Qual Faixa Etária Compra Mais No Google?

A segmentação por idade é fundamental para você ter resultado no Google. Quando você começa uma campanha, quando cria uma campanha no Google, é imprescindível ter uma definição clara de quem é o seu público alvo. Pois, dessa forma, você consegue focar nesse público e gerar resultados logo de início. Eu chamo isso de campanha otimizada. Ou seja, uma campanha que já começa gerando resultados.

Quando não se tem um público alvo bem definido, você coloca uma segmentação mais ampla e ao longo da performance da campanha que nós vamos descobrir quem não é o seu público. E isso vai acabar otimizando, retirando essas pessoas que não compram de você. Porém, você já gastou dinheiro com esses usuários. Você pode começar descobrindo antes quem é o seu público alvo. Uma das formas é olhando primeiro para os seus clientes.  

Olhe para seus clientes… quem é que compra de você? Qual a idade? Busque muitas informações sobre o seu público alvo para na hora de criar suas campanhas, seja no Google, no Facebook, ou qualquer outra fonte de tráfego, você tenha dados claros sobre quem vai ver os seus anúncios.

Quando se começa uma campanha no Google, geralmente, os anunciantes na hora de colocar a idade, optam por selecionar “Todas”. Ou seja, de 18 a 30 anos, de 40 a 50, +65. Coloca todas as idades, porque eles não se atentam e acreditam que todo mundo pode comprar o seu produto.

Eu vou lhe mostrar que isso não é verdade. E que a taxa de conversão, o custo de conversão, mudam muito de público para público. Olhando só para a questão de idade, sem levar em consideração qualquer outra forma de segmentação.

Sem tempo de ler? Ouça o podcast!

Segmentação por Idade no Google Ads

Na sua conta de Google você consegue ver seu público, separado por faixa etária. Ou seja, os resultados categorizados pela idade do público. Então, de 18 a 24 anos, 25 a 34, 35 a 44, 45 a 54, 55 a 64, +65 e também o grupo Desconhecido, que é quando o Google não identifica qual a idade da pessoa que está pesquisando naquele momento ou também quando o usuário é menor de 18 anos.

E isso acaba lhe revelando qual é o público, baseado só em idade, que gera mais resultados para você.

Para você acessar essa parte de idade é bem fácil. Basta você selecionar a campanha que deseja visualizar os dados. Na segunda coluna, onde se encontra o menu da campanha, você deve clicar no botão “Informações Demográficas”. Nessa sessão é possível ver informações como idade, sexo, status parental, renda familiar e mais. Nesse conteúdo, nós estamos falando só sobre idade. Quando você abre as informações por faixa etária é possível descobrir quais são os públicos que mais geram conversões e resultados.

Analisando Resultados e Comparando Públicos por Idade

Para fazer esse artigo e exemplificar para você o que estamos vendo, eu peguei diversas campanhas de pesquisa e de display. E essa diferença, geralmente, é maior em campanhas da Rede de Display e Youtube. Agora, a gente vai comparar o resultado, comparando público a público por idade. E você verá como gera uma grande diferença, analisando essa campanha específica.

Nessa campanha, a gente tem vários grupos de anúncios e eu coloquei para visualizar por campanha. Você tem a opção também de visualizar por grupo de anúncios ou entrar em cada grupo específico. Então, eu reuni todos os grupos para identificar qual é a idade que gera mais resultados em vendas diretas.

Olhando para o número de conversões da faixa etária de 18 a 24 anos, a gente vê que ele está zerado. Isso porque, na nossa pesquisa, antes de anunciar, eu já descobri que usuários com essa idade não compram o meu produto com toda a certeza. Sim, de fato, o “Desconhecido” está ativo nos resultados. Mas é porque a verba nessa campanha específica era muito maior do que ela tinha capacidade de entregar.

Quando a sua verba é limitada, deve-se primeiro focar só em quem vai comprar de você com toda a certeza. Assim, já aumenta o resultado logo no início. Então, por exemplo, vamos supor que de 34 a 54 anos é o meu público alvo, eles que vão comprar. Nesse caso, você tira o Desconhecido e o restante, focando só nessa idade. Ou seja, quando o Google identificar essa pessoa aí o seu anúncio vai aparecer.

Agora, se a sua verba é maior, se consegue gastar mais, você pode incluir o Desconhecido, porque dentro dele há pessoas também de 25 a 54 anos e o restante. Então, vai aparecer também o seu público alvo. Em hipótese alguma, nessa campanha, inclua o Geral. Porque o público geral, quase sempre, não gera resultado.

