Title Tag Google Imagens – Saiba Tudo Sobre a Atualização

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Sem dúvidas você conhece muito bem o Google Imagens, certo? Super utilizado, assim, como o buscador padrão, o serviço faz parte do dia a dia de milhões de usuários frequentemente.

Com apelo visual sem igual, o recurso da Google torna as buscas mais intuitivas. Especialmente, se o objetivo for encontrar inspirações, passo-à-passos didáticos, entre outros, o que, inevitavelmente, acrescenta um valor imensurável à experiência.

Claramente, a gigante da internet sabe disso, ou melhor, têm ciência do potencial que o Google Fotos possui, especialmente, na atualidade, onde as pessoas, no geral, buscam por experiências mais rápidas, sem perder a relevância.

O sucesso dos conteúdos audiovisuais não nos deixa mentir. Concorda?

O Youtube, por exemplo, detém o segundo lugar quando o assunto é volume de pesquisas, perdendo, é claro, apenas, para o buscador da Google.

Diversas pesquisas apontam que, hoje, as imagens são capazes de satisfazer mais os usuários do que os conteúdos em textos, dependendo da plataforma de acesso, por exemplo.

O Facebook é um desses locais, onde o conteúdo visual vale mais do que mil palavras.

Enfim, fato é que não é de hoje que a gigante da tecnologia dá sinais de que o seu recurso de pesquisa por fotos é sim muito importante. Inclusive, do ponto de vista da qualidade da experiência do usuário.

Um deles é o bem desenvolvido sistema de ranqueamento de imagens. Que também acaba por favorecer sites e blogs que trabalham SEO  nesse aspecto.

Você pode estar pensando…

  • Ok! Disso eu já sabia… Mas, o que esse assunto tem a ver com o título desse conteúdo?

Na verdade, tudo! A mais recente atualização da gigante tem relação direta com o Google Imagens.

Especialmente, sob esse aspecto que estávamos conversando anteriormente. A novidade visa aperfeiçoar, ainda mais, a resposta visual do conteúdo através das imagens.

Quer entender melhor? Então vem com o Mestre do Adwords saiba tudo sobre a atualização do Title Tag Google Imagens.

O que é Title Tag Google Imagens e Como Vai Funcionar?

Como você já sabe, recentemente, foi anunciada uma atualização no Google Imagens. A Title Tag.

Trata-se de uma novidade que visa aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário que utiliza o buscador. O intuito é fazer com que seja possível encontrar respostas relevantes mais fácil e rapidamente através das fotos.

A mudança consiste em algo bastante básico, mas grandiosamente útil. A Google vai incluir títulos em uma espécie de legenda nas fotos de seu buscador.

Em comunicado oficial, a marca diz acreditar que incluir esses dados entorno das imagens, faz com que o retorno das buscas seja mais nítido e útil aos usuários. Auxiliando-os a encontrar uma solução de maneira mais ágil.

Você não se enganou! Realmente, uma atualização de 2017, deu conta de acrescentar tags nas imagens.

No entanto, essa não se trata da mesma notícia. Na época, apenas, fotos de anúncios que se tratavam de receitas ou produtos, receberam tags de suas categorias respectivamente.

Na ocasião, a Google também passou a exibir a URL relacionada à imagem nos resultados. Com o objetivo de ser mais transparente com o usuário em relação as fontes das fotos.

Title Tag Google Imagens – Quais as Vantagens da Mudança?

Talvez, você não tenha conseguido visualizar as vantagens dessa mudança, mas há algumas.

Mesmo que exibir o título do post de cada foto pareça algo muito básico, o acréscimo da informação pode fazer com que o usuário tenha uma melhor visão sobre do que se trata o conteúdo.

E se engana quem pensa que essa visão se restringirá, apenas, à imagem! Na verdade, oferecer mais dados sobre a foto e a origem dela, permitirá que o usuário também consiga discernir se o site da imagem em questão pode oferecer mais conteúdos relevantes relacionados à temática da busca inicial que resultou na exibição da foto.

Nesse ponto, donos de sites e blogs que trabalharem adequadamente o SEO, poderão sair ganhando com a atualização também.

Quer um exemplo de como funcionará?

  • Hoje, se pesquisarmos no Google Imagens a palavra “mesa de jantar”, aparecerão diversas fotos do item nos resultados.
  • Agora, com a inclusão do Title Tag, se refizermos a busca, aparecerão diversas fotos do item, porém com descrições. Esse conteúdo descritivo é o título da publicação que utilizou a imagem exibida.

De imediato, tendo contato com o título, você saberá se aquela imagem é de um site de decoração ou de uma loja móveis, por exemplo.

  • Percebe que, dependendo da intenção da sua pesquisa, essa simples informação adicional pode melhorar admiravelmente a sua experiência?

Se você fizer uma busca para encontrar mais informações sobre o item, ali mesmo, no Google Imagens, será possível encontrar, fazendo com que a sua próxima ação seja mais simples e rápida.

O SEO Vai Ser atingido pela Atualização?

Falamos bastante sobre o SEO ao longo desse conteúdo, mas ainda não conversamos sobre o possível impacto que o Title Tag Google Imagens pode gerar sobre ele.

Bem, ainda não podemos provar com dados e nem dizer exatamente o que mudará, mas muito provavelmente o SEO será atingido sim.

Por isso, é muito importante que você cuide muito bem de suas imagens, especificamente quanto a relação da ilustração com o seu conteúdo e, claro, o título.

Se possível, reanalise os seus materiais com o objetivo de se certificar de que os títulos condizem com o assunto tratado e com as imagens escolhidas.

Esse cuidado prévio lhe ajudará a obter melhores posições nos rankings do Google, logo quando a atualização for completamente implementada.

De acordo com a gigante da internet, a novidade chegará ao Google Imagens em todo o planeta nas próximas semanas. Ela será primeiramente aplicada ao aplicativo e nas pesquisas via mobile.

É isso! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram