Retorno Sobre Investimento No Google Ads (Coluna ROI)

Muita gente me pergunta: “Tiago, qual é a principal métrica que eu devo olhar nas minhas campanhas no Google?”. É simples. A resposta é o ROI. O que é ROI? Retorno sobre o investimento. Basicamente é quanto que eu investi no Google e quanto voltou para o meu bolso. Essa é a principal métrica.

Tem CTR, impressões, cliques, CPC médio, taxa de conversão. Tudo isso não é importante? Sim, tudo é importante, mas em um primeiro momento você tem que avaliar o retorne sobre o investimento.

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2 Metas Necessárias para Iniciar Uma Campanha no Google

Quando você começa uma campanha no Google é necessário iniciar com 2 metas bem claras. A primeira meta é qual é o seu custo por conversão máximo. Quanto que você pode investir no Google e quanto tem que voltar. Por exemplo, eu tenho um produto que custa R$300 reais. Para produzir, pagar imposto, eu gasto R$100 reais. Nesse caso, eu tenho R$200 reais, basicamente, de lucro em cima do produto. Então eu falo para o Google que darei a ele R$100 reais cada vez que uma venda for realizada. É simples assim! Coloco lá que a minha meta de CPA, que é custo por aquisição, é de R$100 reais.

E a outra meta que você tem que ter, basicamente, é volume. Eu quero fazer uma venda por dia. E você batalha para fazer essa venda diariamente. Depois, duas vendas por dia e assim por diante até chegar, vamos supor, a 100 vendas por dia. E quando chegar a 100 vendas por dia, você vai estar investindo, talvez, R$1 mil, R$2 mil, R$3 mil, R$4 mil reais por dia no Google, batendo a sua meta de CPA. Ou seja, você estará lucrando muito.

Todo mundo começa investindo pouco e vai aumentando conforme o resultado. Então, o ROI é uma porcentagem que serve para te guiar e lhe mostrar se realmente o seu investimento está retornando para você ou se está perdendo dinheiro no Google.

Eu não gosto da expressão: “perder dinheiro”. Porque eu não considero que a pessoa perdeu o dinheiro no Google. Eu considero que ela aprendeu. Então, quando você coloca um dinheiro no Google e não tem o retorno desejado, está tudo bem. Você aprendeu que ali não é o caminho. Não é essa palavra-chave. Não é esse anúncio. E quanto antes você aprender, melhor. Porque você vai aprender a fazer o caminho mais certo e vai ter mais chances de ganhar dinheiro, de conseguir aumentar as vendas da sua empresa e atrair mais clientes pela internet.

Analisando as Principais Métricas em Uma Conta Google

Para fazer esse conteúdo eu utilizei uma conta onde as principais métricas estão exatamente na seguinte ordem, em colunas. Que é “Custo”, ou seja, quanto que eu investi, em seguida “Valor de todas as conversões” e qual foi o “ROI”, que é o retorno sobre o investimento.

Então, nesse caso, o custo do dia foi de R$40 reais. Pode perceber que não é preciso investir muito não. Você pode investir pouco e ter resultado. O valor de todas as conversões, ou seja, o retorno, foi R$74 reais. E eu tive 80% de ROI.

Nesse aspecto, você precisa analisar o seu caso. 80% de ROI é bom para você? É ruim? O que tem para melhorar? Qual é a sua meta de retorno sobre investimento?

Como Adicionar a Coluna ROI na Sua Conta Google

De fato, essa coluna não existe. Quando você clica em “colunas”, depois em “modificar colunas”, vai aparecer todas as colunas disponíveis para você inserir na sua conta. Só que vai ter uma surpresa. Você não vai encontrar essa coluna chamada “ROI”.

Por que não? Porque eu mesmo que criei essa coluna! Você pode criar qualquer métrica que desejar. Simples assim. Como é que você faz isso?

Você vai clicar em “Colunas Personalizadas”. Depois em “+ Nova Coluna”. Nessa janela, você vai nomear a sua coluna, nesse caso, como ROI. Em descrição, você vai colocar “Retorno sobre o investimento – Quanto voltou para o meu bolso”.

Em “Fórmula”, você vai colocar a métrica. Ou seja, a fórmula de cálculo do ROI. Tudo bem se você não sabe qual é, o próprio Google, após uma simples pesquisa, pode lhe informar. Mas é claro que eu vou deixar aqui para você também. 

ROI = Valor de todas as conversões – Custo do Investimento

Custo do Investimento

Para inserir o cálculo no bloco “Fórmula”, na sua conta Google, você deve primeiro abrir o parêntese. Clicando no símbolo mesmo “(“. Feito isso, você vai clicar em “+Métrica”. E escolher a opção “Valor de todas as conv.”, que é quanto que o Google lhe trouxe de faturamento. Depois você vai clicar no sinal de menos -. Clique novamente em “+ Métrica”. Agora você vai selecionar o “Custo”, quanto que você gastou no Google. Feche o parêntese, com o símbolo “)”.

Depois, clique no símbolo de divisão. Em seguida, vá em “+Métrica”, escolha, novamente, “Custo”.

Pronto, você escreveu a fórmula do ROI corretamente. Logo abaixo, você vai perceber um pequeno menu em lista suspensa. Trata-se da configuração do formato da coluna. Pode ser tanto em número, quanto em porcentagem, além do valor em dinheiro. Geralmente, eu acompanho em percentual.

Para finalizar, basta clicar em “Salvar”. Quando você fizer isso, a janela se fechará e a coluna aparecerá no menu “Colunas Personalizadas”. Caso ainda não esteja, selecione a caixa da coluna que você acabou de criar e clique em “Aplicar”.

Quando clicar em “Aplicar”, vai aparecer para você a coluna na sua campanha. E toda vez que você entrar nela, vai poder verificar de forma simples e rápida se está tendo lucro ou prejuízo.

A grande sacada quando se gerencia tráfego é que você precisa, em poucos segundos, identificar o que está bom e o que está ruim. O que você vai intensificar e o que vai diminuir ou até retirar. E esse formato do ROI, retorno sobre investimento, diz, em poucos segundos, qual é a campanha que está trazendo resultado.

É isso. Espero que tenha ficado claro para você e tenha lhe ajudado. Esse cálculo de retorno sobre o investimento é fundamental, mas fácil, rápido e vai te ajudar no gerenciamento das suas campanhas no Google.

Se você não sabia dessa dica, escreva aqui nos comentários. Se curte esse tipo de conteúdo, um pouquinho mais técnico, mais avançado, me avise que vou fazer mais para você.

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