O Dia Que Perdi R$ 3.820,01 No Google

Como eu perdi R$3.820,01 no Google Ads, em um único dia? Eu estou fazendo esse conteúdo para alertar você que, talvez, já perdeu muito dinheiro no Google ou em outras fontes de tráfego. Inclusive, tem um aluno meu do Conversão Extrema, que segundo os seus cálculos, perdeu cerca de R$50.000,00 reais.

A gente não tem noção do preço da ignorância, não temos como calcular quanto custa a ignorância, não saber do detalhe A, B ou C. E, isso, acaba fazendo com que a gente acredite que todas as nossas decisões são e estão corretas. Porém, uma decisão feita no escuro, como mexer em uma ferramenta que você acha que conhece e domina, mas não tem resultado. Ou deixar de anunciar no Google, por acreditar que não é para o seu negócio. Pode fazer com que você deixe muito dinheiro na mesa.

Todas essas situações podem ser resumidas por uma frase que gosto de carregar comigo: “O preço da ignorância é alto, muito alto”. Nesse caso, ao qual estamos tratando aqui, em um único dia, foram R$3.820,01 reais. No caso do meu aluno do Conversão Extrema, foi em torno de R$50 mil reais.

Para que você não cometa o mesmo erro que eu cometi, vou lhe explicar o que aconteceu para que essa quantia se perdesse.

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53 mil Views com Campanha Sem Segmentação no Google

Eu estava fazendo o lançamento, do próprio Conversão Extrema, em março de 2016. Para quem não sabe, eu também faço anúncios dos meus vídeos no Youtube. Em um belo dia, do nada, analisando as minhas métricas eu percebi que o padrão mudou e o gráfico de views deu um salto muito expressivo. O normal, inclusive na época de lançamento que a gente registra um volume maior, era de 6 a 7 mil views diários, e em um dia especial, de repente, ele bateu 53 mil visualizações.

Claro, eu queria saber o que tinha acontecido. Será que fiquei famoso do dia para a noite? Definitivamente não! O erro estava na campanha do Google. Ao analisar, pude perceber que no dia 31 de março de 2016, essa campanha, que não era para ir ao ar, gastou R$3.820,01 reais.

Tratava-se de uma campanha sem segmentação. Até lembro que liguei para o meu irmão na época e falei: “Você não vai acreditar. Eu acabei de rasgar três mil e oitocentos reais, literalmente”. E aí ele ficou louco.

Como Perdi R$3.820,01 Reais no Google?

Qual o erro que eu cometi? Quando você monta uma campanha na rede de display do Google ou no Youtube, há opção de criar a segmentação depois ou colocar o anúncio depois, enfim. O que eu fiz? Coloquei o anúncio, como estava na correria, fazendo várias campanhas e tudo mais, e não configurei a segmentação. Até porque, geralmente, no Youtube leva de 24h a 48h para aprovar o seu vídeo, para começar a de fato rodar a campanha.

Me garanti nesse prazo e pensei: “Vou deixar tudo certo aqui e depois venho e só aplico a segmentação”. O que aconteceu? Aprovou o meu vídeo antes do previsto e quando eu entrei já era tarde demais. A sorte foi que conferi, pois caso contrário teria gasto muito mais. Sem segmentação, meu vídeo apareceu de forma aleatória, para qualquer público e, assim, embora o número de views seja expressivo, a qualidade desse tráfego é ruim, já que quem viu meu vídeo não têm nada a ver com quem se interessa por ele. Ou seja, no final, trouxe esse gasto, sem trazer nenhum resultado.

De novo, o preço da ignorância de um dia aqui, foi de R$3.820,01 reais. Que é muito mais caro que muitos cursos que poderia lhe passar ensinamentos capazes de lhe fazer evitar esse erro.

Vou mostrar agora para você parte do depoimento de um aluno do Conversão Extrema que acredita que perdeu cerca de R$50 mil reais.

O Aluno do Conversão Extrema Que Perdeu R$50 Mil Reais

“Nós tínhamos uma agência que fazia os nossos anúncios e agora assumimos. E desde que a gente assumiu, que olhamos os gráficos, os resultados subiram muito. Sentimos a melhora em tudo, passamos a receber muitos e-mails, muitas ligações, em média, crescemos 40%. A gente assumiu tem umas duas semanas, minha esposa e eu, e apenas nesse período já conseguimos esse resultado surpreendente.

Eu devo ter perdido muita grana, enquanto deixava tudo na mão da agência. Cerca de R$50 mil reais. Tem uns 10 anos que o controle das minhas campanhas não era meu”.

Qual o Principal Ensinamento Que Esse Erro Nos Trouxe?

O ensinamento que fica desse conteúdo, ou melhor, desse erro, é que quando você for criar uma campanha no Google, jamais deixe-a sem configuração. Configure-a por completo, 100%, não deixe para colocar o anúncio depois, ou a extensão, o público negativo, enfim, sempre comece e termine, do início ao fim.

Não confie no prazo de análise e aprovação como eu fiz, pois na verdade a gente não sabe. E, nesse caso, é melhor garantir que, independente do momento que ele for ao ar, estará completo e preparado para tal.

No caso do meu aluno do Conversão Extrema o erro não foi igual ao meu, mas também foi um problema com a segmentação. Que como ele não tinha conhecimento sobre a ferramenta, acabou lhe gerando prejuízos.

Então, você, agora, tem dois caminhos. O primeiro é, realmente, estudar por completo a ferramenta, fontes de tráfego, para aumentar as suas vendas, crescer o seu negócio. O segundo é anunciar para evitar o desperdício de dinheiro. Afinal, quando você não anuncia, está também perdendo dinheiro, porém é mais difícil calcular quanto está sendo perdido. Se você for até o Google, pesquisar e encontrar os seus concorrentes, de fato poderá ter certeza de que todo dia está perdendo.

Vale a pena você estudar, começar a anunciar, testar. Quanto mais cedo melhor, e aí, você pode, enfim, ter mais resultados e evitar esse desperdício de dinheiro, evitar deixar dinheiro na mesa, inclusive, para os seus concorrentes.

Assista ao vídeo sobre o dia que perdi R$ 3.820,01 no Google Ads

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Até breve!

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