06 dicas para melhorar o SEO de seus vídeos

Os vídeos são as grandes sensações do momento. É notável, que os conteúdos audiovisuais caíram no gosto da população de forma geral e quando generalizo é para que você entenda que mais de 70% dos usuários da internet assistem a vídeos diariamente.

Se você parar para pensar alguns momentos poderá perceber que algumas mudanças já aconteceram justamente para se adaptar a essa nova forma de obter informação. Podemos citar, por exemplo, os smartphones que tiveram seu visor aumentado para tornar a experiência do usuário melhor, além disso, as telas também se posicionam tanto na vertical, como na horizontal, dessa forma a visualização do conteúdo pode ser ajustada.

As situações que citei acima são, apenas, algumas das milhares de ocorrências que eu poderia apresentar para você. No entanto, esse não é o objetivo principal desse artigo, queria apenas que você tivesse claro que os vídeos devem ser encarados, não só como um entretenimento, mas também como uma ferramenta poderosa para seus negócios. Sendo até mais pontual, os vídeos podem interferir diretamente no seu posicionamento de marca e consequentemente em suas conversões.

 

06 dicas para melhorar o SEO de seus vídeos.

 

Eu mesmo já utilizo os vídeos como um forte aliado. Acredito que eles têm a função de me ajudar na tarefa de ajudar você e sabe como? Da melhor maneira que existe, pois ele me ajuda transmitir informações para você de forma mais dinâmica, possibilitando um melhor entendimento dos conteúdos que disponibilizo aqui. Acredito que conheça meu canal e que acompanha sempre os vídeos que disponibilizo junto com os artigos, não é mesmo? Você tem alguma ideia do porque faço isso? Se você não tem noção do motivo, esse conteúdo é perfeito para você!

Os vídeos ajudam muito na transmissão de conhecimento, isso porque, por muitas vezes a pessoa não tem tempo para fazer a leitura por completo do conteúdo ou então não tem paciência para concluir e é justamente nesse ponto que o vídeo se destaca, pois através dele você conseguirá conversar com seu público alvo, passar as informações que deseja e ainda prender a atenção total do usuário por alguns minutos. Não é incrível?

Já que estamos falando desse assunto, achei que fosse de bom tom gravar um vídeo pensando em você. Quero que assista e preste atenção nas informações que passo nele, tenha certeza que serão importantes. Além disso, quero indicar que você sempre acompanhe meu canal no Youtube, todas as segundas, quartas e sextas, ás 11 horas da manhã, são disponibilizados vídeos novos.

Assista hoje, então!

 

 

Agora que você já assistiu ao meu vídeo, já deu para entender o poder dos vídeos para seu negócio, correto? Chegou a hora de avançar e aprender um pouco mais sobre como utilizá-lo a favor do aumento de suas conversões.

Estou tão empolgado com esse material que ainda nem falei sobre o que vou abordar, me desculpe. Escolhi falar um pouco sobre SEO para vídeos. Sei que é um tema com um aprofundamento maior, mas irei explicar o passo a passo de cada aplicação. No entanto, antes de começar, julgo que seja importante que faça a leitura de outros artigos que já compartilhei aqui, pois será um complemento do assunto abordado.

 

SEO de seus vídeos.

 

São eles:

Pronto! Se você já teve oportunidade de ler o material acima, você está pronto para aprender mais! Como existem muitos detalhes nesse material, serei bem objetivo, mas não se preocupe que apesar da objetividade, nada passará em branco, ok?

Começaremos falando das necessidades do SEO para vídeos.

 

Vídeos precisam de SEO?

Muitos profissionais levantam essa questão, então acredito que você também deva ficar em dúvida quanto a ela. Será que os vídeos precisam de SEO?

É preciso que você entenda o funcionamento dos motores de busca e ranqueamento para entender essa resposta. Vou tentar te explicar da forma mais simples possível.

Toda vez que um usuário acessa o Google para fazer uma busca, é necessário que ele digite o que deseja encontrar, correto? Ou seja, na caixa de busca ele irá digitar um termo de pesquisa relacionado com o produto ou assunto em questão. Será através da combinação de termos que o resultado será dado.

Para obter o resultado, o Google faz um filtro de informações levando em conta diversos fatores necessários para um bom SEO, um dos fatores mais importantes é o conteúdo.

