O Dia Que Gastei R$ 843,30 No McDonald’s

Hoje, eu quero mostrar para você, na prática, como funcionam algumas técnicas de upsell que podem lhe ajudar a conquistar mais vendas e aumentar o seu faturamento. Só que tudo será de forma diferente, já que para lhe entregar esse material, eu precisei gastar R$843,30 no McDonald’s.

upsell tecnica mcdonalds

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A primeira experiência de upsell no McDonald’s

Para lhe ambientar melhor, preciso lhe contar, antes de qualquer coisa, a experiência que me fez criar esse conteúdo. Tudo começou quando resolvemos ir ao McDonald’s, quando digo resolvemos, estou me referindo à toda a equipe da Blueberry.

Era 1˚ de maio, dia do trabalhador, e a Amanda teve a ideia de levar todo mundo a um dos Fast Foods mais queridos do planeta. Como não havíamos feito nenhuma festa na empresa, acreditamos ser uma ótima ideia. Foi justamente nesse dia que gastamos os R$843,30, exatamente divididos em duas notas, uma com R$294,50 e outra com R$593,80.

Me responda, qual foi a última vez que você viu alguém gastar mais de R$500 reais no McDonald’s? É fato que para ter pago bem menos. A gente acreditou que todo mundo ou ao menos a maioria ia pedir o Big Mac, mas não foi isso que aconteceu. Para lhe mostrar na prática o que fez com que gastássemos bem mais do que o esperado, eu resolvi voltar ao Mc. Dessa vez, preparado para registrar cada passo, que você pode acompanhar a partir de agora.

A Volta ao McDonald’s – O Teste

Já bem próximo ao MC, eu comecei a pensar em como essa técnica que eles aplicam pode mudar e muito os resultados, para melhor. É incrível como algo simples é capaz de impulsionar o volume de vendas e, claro, elevar expressivamente o faturamento. Grave bem isso: Assim que você aprender essas técnicas de marketing, não deixe de aplicar em seu negócio. Eu mesmo apliquei no 2˚ e no 3˚ lançamento do Conversão Extrema, e lhe garanto que fez MUITA diferença. Em média um aumento de 20% no faturamento.

Chegou a hora do teste…

Resolvi entrar com o meu carro no Drive, assim, seria possível gravar todo o processo de maneira mais clara. No atendimento eletrônico, aquele da máquina, seguimos como de costume:

  • Atendente: Olá, Bom Dia. Bem-vindo ao McDonald’s!
  • Eu: Bom dia! Por favor, um Big Mac?
  • Atendente: Sim.
  • Eu: Completo, por favor.
  • Atendente: Ok. Bebida dele vai ser uma Coca?
  • Eu: Um suco de maracujá.
  • Atendente: Ok. Batata grande por R$1 real a mais, rústica ou batata da Copa por R$2,50?
  • Eu: Você tem o Milk Shake?
  • Atendente: O Shake é de Ovomaltine, morango, chocolate ou ouro branco?
  • Eu: Ovomaltine.
  • Atendente: Ficou R$26 reais. Forma de pagamento?
  • Eu: Dinheiro.
  • Atendente: Próxima cabine. Obrigada!

A técnica de marketing se confirmou, exatamente como já suspeitávamos. O McDonald’s usa marketing para conseguir lhe fazer gastar mais, sem que você perceba.

As 2 Técnicas Aplicadas na Venda Direta do McDonald’s

Pode ser que para a maioria das pessoas, as técnicas aplicadas pelo McDonald’s passaram sem muito destaque diante dos olhos. Mas, enquanto eu conversava com a atendente, de maneira despretensiosa, ela aplicava, da melhor forma possível, a técnica de Upsell. Que nada mais é que oferecer um produto e em seguida já sugerir outro para o consumidor. Podendo ser um produto complementar ou não.

Em nossa situação aqui, a atendente me ofereceu a batata rústica, por exemplo, na técnica de Upsell. Isso fez com que o faturamento subisse, assim como a venda do produto. É, claro, que olhando individualmente não parece tanta coisa, já que eu ia gastar R$25 reais em um combo do Big Mac e acabei investindo R$26. Mas, se você for analisar a quantidade de pessoas que consomem diariamente no fast food, vai entender o tamanho da diferença nos resultados.

A segunda técnica aplicada foi a de nunca oferecer o “não” como opção. Perceba que em minha conversa com a atendente, ela jamais me deu a opção de responder com um “não”. Era sempre entre opções como Batata grande ou rústica? Shake de morango ou Ovomaltine? E, assim, eu tinha que responder um dos dois. Pelo menos, é o que meu cérebro acabou entendendo. É interessante, porque ao aplicar essa técnica do “não”, você consegue fazer com que o consumidor tome uma decisão controlada, acreditando que escolheu o que desejava.

Que tal aplicar essas duas sacadas em seu negócio?

Assista ao Vídeo sobre o dia que gastei R$ 843,30 no Mc Donald’s

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Até a próxima.

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