Snippets Estruturados no Google Ads

Como funciona a extensão de Snippets estruturados no Google Ads. Se você já anuncia no Google deve saber a importância de se fazer anúncios bem-feitos, para chamar a atenção do usuário que está pesquisando aquele termo, naquele momento. Uma extensão serve para trazer informações adicionais sobre o que você está ofertando, sobre a sua empresa, em seu anúncio. Existem diversos tipos de extensões, inclusive, aqui no Blog, você pode aproveitar um conteúdo especial sobre as extensões de frases de destaque. Recomendo para quem deseja ampliar sua visão sobre como otimizar, criar e chamar a atenção através de frases dos seus anúncios.

snippets estruturados no google ads

Nesse conteúdo, nós vamos falar especialmente dos Snippets Estruturados. Poucas pessoas a conhecem ou sabem utilizá-la, até mesmo pelo nome um tanto quanto complicado, esse tipo de extensão é encarado como algo muito difícil de se trabalhar, o que na verdade não é. Então, eu quero mostrar para você como utilizar da melhor forma possível os Snippets Estruturados, como criar algumas funções, para fazer com que seu anúncio chame mais atenção na hora de uma busca e gere mais cliques e vendas. Se eu não me engano, quando se adiciona extensões no seu anúncio, você tem uma probabilidade maior, de mais 15%, de ter mais cliques. Então, quando você não coloca extensões acaba perdendo cliques para os seus concorrentes que as utilizam. Eu sempre falo que os anúncios precisam ser chamativos para que gerem resultados.

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Acessando Anúncios e Extensões no Google Ads

Quando você entra na sua conta de Google Ads e vai até uma campanha, ao lado esquerdo da tela encontra um menu. É nele que você vai buscar pelo botão “Anúncios e Extensões”. Uma vez encontrado, você verá um sinal “+” na parte superior da tela, geralmente, caracterizado com a cor azul. Ao clicar nesse botão, você poderá criar uma nova extensão ou selecionar o tipo de extensão ao qual quer ver.

Nesse caso, nós vamos falar sobre a extensão de Snippets Estruturados, então selecione-a. Antes de falarmos especificamente sobre o que é, quero que você veja como o anúncio fica ao utilizá-la:Como você pode visualizar, quando se utiliza a extensão de Snippets Estruturados, o anúncio exibe uma espécie de mix de produtos ou serviços do seu negócio. Então, por exemplo, eu coloquei curso de inglês na busca e o anúncio acima me mostrou não só o que eu buscava, como também outros tipos de cursos no mesmo segmento do meu interesse, como curso inglês técnico, inglês para viagem, entre outros. Com esse recurso, você traz mais informações de produtos que seu negócio oferece.

Quando você não utiliza extensões, perde a grande oportunidade de trazer mais informações para o usuário e complementar o seu anúncio, para que no fim chame mais a atenção de quem está pesquisando.

Se tiver dúvidas entre qual extensão escolher, você pode incluir todas elas para que o Google lhe mostre quais vão lhe trazer melhores resultados. Partindo desse ponto é possível jogar com estratégias de otimização para impulsionar ainda mais a conversão.

Como Criar Snippets Estruturados no Google Ads?

Para criar um Snippets Estruturado é bem simples, é só clicar no botão com o sinal de “+” dentro da sua conta no Google Ads e clicar novamente na opção correspondente a extensão desejada. Ao pausar o cursor do mouse sobre Snippets Estruturados, você poderá ver o que ela fará com o seu anúncio. Ou seja, destacar aspectos específicos do seu produto ou serviço.

Em seguida da seleção, você verá uma nova página, onde irá escolher em qual campanha irá aplicar a extensão, se vai utilizar uma existente ou criar uma nova. No nosso caso, o ideal é criar uma nova. O próximo passo então será fazer as determinações e configurações de cabeçalho. Selecione “português” na primeira aba. Selecione o tipo de cabeçalho, se são cursos, marcas, serviços, produtos, enfim, você vai encontrar a especificação que mais se adéqua ao seu negócio e proposta. Como exemplo, eu vou utilizar uma conta de cursos, então, nesse caso, eu vou selecionar “Cursos” no “Tipo de Cabeçalho”.

