O que é growth hacker?

Os termos em inglês estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Isso porque, com uma globalização cada vez mais acelerada, culturas se misturam e palavras antes desconhecidas acabam sendo bastante utilizadas em nossa rotina profissional.

É o caso da palavra growth hacker que acabo ganhando forçar nos últimos tempos e assim, causando dúvidas em muitos profissionais. Preciso apenas pontuar, que ela não é uma palavra nova, uma vez que, a profissão já existe há muitos anos.

Quando se fala em estratégias de marketing, principalmente quando estamos começando um novo negócio, acaba sempre indo pelo lado tradicional da coisa, não é mesmo? Isso quando a publicidade ganha espaço! Você pode até pensar: “ Cara, sério que o Tiago está falando que ainda tem gente que acha a publicidade inútil?!” Infelizmente, preciso te dizer que sim, acredita? Já me deparei com muitos profissionais e até mesmo empresas que não dão o devido valor a ela.

 

O que é growth hacker,

 

Em meus projetos, levo o marketing com publicidade como um dos fatores primordiais de crescimento, pois já pude comprovar que sem uma estratégia de marketing eficiente ter as conversões que planejamos é quase impossível. Quem trabalha com marketing digital também já mudou a visão e investe em publicidade, pois a concorrência nesse mercado é muito alta, então é preciso anunciar no Google Adwords, No Facebook Ads, é preciso gerar conteúdo para alimentar blogs e sites.

Sem isso, você irá caminhar a passos de formiga, entende? Se você trabalha com clientes que ainda não perceberam o valor dessa ferramenta para o seu negócio, você tem a missão de doutriná-los a entender a importância e o poder de gerar engajamento.

Tenho tido muito sucesso com essa missão e sinto-me orgulhoso dos resultados, pois estou conseguindo atingir um número, cada vez maior, de pessoas que estão percebendo a importância de estar conectado ao mundo digital. Logo, minha única intenção é te ajudar, colaborando na entrega de conhecimento de qualidade.

Essa série de artigos sobre “ o que é” tem feito a diferença na vida de muitos. A cada dia recebo feedbacks positivos que lotam meu inbox e minha caixa de e-mail. Não consigo expressar o tamanho de minha alegria,  porém esse sentimento tem se tornado o combustível que me motiva a ir em frente e colocar uma paixão maior em cada conteúdo gerado.

Movido por essa paixão, hoje iremos falar sobre o que é growth hacker e como isso se aplica ao marketing digital. Essa é uma tática bastante usada em startups, porém a quantidade de pessoas que tem dúvidas sobre seu significado é enorme. Pude perceber isso em eventos, pois procuro sempre observar a reação da plateia em momentos chaves, sendo assim sempre que esse termo é citado, a cara de interrogação aparece no público.

Chegou o momento de mudarmos esse cenário! Quero que termine esse artigo sabendo tudo sobre o que é growth hacker, combinado? Iremos juntos em mais artigo incrível que foi preparado especialmente para você.

Vamos lá?

 

Afinal, o que é growth hacker?

Tenho quase certeza de que se você nunca ouviu falar sobre growth hacker, pensou de primeiro momento que fosse algo ilegal ou fora da lei, não é mesmo? Tudo bem, isso acontece muito, uma vez que, a palavra hacker está na composição da palavra e obviamente, é ligada a invasão de computadores, descoberta de senhas, vírus e por aí vai. No entanto, pode ficar tranquilo que o termo growth hacker nada faz relação com esse lado obscuro.

Muito pelo contrario, a palavra growth hacker tem um conotação totalmente opositiva, traduzindo para o português, o growth hacker é uma pessoa que trabalha focada em descobrir e desvendar métodos originais para atrair novos interessados e assim, criar um novo jeito de empreender.

 

O que é growth hacker

 

O growth hacker é um profissional que está na linha de frente de um projeto, pois ele é o responsável por ajustar e aperfeiçoar seus produtos e serviços, visando sempre entregar uma maior qualidade ao seu público alvo. Sendo assim, seria injusto dizer que ele quer “apenas” conquistar novos clientes, uma vez que, ele também quer reter e fidelizar, para que o crescimento seja constante, porém sua missão é executar essa tarefa de forma inovadora e muitas vezes inusitada, saindo dos formatos tradicionais do marketing.