 

SEO de seus vídeos

 

Acredito que você já tenha lido ou ouvido falar em algum lugar que o conteúdo é rei. Posso lhe garantir que realmente é, pois é através dele que a ferramenta irá fazer a leitura de suas informações e assim te posicionar bem na busca.

Seu funcionamento é bem simples, será necessário buscar por termos relevantes ao seu conteúdo. Após isso, você precisará inserir no texto que irá disponibilizar ao seu usuário, sempre de forma natural. Feito isso, o Google começará a ler seu conteúdo e mostrá-lo no resultado das buscas.

Claro que expliquei o funcionamento da indexação e ranqueamento da forma mais simplificada possível, isso para que você pudesse entender de forma bem simples e prática, mas preciso lembrar novamente que outros fatores podem interferir em seu posicionamento. Vale a pena ler mais sobre o assunto!

Respondendo a pergunta desse tópico: Sim, o SEO é importante para os vídeos. Responda-me o seguinte: “Como você quer que as pessoas assistam seu material, se elas não sabem sobre o que você está falando?”. Você precisará passar todas as informações possíveis para despertar o interesse do seu usuário. Logo, vou te ensinar algumas técnicas importantes e totalmente aplicáveis para você turbinar seus vídeos.

Você está pronto?

 

Dicas para turbinar o SEO de seus Vídeos

Demorei muito para escolher as melhores dicas para escrever aqui. Fiz diversas pesquisas, ouvi profissionais que são especialistas nesse assunto e posso te garantir que tudo que vou te passar foi TESTADO e APROVADO! Realmente funciona, basta você prestar atenção na forma certa de fazer.

  1. Títulos do Vídeo: Fazer um título atraente e que desperte o interesse no seu material será o seu cartão de visitas para uma boa conversão. Tenho certeza que você mesmo tem o hábito de assistir vídeos, não é mesmo? Diga-me, como você procura por material para assistir? Tenho quase certeza que é digitando assuntos e visualizando os títulos de cada vídeo, correto? Então, da mesma forma que você realiza essas ações, os usuários também irão fazer. Pense sempre em títulos chamativos, atraentes, se puder, utilize perguntas e até mesmo números, pois eles chamam muito a atenção. Não se esqueça de usar a palavra-chave principal do tema do vídeo, pois é essencial para o SEO.
  1. Descrição: Parece até um item pouco valorizado, mas muitos usuários leem as descrições dos vídeos para saber mais sobre sua abordagem. Por isso, dê atenção especial a esse item. Será através dele que você conseguirá utilizar a sua palavra-chave e até mesmo tags que irão te auxiliar na melhora de seu SEO.
  1. Tag: As tags são usadas para destacar termos de pesquisas do assunto do seu vídeo. Como citei acima, você pode espalhar diversas tags na descrição do seu vídeo ou então no espaço pré-determinado para tal. Ela ajudará você a melhorar o SEO e ainda, agrupar os vídeos na categoria correta. Isso faz com que o usuário encontre seu material dentro do assunto de interesse.
  1. Link de Saída: O link de saída te ajuda e muito em termos de tempo de permanência em seu material. Isso porque, ele motiva o usuário a clicar e seguir assistindo aos seus vídeos, logo passará uma boa experiência, mostrando que se preocupa em abordar assuntos relacionados.
  1. Link do Canal: Quando se cria um canal no Youtube é preciso preocupar-se com esse item. Sabe o endereço de seu canal que se encontra na barra do navegador? Você precisa se certificar de que ele se encontra personalizado, ou seja, configure para que ele leve o nome correto de seu canal, isso fará com que você ganhe pontos no ranqueamento, pois tem um endereço personalizado.
  1. Responda comentários: Todo o espaço que contém conteúdo é importante e indexável, exatamente por isso utilize os comentários a seu favor. Responda tudo, até mesmo aos comentários negativos. Procure sempre resolver o problema dando atenção ao seu usuário. E sempre que possível, utilize termos de busca em suas respostas.

Agora é hora de aplicar! Você já tem em mãos dicas incríveis, não tem mais desculpas para não acertar e aumentar suas conversões utilizando vídeos!

 

06 dicas para melhorar o SEO de seus vídeos

 

Coloco-me à disposição para esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado no decorrer do conteúdo. Use o formulário abaixo para entrar em contato comigo!

Fico por aqui, mas volto em breve com mais novidades para você.

Forte Abraço.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →