesmo perfil que você e assim, o criador dessa lista, pode aprofundar a relação e melhorar relacionamento com seu público alvo.
  2. Medir Métricas: O Google Analytics é uma excelente ferramenta para você obter informações sobre o funcionamento de seus negócios, no entanto possuir outras opções de obtenção de dados seria excelente, não é mesmo? O formulário de conversão permite que isso ocorra, uma vez que, ao fazer o preenchimento, os usuários deixam informações concretas a respeito de seu perfil e isso, podem te ajudar e muito, a entender a persona de seu negócio.
  3. Arquitetura da Informação: Ter um local onde todas as informações estejam ao alcance de poucos cliques é uma forma de gerar uma venda muito mais rápida. Pode acreditar em mim, já fiz diversos testes e quem compra pela internet, não quer esperar um e-mail chegar para obter mais informações, eles querem tudo em um só lugar para ser rápido. Não se esqueça de verificar se a página está com um carregamento rápido e com todos os links funcionando.

 

formulário de conversão,

 

Para finalizar, eu aconselho que você inicie testes para saber como seu público irá aceitar um formulário de conversão. Teste os campos que são obrigatórios e os que serão de preenchimento opcional para que assim, consiga determinar quais são as reais necessidades que seu negócio tem.

Outro detalhe que não pode ser esquecido é a questão da recompensa digital, ao fazer um formulário, você precisa ter uma boa oferta para entregar caso a conversão seja feita, pois você precisará chamar a atenção para assim, gerar a conversão.

Sinto que esse assunto foi concluído com sucesso e agora, você está pronto para aplicar essa técnica sensacional em seu projeto. Espero que consiga aumentar suas conversões de forma bastante expressivas.

Falo comigo, caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto!

Até a próxima!

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