Google x Mídia Offline: Onde devo anunciar?

Onde devo anunciar? Se eu tivesse a resposta perfeita que se enquadrasse em todos os tipos de negócios, com toda a certeza, eu ficaria milionário, você não acha? Essa é uma pergunta que surge com mais naturalidade do que você imagina. Isso porque, é um ato comum fazer a ligação entre publicidade e vendas. O grande problema é que não se sabe direito em qual meio investir.

Não existe uma receita de bolo para trabalhar com anúncios e posso te dar um exemplo, eu adoro trabalhar com Google Adwords, sempre colhi bons resultados ao criar campanhas na plataforma. Porém, se você tem um modelo de negócio voltado para idosos que não acessam a internet, certamente você não irá obter o sucesso que tanto procura.

O exemplo que citei acima pode ser usado para diversos tipos de negócios, tanto os mais tradicionais, quanto os inovadores, pois cada marca tem seu público fiel e é preciso entendê-lo para que o alcance de seus anúncios aumente cada vez mais!

 

Google x Mídia Offline

 

Outra dúvida que aparece de forma frequente é a questão de anúncios na internet ou na mídia off-line. Acho até estranho esse tipo de indagação, pois hoje mais de 80% da população tem um smartphone e está conectado na internet boa parte do dia, mas quando se fala em negócio é preciso colocar em pauta até mesmo as minorias, uma vez que, elas irão somar pontos em sua taxa de conversão.

Hoje vou fazer um pouquinho diferente! Ao invés de indicar apenas um vídeo, vou indicar uma sequência de 2 materiais que gravei pensando em você. Como o vídeo ficou um pouco extenso, separei em duas partes, assim a informação não fica cansativa e eu ainda, posso fazer comentários entre um e outro.

Para iniciar, sugiro que assista o conteúdo abaixo e no decorrer do artigo, faço a indicação do segundo, ok?

 

 

Esse material é muito importante para que você tenha claro que anunciar no Google não é sinônimo de sucesso e sim, é uma ferramenta que ajuda você a chegar lá, porém como tudo na vida é necessário dedicação, atenção e força de vontade para chegar lá.

Para começar a abordar o assunto de onde anunciar de forma mais eficiente, quero explanar um pouco sobre as principais diferenças entre a mídia offline e a mídia online.

Vamos lá?

 

Diferenças entre o Google e a Mídia Offline

Investir em uma forma tradicional de fazer publicidade ou optar por uma inovação de mercado? Essa é uma dúvida que pega muitos empreendedores de surpresa e acabam tirando muitas noites de sono.

 

Google x Mídia Offline

 

Sabemos que anunciar, fazer publicidade é essencial para a saúde de nossos negócios. Isso porque, os clientes são o carro chefe de nossa empresa, no entanto se nosso público alvo não tem qualquer conhecimento sobre os produtos que estamos vendendo, como iremos conseguir despertar o interesse de compra?

Quero então, apontar algumas diretrizes e diferenciais básicos entre uma mídia e outra!

  1. Formatos: Para iniciar os apontamentos, optei por falar sobre os formatos. Isso porque, em ambas as plataformas os formatos são bem diferenciados. Quando falamos de mídia off-line, falamos sobre a televisão, o rádio e matérias impressas. É bastante comum que cada veículo de comunicação tenha um padrão pré-aprovado definido pela empresa que o gerencia. Para os anúncios no Google, podemos trabalhar com formatos também pré-definidos, porém em alguns casos é possível adaptar conforme nosso interesse.
  2. Custo: Os valores, acredito eu, que seja um dos pontos mais preponderantes aqui. O custo da mídia off-line chega a ser de três á quatro vezes maiores que o Google. Isso porque, nos meios de comunicação online, você costuma pagar pequenos valores, escolher por quanto tempo quer anunciar e ainda, pausar a campanha a qualquer momento. Já na mídia off-line isso não é possível. Você irá definir o período em que quer anunciar e deve pagar por eles.
  3. Veiculação: O alcance da mídia off-line fica a critério da veiculação dos anúncios. Por exemplo, se você quiser anunciar para um maior número de pessoas, você terá que anunciar no “horário nobre”, os custos são altíssimos e nem sempre se tem o alcance esperado. Já ao anunciar no Google, você consegue fazer uma estimativa mais precisa sobre os horários que seu público costuma estar nas redes, e assim optar por anunciar apenas naquele período.

 

Minha intenção não é ser tendencioso e muito menos te convencer que anunciar em uma das duas mídias é melhor. No entanto, você já deve saber que o Google Adwords é a minha ferramenta de trabalho diário, logo eu acredito no seu potencial em total destaque com relação a outras. Não posso mentir para você, pois acredito em uma relação de sinceridade de ambas as partes.

O objetivo desse material é lhe apresentar pontos claros e consistentes sobre locais para anunciar, tudo bem? Antes de seguir, quero deixar aqui o link da parte dois do material que te prometi logo no começo do artigo. Acredito que tenha chegado o momento certo de você assisti-lo!

 

 

Separei aqui uma tabelinha bem legal de prós e contras de cada mídia, assim você pode visualizar de forma mais fácil!

Google X Mídia Offline – Prós e Contras

Para iniciar, sempre acho mais bacana falar dos pontos positivos, você também não acha? Então, vamos começar sinalizando quais são os prós de cada item.

Prós do Google

  • Custo Baixo
  • Alta Segmentação
  • Você define o período
  • Versatilidade

Prós da Mídia Offline

  • Uso da Publicidade tradicional
  • Possibilidade de aparecer no horário nobre
  • Veiculação em diferentes canais
  • Ativação do gatilho de interesse

Sobre os contras, acredito que apontar isso não é algo ético, isso porque cada formato de negócio tem maior relação com um tipo de mídia, você não acha? No entanto, sei que você estava querendo muito fazer um comparativo entre ambas, então vou te ajudar nisso.

No caso de valores, a mídia off-line tem um valor muito mais elevado, como já citei acima. Situação que não acontece com o Google, isso acaba tornando a plataforma de anúncios acessível a todos.

 

Onde devo anunciar.

 

Já quando o assunto é agregar valor, o povo brasileiro ainda tem em mente que “ aparecer na TV” tem um ar importante, por isso a mídia off-line ainda atrai muitos olhares. E não é só isso, apesar de a grande maioria dos brasileiros já terem acesso a internet, a pequena parcela utiliza a televisão, por exemplo, como uma forma de obtenção de informação.

Acredito que esses são os pontos principais que você deve saber para entender qual o formato de publicidade ideal. Se você ainda está em dúvida em qual dos dois formatos apostar, minha dica é: Estude seu público! Será ele que ditará a plataforma de anúncios que deve ser usado, entende?

Espero que tenha lhe ajudado. Te espero na próxima!

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