É importante salientar que citamos o marketing apenas por ser uma área que estamos mais acostumados a trabalhar, no entanto o growth hacker tem ligação com todas as áreas, já que todas irão impactar, de certa forma, com o resultado da entrega final, logo ele precisar estar por dentro de todos os ramos para trabalhar uma melhora mútua de resultados.

Certamente, se você conhece ou vir a conhecer uma equipe de growth hacker, você achará a forma com que eles trabalham insanas e sabe por que? Esses profissionais não tem medo de se jogar de cabeça, de partir para o tudo ou nada, uma vez que, eles arriscam tudo em busca dos melhores resultados, sempre com uma boa dose de criatividade!

Agora que já definimos o que é growth hacker e já podemos entender um pouco da sua forma de trabalhar, gostaria de ir um pouquinho mais além, tentando explicar para você quais são as ferramentas mais utilizadas por um growth hacker em seu dia a dia de trabalho.

Você tem interesse em descobrir? Então, vem comigo!

 

Ferramentas Utilizadas por um Growth Hacker

Você teve ter imaginado o dia a dia maluco de um growth hacker, não é mesmo? No entanto, nem sempre de criatividade vive um projeto, pois é preciso construir pilares de sustentação para segurar a carga de inovações, concorda? No entanto, é totalmente possível aliar o comum com as novidades de mercado. E é justamente nesse ponto que o trabalho do growth hacker entra.

 

O que é growth hacker.

 

Acredito que todas as ferramentas que vou citar abaixo você já utilize em seus projetos ou então já tenha ouvido falar, porém entenda o “q” de criatividade que são aplicadas em seu uso.

  1. SEO: A otimização para sites de buscas é um método bastante tradicional para você que quer estar bem posicionado na busca das palavras chaves do seu nicho. Para um growth hacker essa estratégia é fundamental, porém ele vai mais além, ele tem a missão de construir uma estrutura totalmente escalável para milhares de páginas e não apenas para uma única. Sendo assim, ele usa de criatividade para gerar conteúdos extremamente engajado.
  2. E-mail Marketing: Um growth hacker está preocupado sempre em gerar engajamento, agregar valor e converter para que assim, ele consiga apresentar melhores resultados. A dinâmica de utilização do e-mail marketing é muito eficiente, pois você consegue ter um relacionado individual com a sua lista e ao mesmo tempo colocar no piloto automático esse processo. Claro que é preciso uma segmentação constante para entender seu público e nesse ponto, vale tudo para entregar valor com qualidade.
  3. Conteúdo de Qualidade: O growth hacker sabe da importância do conteúdo de qualidade e valoriza demais essa tarefa, sendo assim você verá que em toda a estratégia de sucesso, ou seja, por trás das histórias das grandes marcas, existiu uma entrega de valor muito alta para converter pessoas comuns em consumidores assíduos. Não poupe esforços para ganhar autoridade com seu público, produza textos de qualidade, e-books, infográficos e o que você julgar de valor.
  4. Virais: Trabalhar com conteúdo viral é uma excelente estratégia de marketing, mas que ainda é um grande mistério. Isso porque, é quase que impossível prever se um material irá viralizar ou não. Sendo assim, entregue seu melhor em todos para que assim, seus consumidores atuais compartilhem, cada vez mais, com novas pessoas.

 

Chegamos no final de mais um conteúdo e me sinto bastante feliz com o resultado desse trabalho. Acredito que tenha conseguido conceituar de uma forma fácil de ser compreendida, não é mesmo? Você conseguiu entender o conceito de growth hacker e o formato de trabalho? Bem como sua missão?

Caso algo não tenha ficado tão claro, me procure, pois podemos conversar mais sobre o assunto e assim, esclarecer suas duvidas.

Quero te agradecer por estar comigo, mais uma vez! Muito obrigado!

Até mais!

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