Na sequência, você terá que preencher os valores. É nesse momento que você escolhe em que deseja ser mais específico, por exemplo: Em Álgebra Linear eu posso colocar “Aulas Presenciais”, em Escrita Criativa: “Aulas Online ao Vivo” e em Estrutura de Dados: Aulas Gratuitas. É importante observar que você pode acrescentar outros valores. Para ver como o seu anúncio irá ficar, tanto nos dispositivos móveis, quanto no Desktop, basta olhar a prévia do Google que, geralmente, fica localizado no canto direito da sua tela.

Para finalizar, depois de preencher cada menu, clique em salvar. Em seguida, aparecerá os outros Snippets Estruturados que você possui nessa campanha, caso tenha criado anteriormente.

Como Otimizar Snippets Estruturados no Google Ads?

Quando você cria um novo Snippets Estruturado, não é preciso pausar outros que estejam em atividade. Você pode criar, assim como faz no anúncio, três modelos para fazer aquele teste A/B. Comparando para entender qual traz mais resultados.

Quando você inclui vários, ou no mínimo 3, é possível deixar os três rodando e aí o próprio Google, depois de quinze dias ou muitos cliques, vai dizer qual deles está trazendo melhores resultados. Então, você consegue alterar os outros dois ou adicionar novos e pausar os antigos com menor desempenho para sempre estar melhorando seus anúncios, suas extensões.

Como Eu Sei Se Uma Extensão Está Ajudando ou Não?

Para saber se uma extensão é boa ou ruim, se o Snippets estruturados que você criou está ajudando ou não, é necessário olhar os resultados que ela está gerando, diretamente nas métricas dentro da sua conta Ads. No próprio menu “Anúncios e Extensões”, onde ficam os Snippets que você criou, vão ser exibidos dados como:

  • Cliques
  • Impressões
  • CTR
  • CPC Médio
  • Custo
  • Conversões
  • Custo/Conv.
  • Taxa de Conversão
  • Valor Conversão.

Fique sempre atento a elas, se estão de acordo com as suas metas. No entanto, é importante ressaltar que não é possível saber se é o Snippets perfeito se ele for o único. Então, sem teste A/B, de fato é impossível descobrir se essa extensão é, realmente, a melhor. Agora, se eu colocasse 3 e deixasse para rodar, uma ia se destacar e aí seria possível ter um retorno mais confiável para otimizar ainda mais as suas campanhas e extensões.

É importante, também, sempre criar versões bem diferentes de Snippets, para depois comparar resultados. E aquele que tiver uma melhor performance, receber o foco de otimização. Simples assim, não tem segredo.

O Que Mais Funcionou Para Mim?

Eu fiz vários testes em 2017, e o que mais funcionou para mim foi, realmente, mostrar os produtos e serviços diferentes, mas utilizando palavras que chamam mais a atenção do usuário. Por exemplo, ao fazer uma pesquisa com o meu público alvo, eu descobri que eles sempre gostam de aprender acordes avançados, campo harmônico e modos gregos. Então, quem é tecladista, quem é músico, gosta desses assuntos. Eu tenho produtos específicos para isso, e uso o espaço do Snippets estruturados para incluir palavras que sei que vão chamar a atenção dos usuários. Porque eles já colocaram na pesquisa que são esses assuntos que mais os interessam, que eles querem aprender mais.

Essa é a importância de você entender muito bem o seu público alvo, pois assim é possível utilizar esse conhecimento ao seu favor nos seus anúncios, no seu marketing como um todo. Então, você pode utilizar estrategicamente os Snippets Estruturados como uma forma de “anúncio”, para chamar ainda mais a atenção do seu público por meio de palavras-chave como as do contexto acima.

Quando você chama mais atenção, consequentemente gera-se mais cliques, desencadeando uma sequência de benefícios. Como o aumento do seu índice de qualidade, maior CTR e um maior volume de conversões. Logicamente que o foco é a conversão, mas o CTR pode lhe dar uma noção de se o Snippets está chamando a atenção ou não. Se tiver menos de 1%, esse é um indicativo de que não está tão bom, e que é necessário arrumar palavras, segmentação, o anúncio.

De qualquer forma, o Snippets pode muito ajudar na atração de cliques e conversões. É supersimples. Eu recomendo que você vá até a sua campanha agora, se não adicionou ainda os Snippets, e faça no mínimo 3. E depois de 14/15 dias, comece a analisar e ver a diferença de um e de outro. Tenho certeza que isso vai atrair mais cliques e conversões e te ajudar nos resultados das suas campanhas no Google.

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