O que é o Google Analytics?

Você alguma vez já parou para entender qual a função das ferramentas mais utilizadas no dia a dia de trabalho dos profissionais do Marketing Digital? Quando você decide usar uma ferramenta em seus negócios, o que lhe motiva fazer isso? Hoje, de certa forma, venho tratar de um assunto que julgo de extrema importância para a obtenção de sucesso no meio profissional, conhecer profundamente as ferramentas que trabalha ou que têm intenção de trabalhar e, sobretudo, qual o potencial que ela lhe oferece.

O Google Analytics é uma importante ferramenta para quem trabalha de forma online, mas você sabe por quê? Não? Recentemente parei para analisar quais as dificuldades das pessoas presentes em nosso mercado e, principalmente, as dificuldades das pessoas que querem iniciar sua vida profissional no segmento.

Tenho que lhe confessar uma coisa que me surpreendeu muito. As coisas que mais atraem dúvidas nas pessoas não são os pontos complexos e técnicos do nosso mercado e sim as técnicas mais simples que utilizam ferramentas básicas para um bom aproveitamento dos resultados dos negócios.

É isso mesmo, as pessoas costumam ter dúvidas a cerca de técnicas simples que são aplicadas através de ferramentas. Foi por conta deste “descobrimento” que resolvi falar sobre esse tema, pois o Analytics é uma ferramenta básica, mas essencialmente tem um potencial enriquecedor aos seus negócios.

 

 

Ao tratar desse assunto, meu objetivo é acabar com as dúvidas relacionadas ao Analytics, e mais, quero que você entenda do que se trata a ferramenta, quais os benefícios que ele pode trazer e como você faz para cadastrar adequadamente o seu site no Analytics e aproveitar todas as oportunidades que ele lhe oferece.

Se você chegou até aqui, certamente tem interesse em descobrir tudo sobre o Analytics e deve estar ansioso para começar não é mesmo? Vamos ao que interessa!

 

Entendendo o Analytics

O Analytics, como já havia dito anteriormente, é uma importante ferramenta utilizada no segmento do Marketing Digital.

Ele é um sistema totalmente gratuito, criado pelo Google, com a finalidade de monitorar o tráfego que o site recebe, mas não é só isso, você não saberá apenas a quantidade de usuários que acessam o seu site, você terá informações sobre o comportamento deles ao navegar em suas páginas, de onde vêm essas visitas e quais as páginas menos acessadas.

Fazer o monitoramento de tráfego é indispensável para uma boa gestão e segmentação de seus negócios, é uma ferramenta obrigatória e indispensável para quem trabalha no mundo online, isso porque, é com ela que você conseguirá os relatórios que irão identificar quais os possíveis problemas de suas campanhas e assim encontrar os caminhos para resolvê-los.

 

Google Analytics.

 

Agora que você já entendeu sobre do que se trata o Analytics, vamos ao segundo passo, entender quais os benefícios que a ferramenta oferece aos seus negócios.

 

Benefícios do Google Analytics

Você deve estar se perguntando agora: “Os benefícios do Analytics são realmente valiosos?”. Posso lhe responder com segurança que sim. Saiba que o Analytics oferece uma gama enorme de benefícios aos seus negócios, a partir de agora irei lhe apresentar as principais vantagens que ele possui quando aplicado de forma correta:

  1. Obtenção de Dados: Com o Analytics instalado no seu site, ele lhe fornecerá relatórios importantes para entender melhor o seus resultados e como o seu site está sendo visto pelo seu público. Isso lhe trará automaticamente uma visão expandida sobre suas práticas e a aceitação dela pelo público, lhe dando uma importante vantagem frente aos seus concorrentes.
  1. Comportamento do Público Alvo: O que poderia ser melhor que conhecer o comportamento de seu público alvo? Acredito que para um negócio ter sucesso, o público tem grande parcela da ação para consolidar esse estabelecimento fortemente no mercado, porém a empresa precisa ser assertiva em oferecer o que seu público Por isso é tão importante entender o comportamento de seu público alvo, isso lhe dará vários passos a frente de qualquer concorrência e com o Analytics isso se torna possível, pois ele oferece dados como metas, origens de tráfego, número de visitantes, posicionamento de resultados, mídias sociais que lhe trazem mais acesso, desempenho de sua loja virtual e quais metas foram traçadas e atingidas em seu endereço web.
  1. Elaboração de Estratégia: Com o Analytics desenvolver estratégias mais contundentes se tornou mais fácil, isso porque a ferramenta oferece uma série de dados importantes com relação ao comportamento de seu público alvo, o tempo de permanência dele em seu site, o caminho por onde ele percorreu, o funcionamento de seus links, dentre outras informações que podem fazer com que você obtenha sucesso absoluto de uma vez por todas.