Não adianta você pagar para o Google para ter conversão e não ter resultado. Se for pagar para ter prejuízo, não vale a pena anunciar no Google. Você tem que focar realmente no público que lhe traz lucros.

O segundo passo dessa tarefa é avaliar qual é o seu público alvo. Quem está comprando mais da minha campanha. E olhando baseado em volume de conversão eu tenho aqui, ao avaliar a campanha de exemplo desse artigo, uma grande surpresa. A faixa etária 65+ são as pessoas que têm maior volume de conversão e o menor custo por conversão, qual a menor taxa, obviamente.

Olha que interessante. Pessoas da terceira idade são, nessa campanha, as que mais compram esse produto específico. Às vezes você nem tem ideia o quão forte são essas pessoas que compram pela internet. Comparado com 25 a 34 anos, esse público traz a metade de custo de conversão e o dobro do volume de conversão.

Excluir a Faixa Etária ou Ajustar o Lance?

Depois de descobrir a faixa etária que não traz resultado, você tem duas opções. A primeira é excluí-la do seu grupo de anúncio, caso seja muito ruim, nunca gerou resultado e a conversão seja horrível. E a segunda opção é diminuir o lance desse público específico ou aumentar naqueles que você quer focar.

Particularmente, eu diria que o primeiro passo mais adequado seria, na verdade, ajustar o lance e acompanhar os resultados. E depois de ter, realmente, certeza que esse público não converte, mesmo tentando várias e várias vezes, aí sim, você pode excluí-lo.

Isso porque depois que você o exclui o seu anúncio realmente não vai aparecer. Então, se for feito de maneira equivocada, pode acabar lhe ocasionando na perda de um tráfego qualificado. É necessário ter realmente a certeza do que você está fazendo.

Para excluir uma faixa etária da sua campanha na prática, basta você ir até ela na sua conta Google Ads. Clique no grupo de anúncios específico ao qual deseja fazer essa alteração. Ao lado do quadrado de seleção, onde geralmente é exibido um ponto verde que sinaliza que o grupo está ativo, você pode clicar para mudar o status e, assim, excluir do grupo de anúncios em específico.

Na configuração da campanha, quando você a cria, é possível excluir a faixa etária de todos os grupos. No entanto, depois de rodar a campanha é necessário excluir de cada grupo.

Na mesma página, é possível também aplicar Ajustes de Lances. Basta selecionar o grupo e depois clicar na opção “Editar”, localizado na barra horizontal na parte superior da tela. Em seguida, selecione “Alterar Ajustes de Lance”, que significa aumentar ou diminuir só para essa faixa etária selecionada.

Posso colocar, por exemplo, aumentar 10%. Ou seja, se o meu CPC ou CPA, vamos supor, está lá R$1 real, ele vai para R$1,20 só para esse público. Ou até diminuir. Aumentar quando o público é bom para você, para focar nele ou diminuir quando ele não traz resultados.

Resumindo. Basicamente, você pode diminuir dos públicos ruins e focar nos públicos bons. Esse é o primeiro passo e mais recomendado. Caso o público ruim permaneça do mesmo jeito, não altere em nada o resultado, você pode excluir realmente.

Você consegue alterar mesmo os lances e isso é bem flexível junto ao Google para realmente lhe ajudar a ter mais resultados e focar naquele público que de fato vai gerar resultado para o seu negócio.

Então, a grande sacada aqui é você criar uma campanha no Google com várias segmentações: por idade, por sexo, palavra-chave, palavra-chave negativa, entre outras. E, desse modo, mandá-la para rodar. Assim, você já vai iniciar de modo correto, com uma campanha otimizada, bem segmentada no seu público alvo.

No segundo momento, você vai refinar ainda mais o seu público. Com esse processo contínuo, vai chegar uma hora em que seus anúncios vão estar focados exatamente nas pessoas que vão comprar do seu negócio e você vai pagar um custo de conversão menor.

Quando em nossa conta nós identificamos que havia uma diferença gritante entre os públicos e que nosso produto era 50 a 60% para terceira idade, ele foi quase todo reformulado. Trocamos imagens, colocamos algumas dúvidas que a terceira idade tinha em relação ao produto, criamos conteúdos para esse público, porque eles são compradores em volume e o menor custo por conversão. Ou seja, eles precisam ter menos clique, gastar menos meu investimento, para fazer uma compra.

Fique atento. Entre em sua conta de Google Ads, vá em informações demográficas e me conte se realmente há uma diferença grande e se faz sentido você excluir alguns grupos para focar naqueles que geram mais resultados para o seu negócio.

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!

Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixe os Slides

É isso. A gente se fala!

Forte Abraço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo