SEO para Facebook é possível?

O Facebook tem se tornado uma grande ferramenta social para todos os modelos de negócio. Tudo isso pela conectividade, interação e canal de comunicação aberto que a plataforma permite em relação ao seu público alvo.

Já sendo considerada uma das maiores mídias sociais do momento, o Facebook abre um leque de possibilidades para que marcas e empresas possam se estabelecer na rede, porém sempre será necessário avaliar a concorrência, pois a quantidade de outras marcas que também querem se fazer presente por lá, só cresce a cada dia.

Só que algo engraçado acontece em meio às estratégias, é o fato das marcas preocuparem-se muito em criar sites bacanas, de qualidade e com um SEO bem feito, deixando de lado o SEO para Facebook.

  • “Ué, SEO para Facebook? Isso existe?”

Pois é, a otimização de sua fanpage também se faz necessário se você quer ser encontrado dentro da rede e quer indexar a página da sua empresa nos mecanismos de busca do Google.

Uma pesquisa recente realizada pelo Bright Edge perguntou há 200 empresas se elas já tinham algum site. 100% delas responderam de forma afirmativa, mas quando questionadas sobre a sua página no Facebook, 70% delas afirmaram que ainda não tinham.

Um número impressionante, não acha?

O blog do Mestre do Adwords quer ensinar você a fazer SEO para Facebook e, assim, conseguir otimizar a página de seu negócio para que ela apareça nas buscas do Google.

Aproveite ao máximo esse material

Vem com a gente!

 

SEO para Facebook é possível

 

1º Dica – Nome da sua página

O nome que você dará a sua página é o primeiro ponto chave para fazer um SEO para Facebook de qualidade.

Se você tem uma nome, não tem muito o que inventar, terá que criar a página com o nome da sua marca ou o nome fantasia que utiliza em seu material de publicidade.

No entanto, se você está criando uma página de entretenimento ou de um infoproduto que você deseja vender, aí você pode escolher entre as opções que fiquem mais interessantes ao usuário.

Vale salientar que não há necessidade de inventar nomes muitos difíceis e carregados de palavras-chave. Muitos acreditam que quanto mais termos de busca, maiores serão as chances de uma boa otimização e, na real, o que ocorre é bem ao contrário.

Nomes como: “Confeitaria de bolos, pães, massas, tortas e salgados – Dona Vó” parecerá muito mais um spam, aos olhos do Facebook, do que algo otimizado. Seria muito mais interessante utilizar apenas o nome da marca “Dona Vó”, entende?

Quanto mais estranho e longo o nome da sua página no Facebook for, menos atrativa ela será para os usuários, pois passará uma impressão de falta de profissionalismo e, com isso, as possibilidades de interação são muito menores.

Se sua missão é indexar essa página no Google, a grande sacada é prestar atenção no primeiro nome, ou seja, na primeira palavra da página, pois é nela que está a maior relevância do Google no momento em que ele faz a leitura, entende?

Pense muito bem o que virá primeiro, isso pode te posicionar muito bem no buscador.

 

2º Dica – URL personalizada da página

A URL personalizada é muito importante para gerar um link de valor à sua página, senão ela ficará com aquele jeitão estanho, com muitos números e letras, sabe?

Isso não é nenhum pouco legal para os mecanismos de busca, muito menos para o usuário que faz sua busca por palavras-chave.

Se a sua página for muito nova, você não conseguirá logo de primeira fazer essa personalização de URL, porém após conquistar as 25 primeiras curtidas, essa modificação já é possível.

Você notará a gigantesca diferença do antes e depois de personalizar o link da página, pois a autoridade que ganhará, o número de curtidas e as posições que subirá no ranqueamento do Google serão impressionantes.

  • Como escolher a melhor personalização?

Bom, o melhor a fazer é apostar no nome da sua marca ou na palavra-chave principal de referência ao seu serviço ou produto. Isso fará uma boa referência e dará autoridade a sua página.

Pode acontecer de alguém já ter feito a utilização desse termo e você precisar escolher outro. O Facebook lhe dá algumas sugestões quando isso ocorre, assim fica mais fácil encontrar opções que vão de acordo com o que você está buscando.

Para ter acesso a essas opções, basta acessa o link oficial do Facebook.

 

SEO para Facebook é possível,,

 

3º Dica – Usando os Termos de busca nos locais ideais

Assim como quando você cria um site e precisa inserir a palavra-chave naturalmente em seus conteúdos, na fanpage acontecerá a mesma coisa.

Você precisa posicionar assertivamente os locais para que a leitura possa ser de qualidade. Então, trabalhe da seguinte forma:

  • SEO Title: Cuidado ao escolher o nome da página (O que já apontamos no tópico anterior)
  • Meta description: Para as páginas do Facebook, a meta description é considerada a descrição “sobre” da página, que é o local onde você apresenta rapidamente informações sobre você.

Interessante também, não se esquecer de colocar o endereço e o CEP do seu local, isso te ajuda a posicionar o local para que quando os usuários busquem informações sobre, tenha dados de localização.

O ponto importante aqui: Considere usar uma meta de 140 caracteres, no máximo, pois é a quantidade de letras que é exibida na busca do Google. Isso é muito importante para chamar a atenção e instigar a curiosidade para que os usuários entrem e conheçam mais sobre a sua marca.

 

4º Dica – Exibição de atualizações de seus canais

Um jeito de mostrar para o Facebook que sua marca está ativa na rede é provando que tem sempre conteúdo atualizado e que você interage com os usuários que falam com você.

Com isso, programe para que as atualizações de novas postagens que você faz, seja no seu blog ou site pessoal, apareçam na página.

A dica importante aqui é que sempre o começo do texto seja planejado para despertar o interesse dos fãs da sua página. Os 18 primeiros caracteres do conteúdo em texto será exibido no compartilhamento automático, então é importante que ele seja algo interessante.

Se possível, utilize a primeira palavra desse texto como a palavra-chave principal, claro que dando coerência e coesão ao conteúdo, pois, como já falamos acima, o Google valoriza muito o primeiro termo e pode ser um fator decisivo de posicionamento.

 

SEO para Facebook é possível.

 

5º Dica – Use outras mídias apontando para sua Fanpage

Uma das melhores formas de provar para o Google que a sua página do Facebook é de qualidade é fazendo com que uma quantidade boa de link aponte para ela.

Então, você pode fazer a utilização de outras mídias para fazer esse direcionamento e com isso, atrair um volume de tráfego de qualidade.

Só tome cuidado para não exagerar na dose desses apontamentos e acabar sendo penalizado pela quantidade de links. Procure nunca forçar, aposte na conquista de indicações naturais, elas serão responsáveis pelo sucesso.

 

6º Dica –  Botão “Like Box”

Uma página que tenha uma quantidade de curtidas altas, terá uma quantidade de engajamento também alta, se tudo for feito corretamente, então não deixe de utilizar botões de curtir em seu site ou blog, pois eles te ajudarão a aumentar a quantidade de fãs.

As configurações são muito simples, é necessário colocar o código do botão em sua página. Se você não sabe como fazer isso, o próprio Facebook te ajuda, clique aqui!

 

Pronto, esses são os princípios básicos para SEO no Facebook. Já conseguindo aplicar esses pontos, você notará uma melhora expressiva nas métricas de sua fanpage.

Essas técnicas também irão lhe auxiliar a conquistar um bom alcance orgânico dentro do Facebook. Faça um teste e comprove o que estamos falando!

Agora está na sua mão… Aplique e veja as diferenças!

Volte sempre por aqui, adoramos te ajudar.

Até breve!

 

 

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