 

o que é Google Analytics

 

Muito interessante, não é mesmo? O Analytics deve ser muito valorizado pelos profissionais do marketing Digital, pois ele pode trazer soluções ricas através de informações de quem mais lhe interessa! Seus possíveis consumidores.

 

Como Cadastrar seu Site no Google Analytics?

Depois de descobrir todas essas possibilidades e vantagens que o Analytics traz aos seus negócios, é impossível não querer utilizá-lo, não é verdade? Fique tranquilo, vou lhe ensinar de maneira bastante prática e simples como realizar essa tarefa sem muitas dificuldades através do passo a passo abaixo:

  1. Conta Gmail: Para que você consiga utilizar a plataforma, você precisa ter uma conta cadastrada no Gmail.
    1. Se você ainda não possui uma conta no Gmail, acesse gmail.com e crie sua conta.
  1. Login: Se você já tem a conta no Gmail, faça login no site google.com/analytics/
  1. Cadastrando Informações: Após isso, você deve cadastrar as informações solicitadas na plataforma, são elas:
  • O nome da conta: Escolha um nome que lhe auxilie lembrar em qual conta está mexendo se o seu Analytics vier a ter várias contas associadas.
  • Url: Neste campo você deve colocar o endereço de seu site.
  • Fuso horário: Você deve colocar a referência do horário do seu país de origem.
  • Categoria do Setor: Nessa opção, você deve escolher a categoria em que seu site mais se enquadra.
  • Finalizando: Para finalizar a criação de sua conta, você deve aceitar os termos de serviço do Analytics, mas ainda não acabou.
  1. Obtendo o Monitoramento: Para obter o monitoramento de seu site, você deve inserir o código de acompanhamento fornecido pelo Google Analytics nas páginas de seu site. Esse código fará o monitoramento, interligando os dados obtidos em seu site com os relatórios disponíveis na plataforma.

Pronto, você já sabe como criar uma conta no Analytics, para finalizar essa etapa de conhecimento, basta aprender como iniciar uma sessão na plataforma.

 

o que é Google Analytics

 

Como Iniciar uma Sessão no Google Analytics?

Para iniciar as atividades em seu Google Analytics, é muito simples, confira o passo a passo e não tenha mais problemas em realizá-lo:

  1. Login: Você deve fazer o login de sua conta no site do Analytics.
  2. Nome do Site: Clique no nome dado ao site que você quer visualizar as informações.
  3. Todos os Dados: Logo abaixo, aparecerá uma inscrição “Todos os dados do Website”, clique nela.
  4. Panorama: Ao clicar nessa opção, você terá um panorama geral de seus usuários.
  5. Visão geral: Na visão geral você terá um gráfico de acesso diário, onde poderá ver qual é a porcentagem de novos visitantes e de pessoas que retornam ao seu site, bem como, a duração do acesso por página e também a taxa de rejeição de seu site.
  6. Barra Lateral: Na barra lateral você terá a opção “Tempo real”, nela você conseguirá fazer o monitoramento das pessoas que estão online em seu site, tendo um gráfico atualizado em tempo real das visualizações de página, origem do usuário e as principais palavras-chaves que foram utilizadas para chegar até ali.

 

O Analytics oferece ainda mais funções, porém não vou descrever aqui para que você possa se aventurar descobrindo as maravilhas dessa ferramenta. Tudo bem?

Espero ter conseguido abrir a sua mente quanto ao Analytics e que agora não restem mais dúvidas quanto ao assunto. Quero lhe agradecer pela presença, lhe parabenizar pela busca de mais conhecimento e, ainda, lhe dizer que esse espaço foi feito para você, então, sempre que necessitar ou sentir vontade, volte! Você será sempre muito bem vindo.

Quer ver algum assunto específico tratado aqui? Deixe um comentário com sua sugestão abaixou ou em nossas redes sociais.

Ficaram dúvidas pelo caminho? Não deixe de comentar com o seu questionamento, certamente farei o possível para encontrar respostas a fim de solucionar o que ficou nebuloso.

Muito Obrigado! Forte Abraço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →